Tendências de marketing digital para a área da saúde

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Fique por dentro das tendências de marketing digital e veja como utilizá-las para divulgar a sua instituição de saúde ou consultório.

Atualizado em: 18/12/2023 | Publicado em: 23/09/2021

A pandemia de Covid-19, a popularização de ferramentas de inteligência artificial e a criação de novas redes sociais são apenas alguns dos fatores que impactaram nas tendências de marketing digital para 2024.

Tudo isso exigiu uma adaptação das empresas para readequar seus processos e atender às novas necessidades do consumidor. No campo da saúde não foi diferente: clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais sofreram impactos significativos e tiveram que repensar suas estratégias relacionadas à gestão, atendimento e relacionamento com os pacientes.

Portanto, não podemos ficar presos ao passado e, consequentemente, colhendo resultados insatisfatórios. Temos que olhar para o presente e também para o futuro, com o objetivo de entender essas tendências de marketing digital.

Quer aprender mais sobre o assunto? Confira a seguir.

O comportamento digital do paciente

O comportamento digital do paciente não surgiu após a pandemia. Na verdade, as pessoas já utilizam intensamente a Internet e buscavam soluções na área da saúde cada vez mais ágeis, eficazes, personalizadas e, sobretudo, virtuais.

O que aconteceu foi uma potencialização do comportamento digital, impulsionada, principalmente, pela necessidade de distanciamento social, busca de informações de qualidade e maior preocupação com a própria saúde. Ou seja, a crise sanitária acelerou a evolução tecnológica do paciente.

Estamos mais conectados do que nunca e as instituições de saúde precisam estar preparadas para a nova realidade. É necessário ainda colocar o paciente no centro do processo, entendendo suas dores, necessidades e expectativas, preparando-se para lidar com o papel cada vez mais ativo dele e oferecendo atendimento verdadeiramente humanizado.

No Brasil, o paciente digital é formado, principalmente, por mulheres com faixa etária entre 25 e 34 anos, residentes de grandes capitais, profissionalmente ativas e que buscam na rede uma maneira de cuidar da saúde de forma mais prática, ágil e confortável.

Então, vamos entender como as novidades e evoluções do marketing digital afetam esse público?

Os benefícios das tendências do marketing digital na saúde

O marketing digital para a área da saúde, também chamado de “marketing médico”, é um grande aliado para inovar e promover as mudanças necessárias, a fim de dialogar com o paciente digital. As estratégias digitais não precisam – e nem devem – ser usadas somente para atrair mais pacientes.

Afinal, eles não querem apenas encontrar uma instituição e agendar sua consulta. Também desejam construir uma relação de proximidade, confiar na autoridade daquela instituição e saber que podem contar com ela para cuidar de sua saúde e bem-estar.

Nesse sentido, o marketing digital pode ser usado para apoiar toda a jornada do paciente, oferecendo importantes benefícios para as instituições, como:

  • cumprir o papel social da saúde de informar e educar a sociedade;
  • ampliar a visibilidade e autoridade da instituição e dos profissionais;
  • qualificar o público de pacientes a ser atraído;
  • potencializar o alcance do serviço de telemedicina (agora que o limite geográfico pode ser expandido);
  • posicionar a instituição no mercado de acordo com seus diferenciais e objetivos;
  • relacionar-se e educar o paciente no pré e pós-consulta/tratamento, facilitar e otimizar o processo de agendamento.

Confira mais detalhes sobre esse tema no e-book: Experiência do paciente – um guia para se tornar um diferencial estratégico.

Tendências de marketing digital na saúde

Com pacientes cada vez mais digitais, estar presente nesse meio já deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para as instituições de saúde. No entanto, não basta apenas ter redes sociais e site, é preciso conhecer as tendências para sair na frente e entregar exatamente o que o paciente procura.

Pensando em ajudar nessa missão, separamos as principais tendências de marketing digital na saúde. Confira!

Chatbots: inteligência artificial para respostas rápidas

O uso de chatbots integrados com canais como WhatsApp, Instagram e Facebook, por exemplo, vem crescendo no mundo dos negócios e conquistando espaço em diversas áreas de atendimento e relacionamento com o consumidor.

Graças ao uso de inteligência artificial, essas ferramentas permitem automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público. Como também estão disponíveis 24 horas, o paciente consegue obter informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e personalização, sem a necessidade de ajuda humana.

Assista o podcast que falamos sobre esse assunto:

Vídeos

Os vídeos já são o formato de conteúdo em destaque e devem seguir em ascensão. Com o Instagram e o Tik Tok, por exemplo, podemos passar longos minutos rolando a tela do celular para assistir os vídeos que surgem para nós.

Então, são nesses momentos que você pode impactar um possível paciente. Além disso, outra grande vantagem é que esse formato ajuda a humanizar as estratégias de marketing, criando uma maior identificação e contribuindo para aumentar a confiança nos pacientes.

Podcast

Um levantamento do Grupo Globo em parceria com o Ibope mostrou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Essa forma de consumir informação dialoga com as necessidades do paciente digital, que busca praticidade, economia de tempo e informação de qualidade.

Por isso, investir na criação de podcasts pode ser um grande diferencial para as estratégias de marketing das instituições de saúde. Até mesmo nós, da E-Saúde, investimos nesses programas de áudio! Venha conhecer o nosso canal no Spotify e aprender ainda mais sobre marketing digital.

Avaliações

Seja no Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio), Facebook ou Doctoralia, as avaliações estão sendo cada vez mais valorizadas. Isso porque elas cumprem a função de “prova social”, ou seja, por meio da experiência de outras pessoas, o paciente consegue decidir se vale a pena ou não se consultar naquela instituição. Portanto, incentivar seus pacientes a realizarem avaliações no ambiente digital também é uma prática que deve ser priorizada.

Leia também: Google Meu Negócio – entenda a importância da sua avaliação.

Collabs nas tendências de marketing digital

O Instagram lançou uma função chamada “collabs”. Trata-se da possibilidade de publicar um material no feed em colaboração com outras pessoas.

Isso ajuda a fazer parcerias e aparecer em dois ou mais perfis! Portanto, aposte em conteúdos que possam relacionar vários médicos ou outros profissionais de saúde.

Mostre pessoas

Nós já falamos sobre a importância da humanização entre as tendências de marketing digital e uma forma de fazer isso é mostrar as pessoas da sua instituição. Por exemplo, grave vídeos com médicos falando sobre dicas de como controlar uma doença ou orientações para evitar infecções em determinadas épocas do ano.

Ver os profissionais permitirá que os pacientes se sintam mais próximos. Afinal, eles os assistem sempre nos conteúdos.

Veja a live sobre Marketing Humanizado na saúde:

Você quer saber mais sobre as tendências de marketing digital?

Os nossos especialistas da E-saúde estão constantemente de olho nas tendências de marketing digital. Por isso, caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira se aprofundar mais, entre em contato e vamos conversar!

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Autor:
É a CEO da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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