SEO para blog: melhore o posicionamento do seu site no Google

SEO para blog: melhore o posicionamento do seu site no Google

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 20/11/2023

Aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa no Google faz com que as chances de um usuário clicar no link do seu site aumentar. No entanto, para que isso seja possível, é preciso aplicar algumas técnicas e uma delas é o SEO para blog.

Trata-se de táticas do marketing digital para atender às exigências do Search Engine Optimization (SEO) ou, em português, “otimização para motores de busca”, que é o sistema do Google para ranquear as páginas indexadas, de acordo com a relevância delas em cada busca feita pelos usuários.

Quer entender mais sobre esse assunto e o porquê de trabalhar tal conduta no seu blog? Continue lendo que vamos explicar os detalhes!

O que é SEO para blog?

O SEO é uma técnica eficaz para aumentar o tráfego de visitas do seu site. Também chamado de SEO On Page, essa ação consiste em melhorar o desempenho de um site, a partir dos mecanismos de busca.

Isso é feito por meio de aprimoramentos no conteúdo e código de um site, para que seja melhor encontrado na lista que os buscadores sugerem. Assim, os algoritmos são capazes de deixar a sua página mais próxima do topo.

Uma das bases para isso acontecer é o uso de palavras-chave, que são os termos mais comuns pesquisados pelas pessoas que procuram o seu atendimento. Por exemplo: caso você seja um especialista em endocrinologia e atenda em Florianópolis, uma palavra essencial seria, basicamente, “endocrinologista em Florianópolis”.

O mesmo acontece com os conteúdos publicados no blog, quando é interessante produzir textos, vídeos ou outros materiais multimídias de acordo com o que o público pesquisa. Portanto, caso você veja que as pessoas estão interessadas em cuidados para controlar a diabetes, faça um artigo sobre isso.

Esses alinhamentos com o marketing digital são importantes porque os dados comprovam a preferência pelos primeiros links mostrados nos resultados. Um estudo da Backlinko – companhia internacional de treinamento em SEO – deixa isso claro ao mostrar que o primeiro link da lista de resultados recebe cerca de 27% dos cliques. Já o segundo, 18%, e o terceiro, 10%.

Você pode ampliar os seus conhecimentos nessa área com o webinar que realizamos a respeito do ranqueamento no Google. Assista aqui.

A importância do blog para a área da saúde

Agora, você deve estar se perguntando: o blog ainda é usado? Isso não ficou parado nos primeiros anos da década de 2000? Saiba que sim, os blogs são importantes e utilizados, mas com características diferentes, que fogem do aspecto de “diário pessoal” dos seus primeiros anos de existência.

No caso do marketing para a área da saúde, é um diferencial fundamental para aumentar a visibilidade da instituição ou trabalho autônomo. Isso porque é nos conteúdos que serão publicados no blog (associado ao site profissional) que os possíveis futuros pacientes entenderão mais sobre as suas condições de saúde e como eles precisam se consultar com você para ter mais bem-estar.

É o que chamamos de “jornada do paciente”, que possui o objetivo de fazer com que a pessoa entenda que está com um problema, que é preciso cuidar dele e que você tem a competência para auxiliar nesses cuidados. Assim, quando o conteúdo for relevante, de qualidade e atende as perguntas do usuário, maiores serão as chances de que um agendamento seja feito.

Vale ressaltar que, de acordo com uma pesquisa da consultoria Minuto Saudável, 94% dos brasileiros procuram informações sobre saúde na Internet. Portanto, quando o blog agrega valor ao serviço oferecido pelo profissional ou instituições, há a chance de deslanchar em comparação com os concorrentes

Todavia, é importante seguir algumas boas ações para ter o sucesso esperado. Veja abaixo quais são elas.

Regras básicas de SEO para blog

Como vimos, o bom ranqueamento por meio do SEO facilita a visitação de cada vez mais usuários para dentro do seu site. Alguns itens específicos são fundamentais para serem otimizados, como os que listamos a seguir.

Título

O título é a primeira informação sobre um artigo para blog. É ele que possui o resumo daquele assunto, assim como é o contato inicial do leitor com o conteúdo. Assim sendo, se a frase for ruim, a primeira impressão também será negativa.

