Artigo

SEO: Saiba como melhorar o posicionamento do seu site no Google

Publicado em 29.06.2018

SEO: Saiba como melhorar o posicionamento do seu site no Google

SEO para blog: se você está envolvido com as técnicas de marketing digital, provavelmente, já deve ter ouvido falar neste termo. Chamamos de SEO (Search Engine Optimization), uma ação do marketing digital indispensável para a otimização dos mecanismos de busca do seu site.

Mas, caso você não entenda muito bem ainda o que essa técnica abrange, ou está interessado em buscar as melhores dicas para aplicá-la, não deixe de ler o artigo a seguir, que explica resumidamente os itens necessários para compreender o SEO para blog.

Que tal descobrir em poucos minutos como gerar mais acessos para o seu site e, consequentemente, aumentar o seu retorno financeiro?

O que é SEO para blog?

SEO é uma técnica muito eficaz para aumentar o tráfego de visitas do seu site. Também chamado de SEO On Page, essa ação consiste em melhorar o desempenho de um blog, a partir dos mecanismos de busca.

Isso é feito por meio de aprimoramentos no conteúdo e código de um site, para que seja melhor encontrado dentre a lista que os buscadores sugerem. Assim, os algoritmos são capazes de deixar o seu site mais próximo do topo.

Primeiro passo: criar um blog

O primeiro passo para que o SEO funcione, é criar um blog para o seu site. Isso é fundamental para que o conteúdo nele apresentado seja responsável por informar às pessoas que procurem por informações no Google.

A importância do blog para a área da saúde

No caso do marketing para a área da saúde, esse é um diferencial fundamental para aumentar a visibilidade da clínica dentro da internet.

A preocupação com a saúde é um requisito no qual as pessoas passam a se informar, frequentemente, sobre diversos assuntos relacionados à área da saúde.

Assim, se o conteúdo for relevante, de qualidade e que atende às perguntas do usuário, maiores serão as chances de que uma agendamento seja direcionado àquela clínica ou espaço médico.

Além disso, o blog agrega valor ao serviço oferecido pelo profissional e as instituições, o que permite que haja um deslanche no mercado. Da mesma maneira, como poucos médicos usufruem do blog, os poucos que o especializam dessa técnica, acabam deslanchando nas pesquisas de busca.

Assim, o conteúdo produzido por meio dos artigos devem ser de qualidade, além de se enquadrar em determinadas regras básicas para que o SEO funcione. Mas que regras são essas?

Regras básicas de SEO para aplicar agora mesmo

Como vimos, o bom ranqueamento por meio do SEO facilita a visitação de cada vez mais usuários para dentro do seu site. Alguns itens específicos são fundamentais para serem otimizados por meio do SEO, como os que listamos a seguir.

Título

O título é a primeira informação sobre um artigo para blog. Por isso, é nele que contém o resumo daquele assunto, assim como apresenta o primeiro contato do leitor com o conteúdo. Assim sendo, se o título for ruim, a primeira impressão também será ruim.

O título também se diferencia ao ser usado no blog e ao ser utilizado pelo Google. Dessa forma, o título para blog e redes sociais tem a função de atrair o leitor, por meio de um apelo emocional. Já os títulos voltados para o SEO precisam explorar resumidamente sobre o benefício que aquele assunto oferece.

Deixar o texto “respirar”

Para o texto não ficar extenso e cansativo, o ideal é dividi-lo em tópicos. Nesse caso, é importante tentar usar a palavra-chave nos tópicos e subtópicos.

É fundamental categorizar o conteúdo justamente para que os mecanismos de busca reconheçam as palavras-chave.

Palavra-chave

A escolha da palavra-chave é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO. Dessa forma, essa escolha pode ser feita baseada em pesquisas em alguns sites importantes, como Google Trends e Google Keyword Planner. Assim, é possível identificar o volume de buscas mensais e suas variações ao longo do tempo, para escolher um tema relevante. Para uma busca otimizada, a palavra-chave deve estar:

  • no primeiro parágrafo;
  • preferencialmente em negrito;
  • no primeiro subtítulo;
  • nos primeiros 100 caracteres do texto;
  • no início da meta-descrição.

Um pouco da história do Google

Para falarmos de SEO para blog, é preciso incitar a história do maior buscador do mundo. Atualmente, o Google é uma empresa multinacional de serviços online, porém quando foi desenvolvida, ainda era um motor de busca de conteúdos na internet.

