Facebook Pixel O que é persona e como definir uma para minha clínica? - E-saúde

Artigo

O que é persona e como definir uma para minha clínica?

Publicado em 26.10.2016

O que é persona e como definir uma para minha clínica?

Em uma clínica médica, é comum que se invista em marketing médico para ter mais visibilidade e reconhecimento do seu estabelecimento de saúde. Para isso, utiliza-se do marketing de conteúdo para guiar o paciente até o seu consultório e oferecer um atendimento de qualidade, a fim de sanar as suas necessidades. Entretanto, para isso, necessita-se saber o que é persona, isto é, o perfil do seu paciente. Acompanhe mais detalhes sobre a definição de persona e a relação com a clínica médica no artigo de hoje.

O que é persona?

Personas são personagens fictícios, genéricos, que abrangem as várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento observados entre os seus pacientes reais e potenciais. Esse processo ajuda a entender melhor seu público.

Ao conhecer os problemas que seus pacientes enfrentam, você pode produzir conteúdo para o seu público de forma que encontrem informações valiosas. Não só isso, a partir do momento em que você conhece a identidade do seu paciente, é mais fácil atraí-lo, a fim de que perceba que sua clínica é o melhor caminho para resolver a queixa dele.

Como criar a persona?

Em primeiro lugar, para a criação de persona, você deve ter o conhecimento sobre detalhes de comportamentos e características de seus pacientes, entendendo, inclusive:

  • a faixa etária;
  • principais reclamações;
  • histórico;
  • o que procuram;
  • onde trabalham.

E demais informações que possam agregar à construção de um perfil – a futura persona – que seja o seu paciente ideal. Para isso, será necessário realizar pesquisas.

Por exemplo, você sabe onde seus pacientes gostam de passar o tempo online? Ou como encontrariam sua clínica? Quais redes sociais normalmente usam para se conectar com a família, amigos e colegas de trabalho? Esse tipo de pesquisa ajuda a monitorar o comportamento e direcionar melhor o conteúdo da sua clínica, além de conseguir promovê-lo nos lugares que seus pacientes potenciais estão mais propensos a encontrar.

Se uma das suas personas tende a gastar mais tempo no Facebook comparada a outra que prefere e-mail, você vai saber que tipo de conteúdo precisa estar em cada lugar. Os leads (potenciais pacientes, neste caso) que pretende alcançar são mais propensos a reagir ao conteúdo que lhes interessa se o conteúdo é encontrado nos canais que já frequentam.

Até agora, suas personas têm ajudado a identificar o que lhes interessa, quais tópicos de conteúdo preferem, e onde encontrá-los. O que tudo isso significa exatamente? Indica que você vai ser capaz de projetar o marketing médico para as pessoas certas nos lugares perfeitos, ou seja, uma oportunidade poderosa para gerar leads com mais qualidade.

Fazer uma conexão pessoal através de e-mail marketing e dirigir suas mensagens de uma forma mais personalizada também permite construir programas de nutrição de leads destinados a diferentes personas e melhorar a qualidade de lead para sua clínica, gerando um fluxo de novos pacientes crescente, ou ainda, fidelizando seus atuais pacientes.

O que é a jornada do paciente?

Comumente reconhecida, em outros segmentos, como jornada do cliente ou funil de vendas, o conceito é valioso para você construir sua persona e dar a devida importância ao tema – perfeitamente aplicável no contexto das clínicas. A jornada do paciente indica o ciclo de interesse do paciente, passando por um momento de atração, nutrição e relacionamento, até que ele esteja preparado para marcar uma consulta no seu consultório, por exemplo. Para cada parte da jornada, o conteúdo e relacionamento devem ser segmentados e muito informativos.

O cuidado com a ética

E claro, nunca se esqueça de seguir as normativas do Conselho Federal de Medicina ou de sua profissão quanto à publicidade ética. Podemos dizer que, sim, é possível, ter resultado seguindo todas as orientações.

Se você gostou de saber o que é persona e sua importância no funcionamento da clínica médica, curta a nossa página do Facebook e fique atualizado sobre esse assunto. 😉

Novidades no Google: muda a entrega de resultado para mobile

Artigo

Novidades no Google: muda a entrega de resultado para mobile

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP