Você se lembra da época em que, para encontrar uma empresa, era necessário folhear uma gigantesca lista telefônica? Ainda bem que esse tempo passou e, agora, basta uma simples pesquisa na Internet para buscarmos o que precisamos. É por isso que investir em marketing digital é essencial.
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Não é diferente para a área da saúde, pois os pacientes também procuram por médicos, clínicas e hospitais pelo meio digital, seja nas redes sociais ou no Google. É a partir dessa pesquisa prévia que eles decidem se o profissional ou o local agrada e, consequentemente, verificam se marcarão a consulta ou não.
As instituições já perceberam isso. O estudo “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” revelou que 94% das empresas pesquisadas usam o marketing digital como forma de crescimento.
A CEO da E-Saúde, Bruna Baumgarten, também ressalta esse ponto. “O marketing digital é uma extensão do presencial. As organizações não têm mais apenas um ambiente físico. Elas têm também um ambiente digital, que precisa ser ocupado e construído de maneira estratégica”, relatou em uma live realizada para explicar como investir em marketing digital.
Então, é muito importante aprender quais são os primeiros passos para ingressar nesse meio que tem tudo para levar o seu negócio para frente! Acompanhe este material que preparamos.
5 aspectos para ter atenção ao investir em marketing digital
Sabemos que, quando é preciso investir em marketing digital do zero, é normal ficar muito confuso. Por isso, vamos listar os cinco principais passos para dar início.
Crie redes sociais profissionais
Obviamente, a primeira etapa é criar as redes sociais. Todavia, tenha atenção para colocar um nome condizente com a marca e optar pela versão profissional, tanto no Instagram quanto no Facebook.
Isso permitirá acessar recursos específicos, como a realização de anúncios e obtenção de relatórios com dados aprofundados sobre o seu público, engajamento, visualizações e outros fatores.
Estude os códigos de ética das profissões
Para investir em marketing digital, os cuidados vão além das partes técnicas da tecnologia. Principalmente no ramo da saúde, é essencial conhecer o que pode ou não pode ser publicado.
Essas diretrizes estão disponíveis nos códigos de ética da medicina, odontologia, biomedicina, psicologia, fisioterapia e outras profissões. Ter esse cuidado irá evitar problemas nos conselhos de classe e também será um diferencial, pois você mostrará aos pacientes que trabalha com base na ética e na qualidade.
Não se restrinja às redes sociais mais comuns ao investir em marketing digital: tenha um site profissional!
Quando o assunto é marketing digital, podemos pensar apenas em Instagram e Facebook. Contudo, é importante ir além, por exemplo, criando um bom site profissional.
A página será o lugar para escrever os seus serviços, corpo clínico ou formação (caso você seja um profissional autônomo), planos de saúde atendidos, endereço e até oferecer o recurso de agendamento on-line. Com o site, você também poderá fazer anúncios – os ADS – no Google. Funciona assim: a partir de palavras-chave, o paciente verá a sua página nos resultados de busca.
Outra ferramenta é ter um blog associado ao site, onde serão publicados textos mais longos sobre assuntos que interessam os pacientes. Também não se esqueça das outras redes sociais, como o Youtube, caso você queira investir em vídeos educativos para levar conteúdos relevantes às pessoas.
Defina as linhas editoriais
Falando em conteúdo, saiba que essa é uma parte essencial do investimento em marketing digital e que você precisa ter total atenção. Afinal, é o que vai atrair o seu público e construir a sua autoridade na área que atende.
Portanto, primeiro defina os temas, que também são chamados de “linhas editoriais”. Por exemplo: dicas de bem-estar, explicações sobre enfermidades, rotina do trabalho e outros. Depois, faça cronogramas com os assuntos que irão ser publicados a cada dia, sempre se baseando em fatos científicos e sem sensacionalismo.
Atraia mais pacientes com os ADS
Você já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”? Isso também é válido ao investir em marketing digital.
Portanto, a dica é: anuncie no Google e nas redes sociais para que mais pessoas conheçam o seu perfil. Assim, você estará criando um público na Internet que poderá se converter em pacientes.
Leia também: Como qualificar a presença digital e atrair mais pacientes?
Dica extra: tenha o auxílio de especialistas para investir em marketing digital
Não vamos mentir: não é fácil investir em marketing digital, principalmente na área da saúde. Portanto, a nossa dica extra é de, simplesmente, contar com o auxílio de especialistas na área.
Em caso de qualquer dúvida, estamos à disposição para conversar e mostrar mais sobre esse mundo do marketing digital da saúde! Entre em contato.