Como planejar o marketing da sua instituição usando as Datas Comemorativas da Saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
27 de janeiro de 2022
Compartilhar
Como planejar o marketing da sua instituição usando as Datas Comemorativas da Saúde

Muito se fala sobre a constância de publicações da empresa como um recurso importante para aumentar sua autoridade e presença digital. No entanto, sabemos que encontrar temas para manter uma rotina de postagens pode ser um desafio. É aí que entra o calendário das Datas Comemorativas da Saúde.

Contar com essa ferramenta ao longo do ano é uma forma de facilitar a preparação do seu cronograma mensal de publicações e, ainda, aproximar-se mais da sua audiência e parceiros. Quer saber mais sobre esse assunto e como encaixar as datas comemorativas em sua estratégia de comunicação? Siga conosco na leitura deste artigo!

O que são as datas comemorativas da saúde?

As datas comemorativas da saúde abrangem desde os dias de cada profissão — como o Dia do Médico, do Enfermeiro ou do Farmacêutico, por exemplo — até aquelas usadas para conscientização. Neste segundo grupo, entram lembranças como o Dia Mundial sem Tabaco, o Dia de Combate ao Estresse ou aqueles que falam especificamente sobre uma doença, como o Dia de Conscientização sobre o Alzheimer.

Neste sentido, ainda existem as campanhas mensais, que seguem os nomes de cores, e são uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento entre seus seguidores e promover informações e ações que ajudem a difundir a consciência sobre a importância da prevenção.

Quais são as principais campanhas mensais no Brasil?

As campanhas mensais são aquelas focadas na conscientização sobre os fatores de risco e medidas preventivas com relação a uma determinada doença — normalmente aquelas que atingem um elevado número de pessoas no país e no mundo.

Normalmente, essas ações contam com o apoio de órgãos governamentais, entidades de classe, profissionais da saúde, iniciativa privada e a sociedade civil. Felizmente, a cada ano essas mobilizações têm ganhado mais relevância e alcance.

As mais conhecidas — e que podem estar no seu calendário de datas comemorativas da saúde — são, em ordem cronológica:

  • Abril Azul: atenção e conscientização sobre o autismo;
  • Junho Vermelho: campanha de incentivo à doação de sangue;
  • Agosto Dourado: conscientização sobre o aleitamento materno;
  • Setembro Amarelo: mês de atenção e prevenção ao suicídio;
  • Outubro Rosa: campanha de prevenção do Câncer de Mama;
  • Novembro Azul: mobilização pela conscientização sobre o Câncer de Próstata;
  • Dezembro Laranja: prevenção do Câncer de Pele.

Você pode conferir as cores de todos os meses e encontrar dicas de abordagem neste material exclusivo produzido pela e-saúde: Calendário das Datas Comemorativas da Saúde 2022 [link]

Qual a importância de usar um calendário de datas comemorativas da saúde?

Sabemos que o propósito principal de toda empresa da saúde é promover uma rotina mais saudável a seus pacientes rotineiros ou potenciais. Sendo assim, contar com um cronograma que faça menção às datas comemorativas da saúde é uma forma de levar informação e conscientização a cada vez mais pessoas.

Mas a importância dessa estratégia não se resume a isso. Falamos, no início desse artigo, sobre manter a periodicidade das publicações para fortalecer a presença da sua empresa. Sob este aspecto, esse calendário também é uma ferramenta. Além de ajudar na definição dos assuntos mensais, ele demonstra sua preocupação com os assuntos mais atuais e com a promoção da saúde em geral.

Outro ponto de destaque é o aumento da possibilidade de conversão. Na prática, significa que, ao compartilhar orientações sobre medidas de prevenção, por exemplo, é provável que mais pessoas procurem os serviços da sua empresa de saúde para a realização de check-ups ou exames de rotina, por exemplo.

Leia também: Tendências para o Marketing Digital em 2022

Como usar as campanhas no marketing da sua clínica?

São muitas as datas comemorativas da saúde, como você pode conferir no calendário que elaboramos  para o ano de 2022. No entanto, não basta publicar mensagens sobre uma ou outra campanha, ou comemoração sem que haja um direcionamento estratégico.

Por isso, deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar no momento de encontrar a melhor forma de utilizar essas datas:

  1. escolher datas comemorativas que tenham relação com a(s) especialidade(s) da sua clínica — se não houver nada naquele período, é melhor não postar;
  2. criar uma publicação que sempre leve a uma reflexão, seja pelo reconhecimento a um profissional ou pela chamada de consciência sobre uma doença;
  3. promover ações integradas e apoiadas por uma estratégia consistente.

Existe uma estratégia para criar conteúdo para datas comemorativas?

Não existe uma estratégia específica e pré-definida para criar conteúdos especificamente relativos às comemorações ou campanhas mensais de saúde. Na verdade, como dissemos, o calendário de datas comemorativas da saúde é um recurso para apoiar uma estratégia maior de comunicação.

No entanto, há alguns caminhos que você pode seguir para ter sucesso ao trabalhar as campanhas de saúde no marketing da sua empresa. Um deles é a abordagem ampla e integrada do assunto. Ou seja, se for falar sobre a Campanha “Outubro Rosa”, por exemplo, o tema pode ser desmembrado em várias publicações:

  • artigo no site — sobre a doença, fatores de risco, medidas preventivas, sintomas e diagnóstico;
  • e-mail — newsletter com as notícias mais atuais sobre o tema (podem ser do seu blog ou de outros, desde que sejam veículos confiáveis);
  • mídias sociais — postagens que promovam engajamento e interação;
  • ações off-line de conscientização — conversas com pacientes, oferta de exames gratuitos, parcerias com entidades, treinamento da equipe para abordar o tema.

Como você deve ter notado nesta pequena definição de ações possíveis, a estratégia de marketing de saúde envolve uma série de variáveis que vão desde a sua especialidade médica até as datas comemorativas compatíveis com cada segmento. Mas, sobretudo, este planejamento envolve um trabalho focado em objetivos previamente definidos.

Para colocar tudo isso em prática com eficiência e resultados satisfatórios, é importante contar com uma equipe especializada. Por isso, o convidamos para fazer o download do nosso calendário de datas comemorativas, que, como já mencionamos, traz dicas e notas importantes para facilitar sua abordagem.

Se tiver qualquer dúvida sobre como implementar o cronograma de comunicação da sua clínica, não hesite em entrar em contato conosco. Sempre teremos um consultor disponível para falar com você!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
27 de janeiro de 2022
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

ver mais...

Redes sociais e marketing médico: entenda tudo sobre o assunto!

ver mais...

6 dicas para ampliar sua presença no mercado

ver mais...

Falar com estrategista