Artigo

Marketing Médico: como elaborar uma estratégia nas redes sociais

Publicado em 26.09.2016

Marketing Médico: como elaborar uma estratégia nas redes sociais

Não é difícil entender o porquê do marketing médico ter conquistado cada vez mais relevância. Hoje, independente do segmento de atuação, todos precisam encontrar uma forma de chamar a atenção do seu público de interesse.

Os médicos podem — e devem — empregar os recursos da área de marketing, mas não podem se descuidar, afinal, é necessário respeitar as premissas do código de ética e das legislações que envolvem a atividade.

Quer saber como montar uma boa estratégia nas redes sociais no contexto do marketing médico? Veja as dicas que selecionamos para o nosso post de hoje, específicas para quem deseja aproximar-se do público presente nas redes sociais.

1. Identifique a audiência

Saber com quem falar é o primeiro passo para chegar a um plano de marketing bem-sucedido, principalmente quando o objetivo é garantir sua presença nas redes sociais. A internet exige abordagens personalizadas, mas não temos como fazer isso da maneira adequada sem conhecer a audiência.

Em um primeiro momento, não precisamos de estratégias muito sofisticadas para identificar o público. Para os médicos, a melhor saída para reunir as informações necessárias é analisar a lista de pacientes, procurando dividi-los em alguns grupos. Pode ser a partir de dados simples, como idade, gênero, classe social, principais dúvidas, dentre outros.

2. Localize seu público

Identificado o público, é hora de tentar entender seus hábitos de consumo na internet. Parece óbvio, mas quem não tem muita experiência nessa área, muitas vezes, deixa isso de lado. Em qualquer estratégia é importante ter foco e direcionar bem as ações para não desperdiçar esforços. Se tenho como público prioritário determinado grupo de pessoas, preciso abordá-las nos canais adequados.

Para fazer isso, uma boa dica é realizar pesquisas nos próprios canais digitais, que são uma valiosa fonte de informações.

3. Conheça as preferências dos pacientes

Depois de saber quem é o público e por onde ele trafega nas redes sociais, é hora de desenvolver a melhor abordagem da sua estratégia nas redes sociais. Para adotar o “tom” adequado nas mensagens é preciso avaliar o comportamento da audiência, entender o que ela busca quando está navegando pela internet.

Fica a dica: ajuda bastante visitar blogs, sites e fóruns para ver o tipo de demanda apresentada pelo público. Quais são as principais dúvidas? Quais assuntos mais lhe interessam?

4. Defina seus objetivos

Como em qualquer área, não temos como ter uma boa estratégia de marketing médico sem definir os objetivos da ação. Essa decisão deve levar em conta onde você quer chegar. Quer aumentar o número de pacientes? Priorizar o atendimento de um tipo específico de público? Fidelizar seus pacientes atuais?

Como se pode perceber, é extensa a lista de objetivos que se pode alcançar com o emprego dos recursos de marketing na sua atividade, mas é fundamental indicá-los corretamente, porque é a partir daí que será definida a melhor estratégia de atuação.

Fique atento: para assegurar que esse trabalho seja feito de forma profissional de estratégia nas redes sociais, o mais adequado é contar com a ajuda de uma empresa especializada, capacitada para avaliar e executar a melhor estratégia de marketing digital na área médica.

Interessado em conhecer mais sobre marketing médico? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

5 Dicas práticas para a construção da credibilidade do médico no meio digital

Artigo

5 Dicas práticas para a construção da credibilidade do médico no meio digital

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

E-book

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

Receba nosso conteúdo VIP