SBCO: case de sucesso de marketing para Sociedade de Especialidade Médica

SBCO: case de sucesso de marketing para Sociedade de Especialidade Médica

Visibilidade e reconhecimento da cirurgia oncológica com a população.

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+150 palavras
na posição zero do Google

Atualizado 19/07/2023

marketing business to business (B2B) conta com algumas características próprias que fazem com que essa estratégia seja desafiadora para as instituições de saúde que focam em outras empresas ou clínicas.

Nós temos ampla experiência nesse segmento e contamos com diversos cases de sucesso. Um deles é Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Essa instituição é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é agregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer, além de promover educação médica continuada e disseminar conhecimento sobre o câncer.

A SBCO é considerada a “casa” dos médicos e profissionais de saúde envolvidos na gestão global dos pacientes cirúrgicos com câncer no Brasil. Ela está sempre em busca da disseminação de conhecimento e tem como meta criar regionais por todo o interior do país, unindo os profissionais que trabalham nessa área.

Essa sociedade médica é nosso cliente desde 2021. Desde então, criamos estratégias de marketing business to business para aumentar a reputação da instituição, conquistar novos membros e ter um impacto real na sociedade de forma geral. Continue lendo para saber mais sobre essa parceria e confira os principais resultados.

A parceria com a E-saúde

Com o objetivo principal de conscientizar a população sobre a existência e a importância do cirurgião oncológico, a SBCO firmou uma importante parceria com a E-saúde. Além do objetivo central, também nos encarregamos da missão de atingir objetivos secundários, tais quais:

  • ampliar a visibilidade para os cirurgiões oncológicos;

  • aumentar a visibilidade nas mídias sociais;

  • captar novos membros e

  • criar um site totalmente repaginado.

Para isso, trabalhamos com diferentes estratégias visando atingir cada uma dessas metas. As principais ações foram:

  • criação de conteúdos para blog, com o uso de técnicas de SEO conforme as palavras-chave listadas;

  • criação de posts para redes sociais;

  • criação e disparo de e-mail marketing;

  • produção de vídeo e

  • gestão de mídia paga.

Confira aqui a edição do Podcast F5 E-saúde em que os nossos clientes da SBCO contam sobre a experiência do trabalho de marketing digital para Associações e Sociedades de Especialidade da Saúde:

Novo site

A criação de um site foi uma das primeiras mudanças realizadas para a SBCO. Nós criamos páginas modernas, dinâmicas, atrativas e com interface intuitiva para os membros e usuários. Além disso, facilitamos o acesso aos especialistas para a população.

Para melhorar o ranqueamento, criamos um site relevante, informativo e adequado para todos os dispositivos e às melhores práticas de SEO.

O projeto saiu do papel em 2021 e, desde então, alcançamos ótimos resultados por meio das estratégias de marketing business to business.

Em 2023, atingimos um pico de 100 mil acessos mensais, um crescimento incrível com relação ao ano anterior. Como consequência, a presença digital foi fortalecida em diversos locais do Brasil.

Estratégia de marketing business to business

A estratégia de marketing business to business tem dois enfoques: a criação de conteúdo educacional para a sociedade e a atualização sobre eventos científicos para os membros. Para isso, usamos as seguintes estratégias:

Criação de conteúdo

Para atingir os objetivos, os conteúdos sempre são otimizados com palavras-chave relevantes e com temas que aumentem o alcance da instituição.

Destaque no Google

De acordo com o Semrush, ferramenta que permite a visualização e monitoramento de resultados do marketing digital, há 154 conteúdos que estão na posição zero do Google, o snippet. Abaixo um exemplo de Snippet rankeado:

A estratégia de conteúdo representa mais de 74 mil usuários mensais e uma economia de R$52 mil por mês, caso o resultado alcançado dependesse da criação de anúncios.

Mídias sociais

No início da nossa estratégia de marketing business to business, readequamos todos os conteúdos das redes sociais para seguir um novo padrão. Nós elaboramos um planejamento de mídias personalizado para cada cliente. Dessa forma, é possível criar uma comunicação assertiva e direcionada para o público que a SBCO deseja atingir.

Além de oferecer conteúdo de qualidade, as mídias sociais também são um canal importante de comunicação entre a instituição e seu público, contribuindo para aumentar sua visibilidade e construir uma relação próxima e de confiança com novos membros e a sociedade em geral.

Ao longo dos meses, tivemos ótimos resultados:

Facebook

Em 2022, cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil tiveram acesso aos conteúdos da fan page da SBCO que são planejados, criados e publicados por nós, esse valor equivale a um aumento de 30,2% em relação a 2021. Além disso, foram mais de 12 milhões de impressões nos conteúdos da página do Facebook da SBCO, um aumento de 182,7% comparado ao ano anterior. Atualmente, há mais de 20 mil curtidas na página.

Instagram

Já no Instagram, conseguimos conquistar mais de 9 mil novos seguidores. Um destaque importante da SBCO em 2022 foi o total de 64.628 visualizações em conteúdos para o REELS. Além disso, o perfil da SBCO teve um alcance de mais de 1 milhão e meio de contas em 2022. Dessa forma, há mais curtidas, comentários e ações a partir dessa rede social.

A parceira entre nós e a SBCO já trouxe ótimos resultados, mas seguimos firmes em todas as otimizações dessa estratégia de marketing business to business para manter as conquistas e trazer ainda mais resultados para nossos clientes. Temos certeza que por meio do nosso planejamento será possível aumentar ainda mais as visitas orgânicas, o número de membros e a quantidade de seguidores nas redes sociais.

Quer entender mais sobre a estratégia e os resultados alcançados? Assista o episódio #42 do nosso podcast F5 Esaude!

Se você também deseja ter esses resultados na sua instituição de saúde, conte conosco. Somos uma agência especializada em marketing de saúde e podemos criar a melhor estratégia digital para você.

Entre em contato para falar com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar você!

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Quer conferir mais cases de sucesso como esse? Acesse nossa página e leia mais.

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