3 principais vantagens do marketing para clínicas de Reprodução Humana

3 principais vantagens do marketing para clínicas de Reprodução Humana

Publicado em: 19/12/2019

O sonho de muitos casais que sofrem com problemas de infertilidade ou até mesmo de homens e mulheres solteiros que desejam ter filhos pode se tornar realidade graças aos métodos modernos e seguros de reprodução humana assistida. Como se trata de um processo bastante delicado e que envolve muitas questões, o marketing para clínicas de Reprodução Humana é um aliado importante para que essas instituições de saúde consigam encantar, captar e fidelizar os pacientes.

Justamente por se tratar de um processo delicado, é natural que a busca pela melhor técnica e local de realização do procedimento comece na internet. Contudo, diferente do marketing focado na venda de um simples produto, por exemplo, o marketing para clínicas de Reprodução Humana precisa respeitar as regras de publicidade do Conselho Federal de Medicina e ser muito bem planejado, afinal a jornada de compra é bastante alongada e requer um trabalho assertivo para transformar visitantes do seu site em futuros pacientes.

Se você ainda duvida do poder do marketing para clínicas de Reprodução Humana continue a leitura e descubra 3 vantagens que a estratégia pode trazer para sua instituição!

O poder do inbound marketing

O inbound marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias que visa atrair e conquistar o público-alvo por meio de conteúdo relevante. Em outras palavras, trata-se do marketing de atração, no qual o paciente procura a instituição de saúde. Para clínicas de Reprodução Humana, o inbound é considerado a estratégia mais completa e que apresenta os melhores resultados no ambiente digital.

Diferente do marketing tradicional – no qual a instituição tem que ir atrás do paciente e, justamente, por isso é considerado interruptivo – no inbound marketing, os pacientes consomem conteúdo da instituição até se sentirem confiantes a ponto de permitir que a clínica, laboratório ou hospital se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que pode resultar em um novo paciente.

Dessa forma, o inbound marketing é capaz de trazer uma série de vantagens para as clínicas de Reprodução Humana. Abaixo, você confere as 3 principais!

Maior proximidade com o paciente

A grande maioria dos pacientes só opta pelo local de realização após meses ou até mesmo anos pesquisando sobre o trabalho de inúmeras clínicas especialistas na área. Para aumentar as chances de que sua clínica seja escolhida, a criação de conteúdo relevante que responda às principais dúvidas e medos dos pacientes é a melhor forma de criar uma relação de identificação entre seu público e sua clínica. Com essa maior proximidade, os pacientes passam a ter mais confiança em seu trabalho e lá na frente podem optar por sua clínica.

Maior visibilidade para a clínica

O primeiro passo, para criar uma relação de confiança com os pacientes, é fazer com que sua clínica seja encontrada nos resultados dos mecanismos de buscas, afinal “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Para isso, o inbound marketing utiliza-se de técnicas de SEO que visam colocar os conteúdos – seja de seu site, blog, landing pages ou outras estratégias – nas primeiras posições das pesquisas para que sua clínica seja vista por um número cada vez maior de pessoas.

Oportunidade de se tornar autoridade na área

À medida que o inbound marketing trabalha conteúdos completos, confiáveis e bem escritos, o paciente passa a confiar cada vez mais em sua clínica e sempre que quiser esclarecer uma dúvida, provavelmente irá buscar por um conteúdo publicado em seu site ou blog. Dessa forma, sua clínica pode passar a ser vista como uma autoridade na área, o que aumenta as chances de que novos pacientes escolham sua instituição para realizar o sonho de ter um filho.

Como começar a investir em marketing?

Antes de tudo, é preciso ter em mente quais resultados você deseja alcançar com o marketing para clínicas de Reprodução Humana. Cada estratégia possui um objetivo específico que pode ser potencializado quando trabalham em conjunto. Por exemplo, a criação de um site – preferencialmente responsivo – deve ser o passo inicial para sua jornada no cenário digital.

Dentro do seu site, você pode criar uma página de blog que deve ser alimentada periodicamente com conteúdos relevantes para educar seus pacientes. Vale lembrar que para que seus conteúdos sejam bem ranqueados nos resultados de busca é importante trabalhar com técnicas de SEO.

Utilizar as redes sociais também é uma excelente forma de obter os benefícios do inbound marketing. Nestes canais – sobretudo Instagram e Facebook – é preciso criar conteúdos inéditos, atrativos e que falem a mesma linguagem dos pacientes, além de interagir com os usuários a fim de que você possa estreitar ainda mais a relação com possíveis pacientes.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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