O sonho de muitos casais que sofrem com problemas de infertilidade ou até mesmo de homens e mulheres solteiros que desejam ter filhos pode se tornar realidade graças aos métodos modernos e seguros de reprodução humana assistida. Para atingir esse público, entra em cena o marketing para clínicas de reprodução humana.
Como se trata de um processo bastante delicado e que envolve muitas questões éticas, cada parte da divulgação e do contato com o paciente deve ser pensado com estratégia e responsabilidade. Assim, torna-se possível encantar, captar e fidelizar.
Diferente do marketing focado na venda de um simples produto, por exemplo, é fundamental respeitar as normas de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina, como a de não prometer resultados.
Além disso, as táticas devem ser bem planejadas, pois a jornada do paciente é bastante alongada e requer um trabalho assertivo para transformar os visitantes do seu site em futuros agendamentos.
Quer saber como colocar em prática as estratégias mais indicadas para clínicas de reprodução humana? Continue lendo e confira as dicas da equipe da E-Saúde.
Índice
O poder do inbound no marketing para clínicas de reprodução humana
O inbound marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias que visa atrair e conquistar o público-alvo por meio de conteúdo relevante. Em outras palavras, trata-se de um tipo de atração, no qual o paciente procura a instituição de saúde.
No marketing para clínicas de reprodução humana, o inbound é considerado a técnica mais completa e que apresenta os melhores resultados no ambiente digital.
Diferente do marketing tradicional, no qual a instituição tem que ir atrás do paciente e, justamente, por isso é considerado interruptivo, no inbound, as pessoas consomem conteúdo da instituição até se sentirem confiantes a ponto de permitir que a clínica, laboratório ou hospital se aproxime mais. Aos poucos, isso constrói um relacionamento saudável e interação com a empresa.
Dessa forma, o inbound é capaz de trazer uma série de vantagens para as clínicas de Reprodução Humana. Abaixo, você confere as três principais!
1. Maior proximidade com o paciente
A grande maioria dos pacientes só opta pelo local de realização após meses ou até mesmo anos pesquisando sobre o trabalho de inúmeras clínicas especialistas na área.
Para aumentar as chances de que sua instituição seja a escolhida, a criação de conteúdo relevante que responda às principais dúvidas e medos dos pacientes é a melhor forma de criar uma relação de identificação com seu público.
Com essa maior proximidade, os pacientes passam a ter mais confiança em seu trabalho e podem decidir por contratar os cuidados que você oferece.
2. Mais visibilidade no marketing para clínicas de reprodução humana
O primeiro passo, para criar uma relação de credibilidade com os pacientes, é fazer com que sua clínica seja encontrada nos resultados dos mecanismos de buscas. Afinal, “quem não é visto, não é lembrado”, certo?
Para isso, o inbound marketing utiliza-se de técnicas de SEO, que visam colocar os conteúdos – seja de seu site, blog, landing pages ou outras estratégias – nas primeiras posições das pesquisas para que sua página seja vista por um número cada vez maior de pessoas.
Você pode saber mais sobre ranqueamento no Google neste programa de podcast que gravamos.
3. Oportunidade de se tornar autoridade na área
À medida que o inbound marketing trabalha conteúdos completos, confiáveis e bem escritos, o paciente passa a ver sua instituição como uma “autoridade” sempre que quiser esclarecer uma dúvida.
Provavelmente, irá buscar por uma explicação publicada em seu site ou blog. Dessa forma, o marketing para clínicas de reprodução humana aumenta as chances de que novas pessoas agendem uma avaliação na busca pelo sonho de ter um filho.
Ideias de conteúdos para abordar
Não faltam opções de assuntos para abordar no marketing para clínicas de reprodução humana. Foque em informar o seu público com qualidade, solucionando dúvidas e também mostrando os diferenciais da sua instituição. Por exemplo:
-
- explique as principais causas para a infertilidade;
- mostre como são realizados os procedimentos de reprodução assistida;
- entreviste um médico especialista (o que promove ainda mais autoridade);
- desmistifique crenças comuns;
- ofereça dicas de bons hábitos para quem quer ter um filho;
- mantenha as pessoas atualizadas com as novidades da área.
Você também não precisa ficar restrito ao texto. Aposte ainda em vídeos, infográficos e podcasts, por exemplo. O importante é se manter na mente daquela pessoa que pode se tornar um paciente.
Como começar a investir nas estratégias de marketing para clínicas de reprodução humana?
Antes de tudo, é preciso ter em mente quais resultados você deseja alcançar com o marketing para clínicas de reprodução humana. Cada estratégia possui um objetivo específico, que pode ser potencializado com as técnicas certas.
Por exemplo, a criação de um site – preferencialmente responsivo para dispositivos móveis – deve ser o passo inicial para sua jornada no cenário digital. Dentro da página, você pode criar uma página de blog a ser alimentada periodicamente com conteúdos interessantes, como mencionamos anteriormente.
Utilizar as redes sociais também é uma excelente forma de obter os benefícios do inbound marketing. Nestes canais, sobretudo Instagram e Facebook, é preciso criar postagens inéditas, atrativas e que falem a mesma linguagem dos pacientes, além de interagir com os usuários, a fim de estreitar ainda mais a relação com possíveis pacientes.
São muitos detalhes, mas você não precisa fazer tudo sozinho. Busque a ajuda de uma agência especializada em marketing médico, como a E-Saúde. Temos mais de 15 anos de experiência e um de nossos cases é a Fecondare, uma clínica de reprodução humana de Florianópolis (SC).
Com um marketing assertivo, o site da instituição já alcançou mais de 4,1 milhões de usuários, sendo que 86% foi pelo bom ranqueamento no Google.
Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo e também venha conferir nossos conteúdos nas redes sociais, no Instagram, TikTok, Youtube e Spotify.