Em sua instituição de saúde, você percebe que os pacientes já chegam com algum diagnóstico em mente, mesmo que seja a primeira consulta para analisar determinados sintomas? Esse cenário é justificado por dados: 94,4% dos usuários de Internet no Brasil buscam informações sobre saúde na rede, segundo uma pesquisa feita pela consultoria Minuto Saudável.
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É o tão conhecido “Dr. Google”, que preocupa os profissionais de saúde. Afinal, uma pesquisa no buscador nem sempre corresponde a resultados precisos e pode levar ao perigoso hábito da automedicação.
Portanto, o que as estratégias de marketing médico podem fazer para amenizar os riscos? Vamos mostrar algumas dicas neste texto. Acompanhe a leitura!
O que está em alta nas pesquisas de informações sobre saúde
O mesmo levantamento que chegou ao número de 94,4% de pessoas pesquisando conteúdos sobre saúde também nos deu outros dados interessantes. Veja quais são eles:
- 16% dos usuários da Internet buscam materiais sobre alimentação saudável e dietas;
- 11% pesquisam a respeito de exercícios físicos e bons hábitos de vida;
- 9% estão interessados em notícias da área.
Além disso, 63% consideram que é fundamental que os conteúdos de saúde sejam escritos ou revisados por um médico especialista ou outro profissional do ramo. Esses números podem nos guiar na estratégia de marketing digital.
A resposta está no marketing de conteúdo
Como o nome já indica, o marketing de conteúdo visa oferecer ao público materiais educativos a respeito da área de atuação da empresa, no caso, os cuidados com a saúde. O Conselho Federal de Medicina (CFM) valoriza conteúdos assim entre suas diretrizes de publicidade médica, uma vez que a medicina não pode ser mercantilizada, mas usada para a conscientização da sociedade.
Assim, não faltam oportunidades de mostrar a autoridade da clínica ou do hospital por meio dos textos, vídeos, infográficos e outros tipos de materiais divulgados com o respaldo de profissionais especializados no assunto abordado.
Use e abuse do blog
É interessante que o site de uma instituição de saúde tenha um blog associado a ele. Afinal, é nessa página que é possível publicar textos mais longos a respeito de vários temas que envolvem as especialidades oferecidas no local.
Por exemplo: uma clínica de cardiologia pode investir em conteúdos sobre como identificar os sinais de infarto, maneiras de evitar doenças cardiovasculares, os riscos da hipertensão e muito mais.
Mesmo que o marketing seja terceirizado, ou seja, com uma agência comandando a produção de conteúdo, tudo o que será divulgado deve passar pelo crivo dos especialistas da instituição. Com esse cuidado, a pessoa que acessar o blog perceberá que se trata de um texto de qualidade, o que contribui com a boa imagem da clínica.
Aprofunde-se mais nesta estratégia com a live que realizamos sobre como usar os assuntos atuais no marketing de conteúdo.
Não deixe as redes sociais de fora
A busca por informações sobre saúde também agrega as redes sociais, tanto com as pesquisas de temas por meio das hashtags quanto a procura pelos próprios perfis dos profissionais ou clínicas. Então, use posts educativos e aposte nos vídeos, enquetes, colaborações e tudo o que essas plataformas oferecem.
Os vídeos também estão na busca por informações sobre saúde
Uma maneira de humanizar os conteúdos é com o uso de vídeos. É a oportunidade dos pacientes conhecerem os médicos e outros especialistas da instituição, assim como de entenderem que aquela informação vem de alguém capacitado. Além de Instagram e Facebook, por exemplo, também invista na publicação de vídeos em um canal próprio da empresa no YouTube.
Confira o nosso programa no Spotify que realizamos sobre as estratégias no Youtube para atrair e fidelizar pacientes.
Que tal um podcast?
Existem instituições de saúde que vão ainda mais a fundo na produção de conteúdo e fazem programas de podcast, também com materiais educativos, que contribuem com a formação da autoridade na área.
Vale ressaltar que, segundo a pesquisa DataReportal 2023, o Brasil é o país que mais consome podcasts no mundo. São 42,9% dos usuários de Internet, entre 16 e 64 anos, que escutam esse formato de áudio toda semana.
Conheça mais estratégias para as buscas de informações sobre saúde
Na E-Saúde, temos um time de especialistas em marketing médico e de conteúdo para auxiliar nessas estratégias. Afinal, é importante aproveitar a necessidade das pessoas por informações sobre saúde para mostrar o quanto a sua instituição está preparada para atendê-las com serviços de qualidade.
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que podemos colocar em prática para a sua clínica!