Estratégia de marketing para policlínicas: como lidar com as diversas especialidades?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de March de 2025
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Estratégia de marketing para policlínicas: como lidar com as diversas especialidades?

Quando uma instituição de saúde promove serviços em várias especialidades, é preciso ter um planejamento diferenciado de divulgação e comunicação. É assim que surge a necessidade de uma estratégia de marketing para policlínicas, que apóie nos objetivos da empresa e atenda as necessidades do público-alvo.

Uma das preocupações é: como divulgar cada especialidade de forma adequada, sem deixar nenhuma para trás e seguindo seu direcionamento correto? Afinal, cada uma possui um tipo de perfil de pacientes e muitas outras características que não podem ser ignoradas.

Pode parecer um grande desafio, mas com conhecimento e planos bem direcionados, é possível colocar em prática uma boa estratégia! É isso o que iremos mostrar neste material. Continue lendo e descubra.

Por que a estratégia de marketing para policlínicas é importante?

A estratégia de marketing para policlínicas é uma etapa importante para criar uma comunicação direcionada com a persona da instituição, além de divulgar, gerar valor e autoridade sobre a marca, assim como atrair pacientes que realmente necessitem do atendimento oferecido.

Dessa forma, é possível fazer com que o seu negócio tenha mais visibilidade através de estratégias nos mais diversos canais, como:

    • criar textos de blog;
    • ter um site atualizado;
    • alimentar as redes sociais com conteúdos relevantes;
    • criar canais digitais de chat para falar com as pessoas;
    • fazer postagens patrocinadas;
    • utilizar anúncios no Google Ads, ou seja, em mecanismos de pesquisa e seus parceiros.

É por isso que sempre falamos que a estratégia de marketing é repleta de possibilidades e deve ser personalizada para cada negócio, adequando-se a sua localidade, intenção, objetivo, procedimentos realizados e, claro, especialidades atendidas.

O que fazer quando se tem mais de uma especialidade?

Como dito acima, a estratégia de marketing para policlínicas é muito flexível e pode ser perfeitamente adequada para as mais diversas especialidades, respeitando sempre as diretrizes de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina (CFM).

É importante citar que cada área médica deve ser vista com uma estratégia diferente, já que as necessidades e dores, no sentido de dificuldades, dos pacientes são únicas.

Imagine, por exemplo, que sua clínica oferece dermatologia e nutrição. O desejo da pessoa que procura por emagrecimento é diferente da que busca por ter uma pele mais saudável.

Por isso, seus conteúdos devem ser pensados de forma que atendam os dois tipos de pacientes, de maneira focada. Lembre-se que cada especialidade possui um público-alvo e atende a condições diferentes.

Como colocar em prática a estratégia de marketing para policlínicas?

Agora que você já sabe que uma estratégia de marketing digital para policlínicas completa deve considerar as várias especialidades que a instituição oferece, vamos dar dicas para que coloque em prática e colha bons resultados. Confira abaixo.

Tenha informações de todas as especialidades em seu site

O primeiro passo é ter um site otimizado e que respeite as regras de SEO. Afinal, 94% dos brasileiros buscam informações de saúde por meio da Internet, segundo um levantamento da consultoria Minuto Saudável.

O site é o cartão de visitas digital da sua clínica. Portanto, nele devem ter informações padronizadas e de acordo com cada especialidade, dessa forma, quando as pessoas visitarem a página, entenderão de forma rápida sobre todos os serviços e especialidades oferecidos em seu espaço.

Produza conteúdo no blog segmentado

Além de um site completo e atualizado frequentemente, ter um blog com conteúdo frequente e de qualidade é muito importante na estratégia de marketing digital para policlínicas.

Use esse espaço para abordar temas interessantes de forma segmentada.  Para isso, tenha um cronograma e faça determinada quantidade de publicação para cada especialidade. Você pode mesclar as postagens e dar um espaço especial para cada área da saúde, gerando conteúdo de qualidade e ótimos cliques.

Vale lembrar que cerca de 3 bilhões de buscas são realizadas por dia no Google e a produção de conteúdo é a forma mais assertiva de pegar parte desse tráfego, de maneira altamente segmentada, para o seu negócio.

Alimente as redes sociais para ter uma boa estratégia de marketing para policlínicas

A sua estratégia de marketing digital precisa ser completa e contemplar todos os pontos de contato que seus possíveis pacientes possam estar. Então, esteja nas redes sociais que fazem sentido para a sua clínica e aposte em conteúdos dinâmicos, que promovam engajamento e mostrem a autoridade que a instituição possui.

Muitas empresas pensam que as redes sociais servem apenas para gerar visibilidade, mas em torno de 76% dos brasileiros usam tais mídias como fonte de informação, de acordo com uma pesquisa do Instituto Toluna Corporate.

Essas plataformas são caracterizadas pelo seu formato mais sucinto: as pessoas gostam de textos menores e imagens chamativas. Use isso a seu favor, mas não se esqueça de respeitar as regras de publicidade médica do CFM, como alertamos anteriormente.

Você pode conferir o e-book que preparamos sobre as novas diretrizes de divulgação na medicina. Clique aqui e acesse.

Faça postagens patrocinadas dividindo sua verba

Tudo que falamos até agora é sobre conteúdo orgânico, ou seja, que as pessoas buscam por eles.  Já pensou em facilitar esse processo de divulgação e trabalhar com postagens patrocinadas para atingir as pessoas certas?

As redes sociais permitem um alto grau de segmentação de público, ou seja, mostrar seus anúncios para pessoas que estão em determinada localidade, tenham certa faixa etária e que possuam interesses específicos.

Porém, é importante ter o auxílio de profissionais capacitados para realizar esses anúncios, a fim de traçar os mecanismos corretos, sem desperdiçar recursos.

Leia também: por que terceirizar os serviços de marketing da sua clínica?

Aposte no e-mail marketing

Outra forma de se comunicar com seu público, apresentando conteúdos relevantes e informações que envolvam todas as especialidades da clínica, é pelo e-mail marketing.

Você pode criar textos, vídeos e outros formatos informativos com os mais diversos assuntos. Por meio de ferramentas de automatização, é possível enviá-los a cada tipo de paciente.

Por exemplo: as pessoas que buscam consultas em dermatologia irão receber dicas de como cuidar bem da pele. Já as que estão na lista de pacientes da nutrição verão materiais sobre como manter uma boa alimentação.

Dessa forma, você manterá a marca da sua clínica sempre na mente do paciente, aumentando as possibilidades de remarcação de consulta e fidelização. Entenda mais sobre a retenção de pacientes por meio do marketing neste episódio de podcast que gravamos.

Revezamento no foco da estratégia

E se o seu orçamento é limitado, escolha as especialidades ou público que façam mais sentido para o seu negócio: seja em termos de rentabilidade, disponibilidade na agenda ou estratégia de aquisição.

Além disso, divulgar especialidades que convertam para um mesmo público-alvo é uma boa iniciativa para otimizar esforços.

Ficou com alguma dúvida sobre a estratégia de marketing digital para policlínicas?

Como você percebeu, existem muitas ações que podem ser realizadas dentro de uma estratégia de marketing para policlínicas. A escolha de quais colocar em prática depende dos seus objetivos e perfis dos pacientes que atende.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? A equipe de especialistas em marketing médico da E-Saúde está à disposição para ajudar. Entre em contato e mande seu questionamento.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de March de 2025
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