Também é necessário saber que ele se diferencia ao ser usado no blog e ao ser publicado pelo Google. Dessa forma, o título para blog e redes sociais tem a função de atrair o leitor, por meio de um apelo emocional. Já os voltados para o SEO precisam explorar resumidamente sobre o benefício que aquele assunto oferece.

Deixar o texto “respirar”

Para o texto não ficar extenso e cansativo, o ideal é dividi-lo em tópicos e subtópicos. Nesse caso, é importante tentar usar a palavra-chave neles, mas de maneira que não fique algo artificial e “forçado”. Com isso, você categoriza o conteúdo justamente para que os mecanismos de busca reconheçam as palavras-chave.

Palavra-chave é a alma do SEO para blog

A escolha da palavra-chave é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO. Essa decisão pode ser feita baseada em pesquisas em alguns sites importantes, como Google Trends, Google Keyword Planner e Sem Rush. Assim, é possível identificar o volume de buscas mensais e suas variações ao longo do tempo, a fim de escolher um tema relevante.

Para uma busca otimizada, a palavra-chave deve estar:

  • no primeiro parágrafo;
  • preferencialmente em negrito;
  • no primeiro subtítulo;
  • nos primeiros 100 caracteres do texto;
  • no início da meta descrição.

Confira como trabalhamos essas estratégias com o nosso cliente Fecondare e, assim, obtivemos várias conquistas interessantes. Veja o relato na live abaixo:

3 maneiras de se destacar em meio aos outros sites

Os especialistas em marketing digital destacam algumas práticas que devem ser observadas para que seu site ganhe notoriedade e apareça bem colocado nas buscas, como a relevância do conteúdo, autoridade e arquitetura. Entenda mais a seguir.

Conteúdo

O seu site precisa ser facilmente interpretado ao ser acessado. Por isso, o algoritmo do Google irá avaliar se o que está sendo registrado responde aos questionamentos de quem buscou por determinado assunto.

Dessa maneira, é fundamental manter um conteúdo original, relacionado a temas da sua área, bem estruturado com palavras-chave organizadas e atualizado com frequência.

Assim sendo, o buscador entende que seu site se integra com o público-alvo, além de oferecer diferenciais específicos para essa comunicação.

Leia também: saiba como melhorar os problemas do site da sua clínica

Autoridade

Não basta estar uma lista de links para ser escolhido, é preciso ter autoridade e ela é conquistada por meio de recomendações. Dessa forma, quando o seu material é indicado, promove uma importância ainda maior do que ter apenas o seu link publicado, por exemplo.

Isso acontece quando um artigo ou página do seu site é tão interessante e bem acessado que outras pessoas falam a respeito e recomendam o que está sendo dito. Esse fator importantíssimo também acontece com os posts dentro do blog, além dos vídeos de tutoriais e a própria qualidade daquele conteúdo acerca de determinado assunto.

Arquitetura

Outro fator importante é que o seu site deve ser responsivo, ou seja, funcionar na totalidade dos computadores e também nos dispositivos móveis. Por isso, mantenha a página organizada, evite a duplicidade de conteúdo e observe a persistência de apresentação de erros, como aqueles avisos de links não encontrados.

Os detalhes de arquitetura de sites são otimizados pelos programadores. Então, obter um site construído por uma equipe que entenda sobre marketing digital é fundamental para aumentar as chances do mesmo ser bem colocado, já que será planejado de acordo com as estratégias de SEO.

Entenda mais sobre essa construção adequada de sites com o programa de podcast em que conversamos com especialistas sobre o assunto. Escute aqui.

O SEO para blog funciona para quem é da área da saúde?

Sim! O marketing digital aplicado na área da saúde usa as ferramentas e estratégias específicas para informar os pacientes e aproximá-los do médico.

Por meio de um site constantemente atualizado, com o trabalho de SEO para blog e que informa sobre tratamentos, procedimentos e novidades da área médica, será possível criar e aumentar a credibilidade. Isso serve tanto para o Google, que analisa seu conteúdo, quanto para os futuros pacientes, que buscam um profissional que inspire confiança.

Ficou interessado em aprender mais sobre esse tema, solucionar dúvidas e saber como a E-Saúde pode ajudar você a conquistar pacientes por meio de todas as técnicas que citamos? Entre em contato e vamos conversar!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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