Estratégia de marketing digital em saúde: como lidar com as diversas especialidades?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
03 de mar�o de 2021
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Uma estratégia de marketing digital em saúde é fundamental para divulgar clínicas, médicos, hospitais, especialidades e tudo que esteja relacionado à prática médica. Por se tratar de algo tão amplo, o marketing dessa área carrega consigo muitas possibilidades de divulgação, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Atualmente, uma dúvida que aparece cada vez mais devido ao crescimento das policlínicas, ou seja, clínicas médicas que atendem várias especialidades, é sobre a forma de divulgar os seus serviços nos canais digitais com essa particularidade de atender mais de uma especialidade.

Como divulgar cada especialidade em uma estratégia de marketing digital em saúde, sem deixar nenhuma para trás e seguindo seu direcionamento correto, já que cada uma possui um público-alvo, perfil de pacientes e muitas outras características que não podem ser ignoradas?

E é justamente sobre isso que iremos falar hoje: como dividir as ações e o foco em uma estratégia de marketing digital em saúde de maneira assertiva. Continue a leitura!

Por que a estratégia de marketing digital em saúde é importante?

A estratégia de marketing digital em saúde é uma etapa importante para criar uma comunicação assertiva com o público-alvo, além de divulgar, gerar valor e autoridade sobre sua marca, e, claro, atrair pacientes que realmente necessitem do atendimento oferecido pela sua clínica.

O marketing na área da saúde permite que o seu negócio tenha mais visibilidade através de estratégias nos mais diversos canais, como:

  • criar textos de blog;

  • ter um site atualizado;

  • alimentar as redes sociais com conteúdos relevantes;

  • criar canais digitais de chat para falar com as pessoas;

  • fazer postagens patrocinadas;

  • utilizar anúncios no Google Ads, ou seja, em mecanismos de pesquisa e seus parceiros, e

  • muito mais.

É por isso que sempre falamos que a estratégia de marketing digital em saúde é repleta de possibilidades e deve ser personalizada para cada negócio, se adequando a sua localidade, intenção, objetivo, procedimentos realizados e, claro, especialidades atendidas.

O que fazer quando se tem mais de uma especialidade?

Como dito acima, a estratégia de marketing digital em saúde é muito flexível e pode ser perfeitamente adequada para uma clínica que possui diversas especialidades, respeitando as diretrizes do Manual de Publicidade Médica do CFM. É importante citar que cada especialidade deve ser vista como uma estratégia diferente, já que as necessidades e dores, no sentido de dificuldades, dos pacientes são únicas.

Imagine, por exemplo, que sua clínica ofereça dermatologia e nutrição. A necessidade da pessoa que procura por emagrecimento é diferente da que procura por ter uma pele mais saudável. Por isso, seus conteúdos devem ser pensados de forma que atendam as duas pessoas de forma totalitária e assertiva. Muito mais que uma área da saúde diferente, cada especialidade possui seu público-alvo e atende a necessidades diferentes.

Inclusive, essas informações são essenciais para construir uma estratégia de marketing digital em saúde que realmente funcione.

Como dividir o foco entre as especialidades da clínica quando se trata de marketing?

Agora que você já sabe que uma estratégia de marketing digital em saúde completa deve considerar as várias especialidades que a clínica oferece, vamos dar dicas para que você coloque em prática e tenha bons resultados:

Tenha informações de todas as especialidades em seu site

Se você quer implementar estratégias de marketing digital em sua clínica, o primeiro passo é ter um site otimizado e que respeite as regras de SEO. Afinal, 59% dos usuários que usam a internet usam os mecanismos de busca para achar informações sobre os produtos ou serviços que estão procurando.

Seu site é o cartão de visitas digital da sua clínica!

Portanto, nele devem ter informações padronizadas e de acordo com cada especialidade, dessa forma, quando as pessoas visitarem a sua página, entenderão de forma rápida sobre todos os serviços e especialidades oferecidos em seu espaço.

Produza conteúdo no blog segmentado

Além de um site completo e alimentado, ter um blog com conteúdo frequente e de qualidade é muito importante para a sua estratégia de marketing digital em saúde. Use esse espaço para abordar temas interessantes de forma segmentada.  Para isso, tenha um cronograma e faça determinada quantidade de post para cada especialidade. Você pode mesclar as postagens e dar um espaço especial para cada área da saúde, gerando conteúdo de qualidade e ótimos cliques!

Vale lembrar que 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto e a produção de conteúdo é a forma mais assertiva de pegar parte desse tráfego, de maneira altamente segmentada, para o seu negócio.

Alimente as redes sociais de forma a abordar todas as especialidades

A sua estratégia de marketing digital em saúde precisa ser completa e contemplar todos os pontos de contato que seus possíveis pacientes possam estar. Esteja nas redes sociais que fazem sentido para a sua clínica e aposte em conteúdos dinâmicos, que promovam engajamento e mostrem que sua clínica ou hospital é referência.

Muitas empresas pensam que as redes sociais servem apenas para gerar engajamento ou visibilidade, mas mais de 30% dos usuários que usam a internet utilizam esses canais para se informarem sobre diversos assuntos! As redes sociais são caracterizadas pelo seu formato mais sucinto: as pessoas gostam de textos menores e imagens chamativas. Use isso a seu favor.

Lembre-se de sempre respeitar as regras e orientações do Conselho Federal de Medicina.

Faça postagens patrocinadas dividindo sua verba

Tudo que falamos até agora é sobre conteúdo orgânico, ou seja, que as pessoas buscam por eles.  Já pensou em facilitar esse processo de divulgação e trabalhar com postagens patrocinadas para atingir as pessoas certas?

As redes sociais permitem um alto grau de segmentação de público, ou seja, mostrar seus anúncios para pessoas que estão em determinada localidade, tenham certa faixa etária e que tenham interesses específicos.

Agora que você já sabe que é possível fazer diversas ações mesmo tendo várias especialidades na mesma clínica, aproveite para nos seguir no Instagram e curtir a página do Facebook. Por lá temos novidades interessantes, para manter você informado e por dentro do mundo do marketing médico. Esperamos por você!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
03 de mar�o de 2021
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