Tudo que você precisa saber sobre marketing para a área da saúde!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
27 de fevereiro de 2015
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Tudo que você precisa saber sobre marketing para a área da saúde!

O marketing para a área da saúde está ganhando destaque entre as instituições desse segmento que desejam se posicionar no mercado, melhorar seu relacionamento com os seus pacientes e aumentar os seus resultados.

Mas a estratégia específica para essa área conta com diversas peculiaridades, uma vez que todos os profissionais da saúde precisam atuar com ética e seriedade para divulgar os serviços prestados e trazer informações relevantes para os internautas.

Entre as diversas técnicas que podem ser utilizadas, a que mais está ganhando destaque é o inbound marketing, que foca na atração de pacientes por meio da criação de conteúdos personalizados e relevantes.

Se você tem uma clínica, hospital ou atua como profissional autônomo e deseja saber mais sobre marketing para a área da saúde, continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas.

Tire suas dúvidas sobre marketing para a área da saúde

Se você não sabe nada sobre marketing para a área da saúde, não se preocupe. Nos tópicos abaixo vamos fazer todas as definições necessárias para entender essa estratégia e começar a sua jornada de divulgação da forma correta. Confira!

O que é marketing para a área da saúde?

Para entender esse conceito, devemos falar antes sobre o marketing em si. De acordo com o “pai do marketing”, Phillip Kotler, esse termo é utilizado para falar sobre o processo que envolve questões sociais e administrativas, em que pessoas obtêm o que desejam e precisam por meio da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

Ou seja, é uma forma de fornecer para os consumidores soluções que realmente tenham um impacto na sua vida.

Quando falamos sobre marketing para a área da saúde, esse conceito sofre pequenas especificidades e pode ser visto como uma maneira de prestar serviços focados nas necessidades dos pacientes, o que vai muito além de consultas e exames.

Segundo a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada com 3.860 usuários do Grupo Minha Vida, 94% das pessoas procuram informações sobre a sua saúde na internet. Além disso, 78,3% dos pacientes utilizam os canais digitais antes e depois de uma consulta para buscar mais informações sobre uma doença ou uma opção de tratamento.

Isso mostra que uma das responsabilidades das clínicas e hospitais é trazer informações verdadeiras e relevantes para os pacientes, os incentivando a procurar ajuda profissional. Saiba mais sobre a produção de conteúdo no nosso vídeo abaixo.

Marketing é só divulgar o negócio?

Como já falado, o marketing para a área da saúde não foca apenas na divulgação dos negócios, mas também em outras ações, como é o caso do fornecimento de informações relevantes para o público-alvo.

Mas essa estratégia vai além e está relacionada com:

  • entendimento do mercado e dos pacientes;

  • desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade;

  • determinação de preços para as soluções e

  • comunicação das ofertas da clínica.

Dessa forma, investir nessa estratégia é essencial para todos os negócios que desejam se fortalecer no mercado e oferecer bons serviços para os seus pacientes.

Qual o foco do marketing para a área da saúde?

O termo marketing deriva da frase “go to market” que, em tradução literal, significa “ir ao mercado”. No caso da saúde, essa frase se adapta para algo como “chegar no paciente”.

Portanto, o marketing para a área da saúde tem como centro o paciente e isso engloba:

  • recepção;

  • atendimento;

  • consultas e

  • criação de conteúdo.

Há alguma limitação ética?

O marketing para a área da saúde conta com algumas limitações que devem ser seguidas para evitar publicações antiéticas. As normas são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para evitar a mercantilização do ato médico e a autopromoção.

Entre as diversas ações que são proibidas, estão:

  • trazer informações sensacionalistas;

  • não incluir o número do CRM;

  • utilizar fotos de antes e depois, mesmo com a permissão do paciente;

  • assegurar resultados e

  • utilizar expressões como “o melhor”.

Saiba mais sobre as regras do CFM no nosso blog

O que é marketing digital?

Em termos de publicidade (que é um dos campos do marketing), o meio digital tem ganhado cada vez mais relevância. Como já falado, a maioria dos brasileiros usa a internet para pesquisar informações sobre a sua saúde, o que abre novas oportunidades para as instituições dessa área.

De forma geral, os canais digitais possuem um custo/benefício muito melhor do que outras formas de publicidade, como rádio, TV e revistas.

Saiba mais sobre o marketing digital e confira um conteúdo exclusivo que preparamos sobre isso no vídeo abaixo.

Estratégias de marketing para a área da saúde

Dentro do marketing para a área da saúde é possível estabelecer diversas estratégias para se alcançar melhores resultados. Os conceitos e aplicações mais relevantes para colocar em prática as ações de atração, relacionamento e fidelização de pacientes englobam:

  • entender a realidade do segmento de saúde;

  • compreender a lógica do inbound marketing;

  • traçar um planejamento de criação de conteúdo e

  • conhecer o passo a passo para implementar o inbound marketing.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse conceito, suas estratégias, o seu foco ou a sua implementação, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing especializada em saúde e podemos ajudar a sua instituição de saúde a ter mais resultados!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
27 de fevereiro de 2015
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