Com a chegada de um novo ano, são reforçadas as motivações para planejar o marketing da sua clínica de forma atingir os objetivos tão almejados. Porém, sabemos que pode ser complicado entender de onde partir nessa missão.
Afinal, são várias as opções de ações de marketing e ideias para colocar em prática. Contudo, cada instituição de saúde requer cuidados especiais em suas estratégias de divulgação e interação com os pacientes.
Por isso, preparamos este post para mostrar os passos iniciais que não podem faltar no processo de planejar o marketing. Eles indicam o caminho a ser trilhado para atividades que, realmente, irão fazer a diferença. Confira.
Índice
Por onde começar a planejar o marketing?
Criamos uma lista com os cinco pontos de atenção que você deve ter ao iniciar o seu planejamento. Veja a seguir quais são.
1. Defina os seus objetivos
Para saber se suas ações de marketing são eficientes, é preciso determinar o que elas devem alcançar. Você deseja atrair mais pacientes? Tornar o seu público voltado a uma determinada especialidade? Aumentar sua reputação no mercado?
Entenda quais são suas metas e os indicadores que irão revelar se você as atingiu ou não. Por exemplo: incrementar em 10% o número de agendamentos de novos pacientes.
Dessa forma, fica mais fácil traçar as estratégias que você deve colocar em prática para aprimorar a divulgação da sua empresa médica.
2. Conheça o seu público
Intrinsecamente ligado aos objetivos está o seu público. É para ele que você deve aperfeiçoar as suas ações e planejar o marketing.
Portanto, pesquise bastante qual é o perfil dos seus pacientes atuais ou daqueles que você deseja atender. É o que chamamos de “persona”, ou seja, o detalhamento desse público.
Para isso, observe as pessoas que procuram seu atendimento, faça pesquisas na recepção ou encaminhe formulários virtuais. É válido identificar a faixa etária desses pacientes, condições socioeconômicas, principais queixas de saúde, o que desejam nos cuidados médicos e outras características.
3. Ao planejar o marketing, mantenha uma estratégia minimalista
Com uma simples pesquisa sobre como deve ser o marketing médico, você irá encontrar diversas orientações. Por esse motivo, é comum ficar confuso sobre qual estratégia colocar em prática. Na E-Saúde, nós recomendamos ser minimalista. Foque em entender o seu objetivo e persona.
Por exemplo, caso o seu público utilize mais o Instagram e não seja tão usuário de outras redes sociais, não há motivo para você investir tempo e esforços em mídias pouco úteis para a sua empresa, como o LinkedIn.
Com o foco e trabalho de qualidade no que é realmente necessário fazer, você terá mais chances de alcançar o que deseja.
Entenda mais na live que realizamos abaixo sobre as estratégias de sucesso no marketing médico.
4. A presença online é essencial
Seja minimalista, mas não deixe de lado algo essencial ao planejar o marketing: a presença online da sua clínica. Afinal, vivemos em um mundo de hiperconexão virtual e os pacientes procuram pelos cuidados de saúde que precisam na Internet, seja pelos sites das instituições ou perfis nas redes sociais.
Nessas plataformas, é possível publicar os diferenciais da sua clínica, as especialidades que atende, dicas de saúde, orientações para prevenção de doenças e outros conteúdos que irão tornar a instituição mais próxima do paciente.
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5. Otimize o tempo da sua equipe
Em pleno 2025, não há motivo para não utilizar os recursos tecnológicos que otimizam o tempo da sua equipe de recepção. Estamos falando, por exemplo, dos chatbots, utilizados para realizar os atendimentos mais simples por meio das redes sociais, Whatsapp ou site.
Assim, os seus colaboradores podem focar na assistência mais complexa que os pacientes precisam, seja no espaço físico da clínica ou nas dúvidas complicadas que surgem por mensagens.
Você pode entender mais sobre o uso de chatbots na saúde com o programa de podcast que gravamos sobre o assunto. Ouça aqui.
Também otimize o tempo dos seus pacientes ao oferecer a possibilidade de agendamento online, como por meio do seu site. Isso tornará o processo mais prático e será um diferencial.
Dica extra: estude as regras de publicidade médica
Siga os passos que listamos para planejar o marketing, mas não se esqueça de estudar as regras de publicidade médica, definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e listadas na Resolução nº 2.336/2023.
Ao seguir as normas, como não expor o paciente, trabalhar com conteúdos com fins educativos e ter cuidado com frases de autopromoção, você realizará ações éticas e que não irão colocar em risco a reputação da sua instituição.
Precisa de ajuda para planejar o marketing?
Sabemos que a rotina de um profissional de saúde é extremamente agitada, mas temos uma boa notícia: você não precisa planejar o marketing sozinho!
Os especialistas da E-Saúde estão à disposição para ajudar você a traçar estratégias e colocá-las em prática. Também temos nosso curso de Introdução ao Marketing em Saúde e o template de planejamento. Entre em contato para saber mais.
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