5 Fatores para observar em um site para clínicas e hospitais

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
12 de janeiro de 2020
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5 Fatores para observar em um site para clínicas e hospitais

Independente do segmento de atuação, ter um site deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade frente às novas exigências do mercado e formas de consumo de informação. Como não seria diferente, criar um site para clínicas e hospitais é uma estratégia básica dentro do marketing médico, mas que merece uma atenção especial para garantir os resultados esperados.

Todavia, ter uma página nem sempre é garantia de que você irá conseguir muitos acessos, aumentar a visibilidade de sua instituição de saúde ou atrair novos pacientes, por exemplo. Contudo, ao observar os fatores necessários para a criação de um site, é possível colocá-lo nos primeiros resultados do Google, além de torná-lo uma ótima ferramenta de apoio à jornada do seu paciente.

Para ajudar nessa missão, separamos os principais fatores que você deve observar ao criar um site para clínicas e hospitais. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de um site para clínicas e hospitais?

Para se ter uma ideia da importância de um site para sua estratégia digital, 1 em cada 20 pesquisas realizadas no Google estão relacionadas às questões de saúde, segundo dados do próprio buscador. Isso significa que, ao deixar de aproveitar tantas buscas, você perde oportunidades reais de atrair, encantar e fidelizar novos pacientes.

Quando falamos em criação desse tipo de página, a premissa “quem não é visto, não é lembrado” faz total sentido. Afinal, se o paciente não encontrar o seu site, ele irá agendar uma consulta com um concorrente que colocou em prática esse tipo de estratégia, certo?

Mesmo que isso não aconteça de imediato, ao conhecer o site de outra instituição de saúde, a pessoa passa a ganhar mais confiança nos serviços oferecidos e, no futuro, pode marcar um atendimento. Portanto, ter um site é essencial para todas as etapas de construção do seu relacionamento com o paciente.

Veja os benefícios que é possível obter:

  • aumentar sua presença online;
  • ser encontrado com maior facilidade;
  • atrair novos pacientes;
  • oferecer conteúdos informativos e relevantes;
  • criar um canal de comunicação com os pacientes;
  • fidelizar pacientes.

O que observar ao criar um site?

Para garantir todos os benefícios citados acima, é importante que você se atente para alguns fatores que fazem toda a diferença para a relevância da sua página. Abaixo, você confere 5 deles que não podem faltar em um site para clínicas e hospitais!

Foco na experiência do paciente

A experiência do paciente está relacionada ao seu grau de satisfação quando ele navega pelo seu site. Para garantir uma jornada satisfatória, é preciso entender o que o usuário procura e quais são as necessidades que ele deseja sanar. Essa tarefa deve ser feita com base nos pilares abaixo:

  • estética: a aparência do site e como ela se adequa à identidade visual da instituição;
  • usabilidade: verificar se o paciente encontra o que quer;
  • arquitetura da informação: boa distribuição dos menus e links;
  • fluxos de interação: ter de forma fácil os menus que o paciente precisa clicar para realizar uma ação, como marcar uma consulta;
  • conteúdo: materiais educativos e de boa qualidade para mostrar a sua autoridade na área;
  • outras informações relevantes, como imagens do local, corpo clínico, endereço, planos de saúde atendidos e tudo o que ajudar o usuário a tomar uma decisão.

Confira mais detalhes em uma live que realizamos a respeito do assunto. Assista abaixo:

Atenção às regras do CFM ao criar site para clínicas e hospitais

O Conselho Federal de Medicina (CFM) impõe algumas regras no que tange à publicidade na área médica, a fim de manter o exercício ético da profissão. Então, ao criar um site, observe e estude as normas antes de realizar qualquer ação publicitária.

De modo geral, é importante que suas páginas não tenham nenhum caráter comercial, mas, sim, educativo e informativo. Também não exponha nenhum paciente e nem realize afirmações de autopromoção, com frases como “o melhor médico” e “a clínica mais conceituada da cidade”. Para conferir todas as diretrizes do manual de publicidade médica, clique aqui ou assista a live que compartilhamos as atualizações realizadas em 2023 pelo Conselho Federal de Medicina.

Responsividade

Um site responsivo é aquele que está adaptado a todos os dispositivos de acesso, como notebooks, tablets e, principalmente, smartphones. Estes últimos respondem pela maioria dos acessos à internet, com uma média de 88% da população possuindo esses dispositivos, de acordo com o Datafolha.

Dessa forma, criar um site responsivo permite que o paciente tenha uma boa experiência enquanto navega pela página, não importa de qual ferramenta seja. Por outro lado, caso ele encontre um erro de configuração devido à ausência de responsividade, provavelmente irá sair do site em poucos segundos.

Técnicas de SEO

Trabalhar as regras de SEO é essencial para que seu site seja encontrado durante uma busca. Estamos falando de um conjunto de técnicas que visa fazer com que o Google coloque a página entre os primeiros links mostrados após uma pesquisa.

Para isso, é importante utilizar palavras-chave relevantes. Por exemplo, caso você tenha uma clínica pediátrica em Florianópolis, os termos que não podem faltar nos menus do site são: “clínica pediátrica em Florianópolis” e “pediatra em Florianópolis”, pois são esses que o público irá pesquisar.

Além disso, existem várias outras estratégias, como uma programação correta da página, utilização de imagens com as técnicas de SEO, velocidade para o carregamento, aplicação de hiperlinks e muito mais. Conheça um case de sucesso de SEO no Google no podcast F5-E-saúde que preparamos e se inspire.

Não deixe de fora os conteúdos educativos

Outro aspecto que não só melhora o SEO do site para clínicas e hospitais, mas também ajuda a criar uma boa autoridade em meio aos pacientes é a disponibilização de um blog. Não acredite que isso é “coisa do passado”. Pelo contrário: é no blog que você terá espaço para divulgar conteúdos com dicas de cuidados com a saúde, a respeito dos mais variados temas e, principalmente, daqueles que são das especialidades atendidas na instituição.

Afinal, 45% da população busca informações sobre saúde na Internet, como revelou a pesquisa “Saúde do Brasileiro – 2023”. Lembre-se ainda que o CFM valoriza esse tipo de material informativo e, além disso, é uma forma de reter o usuário na página, fazendo com que ele leia e perceba que você é um expert naquela área abordada.

Venha conversar com os nossos especialistas sobre a criação de site para clínicas e hospitais

Você percebeu que a criação de site para clínicas e hospitais envolve vários detalhes técnicos e estratégicos, certo? Então, caso tenha ficado com dúvidas, não se preocupe: a nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar. Entre em contato e vamos conversar.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
12 de janeiro de 2020
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