Tendências para 2022 para o marketing digital na área da saúde

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Tendências para 2022 para o marketing digital na área da saúde

Atualizado 23/09/2021

A pandemia da Covid-19 provocou profundas transformações na forma como nos relacionamos, trabalhamos, cuidamos da saúde e até como consumimos diferentes produtos e serviços. Tudo isso exigiu uma adaptação das empresas para readequar seus processos ao “novo normal” e atender às novas necessidades do consumidor.

No campo da saúde não foi diferente: clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais sofreram impactos significativos causados pela pandemia e tiveram que repensar suas estratégias relacionadas à gestão, atendimento e relacionamento com os pacientes.

O comportamento digital do paciente no pós Covid-19

O comportamento digital do paciente não surgiu após a pandemia. Na verdade, os pacientes já eram empoderados pela internet e buscavam soluções na área da saúde cada vez mais ágeis, eficazes, personalizadas e, sobretudo, digitais.

O que aconteceu foi uma potencialização do comportamento digital, impulsionada, principalmente, pela necessidade de distanciamento social, pela busca de informações de qualidade e pela maior preocupação com a própria saúde. Ou seja, a pandemia da Covid-19 acelerou a evolução tecnológica do paciente.

Eles estão mais conectados do que nunca, e as instituições de saúde precisam estar preparadas para a nova realidade. É preciso também colocar o paciente no centro do processo, entendendo suas dores, necessidades e expectativas, preparando-se para lidar com o papel cada vez mais ativo dos pacientes e oferecendo atendimento verdadeiramente humanizado.

No Brasil, o paciente digital é formado, principalmente, por mulheres com faixa etária entre 25 e 34 anos, residentes em grandes capitais, profissionalmente ativas e que buscam na rede uma maneira de cuidar da saúde de forma mais prática, ágil e confortável.

Benefícios do uso do marketing digital nas instituições de saúde

O marketing digital para a área da saúde é um grande aliado para inovar e promover as mudanças necessárias para dialogar com o paciente digital. As estratégias digitais não precisam – e nem devem – ser usadas somente para atrair mais pacientes.

Afinal, eles não querem apenas encontrar uma instituição e agendar sua consulta. Eles querem construir uma relação de proximidade, confiar na autoridade daquela instituição e saber que podem contar com ela para cuidar de sua saúde e bem-estar.

Nesse sentido, o marketing digital pode ser usado para apoiar toda a jornada do paciente, oferecendo importantes benefícios para as instituições, como:

cumprir o papel social da saúde de informar e educar a sociedade;

ampliar a visibilidade e autoridade da instituição e dos profissionais;

qualificar o público de pacientes a ser atraído;

potencializar o alcance do serviço de telemedicina (agora que o limite geográfico pode ser expandido);

posicionar a instituição no mercado de acordo com seus diferenciais e objetivos;

relacionar-se e educar o paciente no pré e pós consulta, facilitar e otimizar o processo de agendamento.

Tendências de marketing digital na saúde para 2022

Com pacientes cada vez mais digitais, estar presente nesse meio já deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para as instituições de saúde. No entanto, não basta apenas estar presente na internet, é preciso conhecer as tendências para sair na frente e para entregar exatamente o que o paciente procura.

Pensando em te ajudar nessa missão, separamos as principais tendências de marketing digital na saúde para o próximo ano. Confira:

Chatbots

O uso de chabotos vem crescendo no mundo dos negócios e conquistando espaço em diversas áreas de atendimento e relacionamento com o consumidor. Graças ao uso de inteligência artificial, essas ferramentas permitem automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público. Como também estão disponíveis 24 horas, o paciente consegue obter informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e personalização, sem a necessidade de ajuda humana.

Vídeos

Os vídeos já são o formato de conteúdo em destaque e devem seguir em ascensão nos próximos anos. O Instagram, por exemplo, anunciou recentemente que não é mais um “aplicativo de compartilhamento de fotos”. A rede vai passar a priorizar conteúdos em vídeos, ampliando o alcance desses conteúdos para os usuários.

Os vídeos podem ser pensados para IGTV, reels ou postagens no feed. Uma grande vantagem é que esse formato ajuda a humanizar as estratégias de marketing, criando uma maior identificação e contribuindo para aumentar a confiança nos pacientes.

Podcast

Um levantamento do Grupo Globo em parceria com o Ibope mostrou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Essa forma de consumir informação dialoga com as necessidades do paciente digital, que busca praticidade, economia de tempo e informação de qualidade. Por isso, investir na criação de podcasts pode ser um grande diferencial para as estratégias de marketing das instituições de saúde.

Avaliações

Seja no Google, Facebook ou Doctoralia, as avaliações de pacientes estão sendo cada vez mais valorizadas. Isso porque elas cumprem a função de “prova social”, ou seja, por meio da experiência de outras pessoas, o paciente consegue decidir se vale a pena ou não se consultar naquela instituição. Portanto, incentivar seus pacientes a realizarem avaliações no ambiente digital também é uma prática que deve ser priorizada no próximo ano.

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Três dias de conteúdos selecionados:

2ª FEIRA 04/10/2021 das 19:00 às 21:30: HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE E EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

3ª FEIRA 05/10/2021 das 19:00 às 21:30: MARKETING DIGITAL

4ª FEIRA 05/10/2021 das 19:00 às 21:30: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

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Autor:
É a CEO da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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