Vídeo marketing: como utilizar essa estratégia na sua clínica

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
17 de janeiro de 2018
Compartilhar
Vídeo marketing: como utilizar essa estratégia na sua clínica

Quando um paciente está à procura de uma clínica médica, provavelmente ele destinará um bom tempo procurando informações sobre as opções próximas dele para escolher a que mais está de acordo com suas necessidades e preferências. Para isso, é comum utilizar a internet para saber mais sobre a equipe médica, os equipamentos disponíveis, a estrutura oferecida e a opinião de antigos pacientes. Nessas horas, as instituições que utilizam vídeo marketing para se apresentar podem se destacar.

Isso se dá porque esse formato agiliza a transmissão de informações e ainda torna o relacionamento entre o médico e o paciente mais próximo, antes mesmo do primeiro atendimento.

Além disso, esse conteúdo é uma preferência dos usuários. Estima-se que, em 2022, 80% do tráfego de dados gerado pela internet seja representado pelos vídeos. Ou seja, o vídeo marketing é uma estratégia de marketing médico que pode trazer diversos resultados para sua clínica.

Quer saber mais? Então continue lendo e veja nossas dicas para trabalhar com essa estratégia e ter mais resultados.

Por que usar o vídeo marketing na sua clínica?

O vídeo marketing traz diversos benefícios para qualquer instituição de saúde. Entre os principais, podemos destacar:

Permite contato direto com os pacientes

O vídeo marketing facilita bastante o envolvimento e conexão diretos entre pacientes e clínicas por se tratar de um conteúdo dinâmico. E, como as pessoas estão cada vez mais ligadas aos vídeos, o marketing na web é um canal de comunicação eficaz.

Pense na seguinte situação: um paciente chega ao seu consultório um pouco mais cedo do que o horário marcado para a consulta e entra no site da clínica por meio do smartphone. Ao observar vídeos com bons conteúdos, a primeira impressão será de confiança no serviço prestado, o que fideliza a relação.

Dessa maneira, ele poderá aprender mais sobre um tema em destaque, além de se familiarizar com a equipe e toda a estrutura da clínica. Isso torna a comunicação com sua persona muito mais íntima e interativa.

Aumenta o número de pacientes na clínica

Com o vídeo marketing, os resultados não serão apenas na propagação de informações, mas também no aumento do número de pacientes. Isso porque a atenção destinada à transmissão de bons conteúdos faz com que cresça o marketing boca a boca. Dessa forma, certamente a clínica aumentará a presença no mercado.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é a confiança estabelecida com os pacientes, que utilizarão o seu site, blog e mídias sociais como meios de busca de conhecimento para toda a família.

Destaca sua clínica

O vídeo marketing é uma excelente maneira de destacar a sua clínica e essa vantagem competitiva é válida para grandes, médias ou até pequenas organizações.

O importante é que se compreenda que esse é o momento de investir nos benefícios desse formato para conseguir um maior reconhecimento. Até porque, atualmente, muitas empresas já usam essa estratégia e o seu estabelecimento de saúde não pode ficar para trás.

Aumenta o engajamento com a sua marca

O vídeo marketing proporciona um conteúdo mais atraente para os pacientes e, consequentemente, o seu público começa a interagir mais. Quando se visualiza um médico e há uma interação com uma pessoa real, a troca de informação se torna mais valiosa e há uma percepção diferenciada da clínica.

Além disso, as postagens que contém vídeo geram um número maior de compartilhamentos e interações do que textos, por exemplo. O próprio Facebook e Instagram começaram a dar prioridade aos conteúdos com vídeos no feed de notícias dos usuários, para incentivar a utilização da ferramenta.

Cria uma estratégia de comunicação mais eficiente

É fato que as pessoas preferem os vídeos aos conteúdos escritos. Um dos principais motivos para isso é que eles são muito mais simples de entender, uma vez que não exigem que o paciente faça grandes esforços para consumir o conteúdo.

Além disso, por permitir a colocação de elementos visuais, torna-se mais fácil explicar alguns conceitos e mostrar, na prática, como isso acontece. Outra vantagem é a possibilidade de ver o conteúdo enquanto se faz outras coisas. Afinal, quem nunca preparou o jantar enquanto um vídeo interessante estava rodando no smartphone ou computador?

Possibilita melhor ROI

O vídeo marketing é o tipo de conteúdo com melhor Retorno sobre Investimento (ROI). Caso você não saiba o que é essa métrica, nós explicamos: o ROI mostra quanto do investimento feito já está voltando para o bolso. Como esse conteúdo permite que sua clínica se destaque e mais consultas sejam marcadas, logo há o retorno dos valores investidos.

De acordo com o site Wyzowl, que disponibiliza mascotes para a criação de vídeos, 89% dos profissionais de marketing afirmam que esse conteúdo possibilita um bom ROI. Além disso:

  • 83% afirmam que essa estratégia melhorou a prospecção de leads
  • 87% dizem que aumentou o tráfego para o site
  • 80% declaram que ajudou a aumentar as vendas

Por todos esses motivos, vale a pena inserir o vídeo marketing no planejamento da sua clínica. Se você ainda não conta com um plano organizado e bem definido, veja o nosso vídeo no YouTube com dicas para começar.

Como usar o vídeo marketing?

Agora que você já sabe de todos os benefícios do vídeo marketing, deve estar pensando em como utilizá-lo na sua clínica. Veja nossas dicas:

Invista na qualidade do seu vídeo marketing

Para que o vídeo marketing tenha bons resultados, é preciso investir na qualidade dos conteúdos, assim como dos cenários, edição, imagem e som.

Você mesmo pode filmar com a câmera do seu celular tomando todos os cuidados para garantir a qualidade. Temos algumas dicas incríveis nesse sentido:

Se você não se sente seguro em fazer tudo sozinho, uma boa prática é contar com uma agência de marketing digital que ajudará na produção e garantirá que tudo sairá com a qualidade que deveria.

Crie conteúdos educativos

Após conquistar o paciente, é preciso criar uma estratégia para que ele continue sempre utilizando os serviços prestados por sua clínica. Para isso, nada melhor do que utilizar a tecnologia como aliada no esclarecimento de dúvidas, explicações sobre doenças e tratamentos, além de dicas sobre bem-estar.

Ao gravar uma série de vídeos marketing de dois minutos, por exemplo, sobre determinado assunto, os profissionais da sua clínica ganharão visibilidade na rede, podendo, ainda, ser consultados por veículos de comunicação como fontes. Sem contar que o seu estabelecimento poderá ser conhecido e reconhecido por mais pessoas, abrindo um leque bem maior de novas oportunidades.

Para criar um conteúdo educativo relevante, você pode:

  • responder dúvidas dos seguidores;
  • trazer mitos e verdades sobre alguma doença, tratamento ou diagnóstico;
  • mostrar na prática como é um exame e
  • dar dicas de qualidade de vida de forma geral.

Fale sobre os serviços da sua clínica

Além de criar vídeos marketing educativos, sua clínica também pode detalhar os tipos de atendimentos oferecidos, como as especialidades e os exames realizados, por exemplo. É possível ainda criar conteúdos mostrando as dependências da instituição para fortalecer a ideia que todos os ambientes são confortáveis.

Curtiu o conteúdo e quer conferir mais dicas de marketing para sua instituição de saúde? Então siga-nos no Instagram e no LinkedIn!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
17 de janeiro de 2018
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Omnichannel na saúde: atenda bem em todos os canais digitais

ver mais...

Você conhece as regras para publicidade médica?

ver mais...

Como aplicar a IA no marketing em saúde

ver mais...

Falar com estrategista