Quando o assunto é marketing no meio médico, não faltam estratégias que visam ampliar sua presença no mercado, além de outros objetivos. Por exemplo, tornar a instituição uma referência no mercado, atrair mais pacientes, fidelizá-los e construir um reconhecimento de assistência humanizada.
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Para que tudo isso se torne realidade, é preciso “colocar a mão na massa”. Porém, sabemos que é comum surgirem várias dúvidas e alguns gestores podem ficar confusos sobre qual o ponto de partida do trabalho de marketing. É o seu caso?
Preparamos este material para ajudar! Veja a seguir 6 pontos que não podem ficar de fora das suas estratégias e o porquê deles serem tão importantes.
De início, conheça seu público
Antes de começarmos com as dicas de marketing para ampliar sua presença no mercado, é preciso entender quem são seus pacientes (os que você já tem ou pretende ter). Isso envolve conhecer diversos aspectos, como condições socioeconômicas, faixa etária, gênero, uso ou não de convênios médicos, quais os principais exames que realizam e as queixas mais comuns relacionadas à saúde.
A partir desses dados, você irá criar a persona, que é a descrição de uma pessoa fictícia que mais se assemelha a quem busca sua clínica ou laboratório. Todas as suas ações de marketing deverão se adequar às necessidades e desejos desse tipo de indivíduo.
Você deve estar se perguntando: como chegar a esse resultado de público-alvo? Com muitas pesquisas! Assim como com a tradicional observação no dia a dia, encaminhe formulários por e-mail ou mensagens aos pacientes que aceitarem recebê-los, a fim de entender quem eles são.
6 estratégias essenciais para ampliar sua presença no mercado
Tanto no meio online quanto no offline existem táticas que irão beneficiar suas ações de marketing. Continue lendo para conhecer quais são elas.
1. Tenha uma identidade visual marcante
O primeiro passo é criar a identidade visual, ou seja, aquilo que irá lembrar a marca do seu laboratório ou clínica, como logotipo, tipografia, cores, banners, materiais de papelaria, itens para fachada e muito mais.
Tudo isso deve ser pensado com bastante atenção, conforme as mensagens que você quer transmitir. Por exemplo, sofisticação, humanização, acessibilidade e outras características.
2. Estratégias de marketing precisam de inserção no mundo online
Sua empresa ainda não tem um site e redes sociais? Então, está na hora de criá-los! É essencial, se quiser ampliar sua presença no mercado, estar presente no meio online para que os pacientes possam conhecer a instituição ou se lembrar dela quando precisarem de exames.
Na web, você também precisa usar sua identidade visual, apresentar as informações relevantes (contato, endereço, horários de funcionamento, testes realizados etc), publicar conteúdos interessantes e ter formas para que a pessoa possa agendar um atendimento facilmente.
Leia também: Primeiros passos para começar a investir em marketing digital na saúde
3. Invista em marketing de conteúdo
Como já falamos de se inserir nas redes sociais e criar um site, saiba que nessas páginas você pode investir em marketing de conteúdo. Isso significa criar textos, vídeos, infográficos, interações e o que mais sua criatividade permitir para “conversar” com o paciente.
Motive-se por este dado: 94,4% dos brasileiros procuram informações de saúde na Internet, segundo um levantamento da consultoria Minuto Saudável.
Portanto, aposte em divulgar dicas de bem-estar, cuidados diários, orientações para os momentos dos exames e outros assuntos que mostram que seu laboratório preza pelos cuidados com o paciente, mesmo quando ele não está fisicamente na instituição.
Em meio a isso, é possível usar técnicas de inbound marketing. Basicamente, tratam-se das maneiras de ordenar os conteúdos para guiar o paciente desde o conhecimento da necessidade de usufruir dos seus cuidados até a marcação de um horário.
Por exemplo, tudo começa com apresentar à pessoa um conteúdo sobre a importância de fazer exames de sangue todos os anos. Depois, guiá-la por materiais mais específicos até chegar o momento de mostrar que seu laboratório possui diferenciais para atendê-la com maior qualidade.
Você pode se aprofundar mais sobre o assunto em nosso curso sobre inbound marketing. Clique aqui para conferir.
4. Anúncios são importantes
Os conteúdos que você irá publicar no Instagram, Facebook e outras mídias podem ser acessados de forma orgânica, ou seja, por meio dos seus perfis ou aparecendo no feed dos usuários.
No entanto, com a criação de anúncios online, é possível fazer com que os materiais cheguem com maior assertividade aos usuários que se adequam às características da sua persona e possuem maior probabilidade de escolherem seu laboratório.
Além das redes sociais, esses anúncios também podem ser feitos no Google, a fim de que o seu site esteja entre os primeiros links a aparecer após uma pesquisa sobre laboratórios na sua cidade.
Para entender mais sobre o assunto, escute nosso episódio de podcast a respeito de mídias pagas para instituições de saúde. Acesse aqui.
5. Use ferramentas online para tornar o agendamento mais fácil
Ampliar sua presença no mercado também envolve proporcionar ao paciente praticidade para agendar o atendimento e nada melhor do que usar ferramentas digitais. No seu site, você pode criar uma agenda virtual ou botões para iniciar conversas no Whatsapp. Para aprimorar ainda mais, pense na possibilidade de disponibilizar os resultados online.
Não pense que isso é “só um detalhe”. Qualquer mecanismo que facilite as ações contribui para a escolha da pessoa pelo seu laboratório.
6. Não se esqueça dos cuidados offline
Todas essas estratégias de marketing realizadas no virtual precisam estar embasadas em um bom atendimento no mundo físico. Afinal, o momento chave para encantar o paciente é quando ele recebe os cuidados que você prometeu.
Portanto, treine sua equipe de recepção e demais funcionários, crie um ambiente acolhedor, ofereça facilidades extras (por exemplo, estacionamento, lanches e wi-fi) e use tecnologias atuais para a obtenção dos resultados dos exames. Enfim, preze pela qualidade.
Ouça ainda as opiniões do seu público por meio de pesquisas de satisfação, que podem ser feitas por formulários impressos ou enviados digitalmente. Com essas informações, você saberá quais condutas mudar e o que manter.
Sem tempo para colocar em ação as estratégias de marketing?
É grande a quantidade de ações que podem ser implementadas para ampliar sua presença no mercado, mas também sabemos que o tempo de um gestor de uma instituição do tipo é corrido.
No entanto, você não precisa fazer tudo sozinho! Conte com o auxílio de quem entende do assunto. Na E-Saúde, temos uma equipe de especialistas em marketing em saúde, que está apta a entender as necessidades do seu negócio e, assim, traçar os planos mais adequados.
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