Quando foi criado, o objetivo dos fundadores do site mais visitado do mundo era organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.

Dessa forma, foi em meados dos anos 2000 que o Google passou a colocar em prática sua missão e entregar os resultados para as buscas que eram realizadas. Da mesma maneira, outros sites semelhantes existiam, e ainda hoje funcionam, mas nenhum deles tinha o poder de alcance que o gigante americano conquistou.

E como o Google foi se aprimorando nesse sentido?

O trabalho realizado pelo Google para entregar resultados é aprimorado com frequência. No início, para que um site fosse, era preciso considerar algumas palavras-chave e um amontoado de links.

Nesse contexto, isso ainda era algo suficiente, porém, a qualidade dos conteúdos não era avaliada, e muitas vezes, a pessoa que buscava informações não recebia exatamente o que queria.

Por isso, com o passar dos anos, o que realmente passou a importar foi o conteúdo que os sites possuem e a forma como são criados, para devidamente recomendados pelo buscador.

O Google sabe que se for capaz de entregar os melhores resultados, evitando que a pessoa busque por muito tempo, seus negócios continuarão crescendo e os anunciantes, permanecerão investindo. Inclusive, uma das funções importantes se destinam a funcionários da empresa que fazem a leitura de todos conteúdos e avaliam a experiência de navegação do site.

Dessa maneira, com base nisso e em outros fatores, a efetivação e classificação do seu site, assim como o ranqueamento em meio aos milhares de sites existentes será identificada com maior eficácia.

3 maneiras de se destacar em meio aos outros sites

Os especialistas em marketing digital destacam algumas práticas que devem ser observadas para que seu site ganhe notoriedade e apareça bem colocado nas buscas. Confira as principais ações de SEO para ganhar pontos com o Google: conteúdo, autoridade e arquitetura.

Conteúdo

Seu site precisa ser facilmente interpretado ao ser acessado. Por isso, a leitura do Google irá avaliar se o que está sendo registrado responde aos questionamentos de quem buscou por determinado assunto.

Dessa maneira, é fundamental manter um conteúdo original, relacionado a temas da sua área, bem estruturado com palavras-chave organizadas e atualizado com frequência.

Assim sendo, o buscador entende que seu site se integra com o público-alvo, além de oferecer diferenciais específicos para essa comunicação.

Autoridade

Se antes bastava ter uma lista de links para ser escolhido, agora a autoridade na internet é conquistada por meio de recomendações. Dessa forma, quando o seu conteúdo é indicado, aprimora uma importância ainda maior do que ter apenas o seu link publicado, por exemplo.

Isso acontece quando um artigo ou página do seu site é tão interessante e bem acessado que outras pessoas falam a respeito e recomendam o que está sendo dito. Esse fator importantíssimo também acontece com os artigos dentro do blog, além dos vídeos de tutoriais e a própria qualidade daquele conteúdo acerca de determinado assunto.

Arquitetura

Outro fator importante é que o seu site deve ser responsivo, ou seja, funcionar na totalidade dos computadores e também nos dispositivos móveis. Por isso, mantenha a página organizada; evite a duplicidade de conteúdo e observe à persistência de apresentação de erros, como aqueles avisos de conteúdo não encontrado.

Os detalhes de arquitetura de sites são organizados pelos programadores. Por isso, obter um site construído por uma equipe que entenda sobre marketing digital é fundamental para aumentar as chances do mesmo ser bem colocado, já que será planejado de acordo com as estratégias de SEO.

E isso funciona para quem é da área da saúde?

O marketing digital aplicado na área da saúde usa as ferramentas e estratégias específicas para informar os pacientes e aproximá-los do médico.

Por isso, por meio de um site constantemente atualizado, que discute e informa sobre tratamentos, procedimentos e novidades da área médica será possível criar e aumentar a credibilidade. Isso serve tanto para o Google, que analisa seu conteúdo, quanto para os futuros pacientes, que buscam um profissional que inspire confiança.

Ficou interessado em saber mais sobre como as ferramentas de marketing digital podem auxiliar no crescimento da sua clínica ou reconhecimento do seu trabalho? Entre em contato com a nossa equipe e descubra um plano personalizado para sua necessidade.

Estratégia de e-mail marketing: as mudanças que a E-saúde realizou e renderam resultados

Artigo

Estratégia de e-mail marketing: as mudanças que a E-saúde realizou e renderam resultados

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde

E-book

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde

Receba nosso conteúdo VIP