Facebook Pixel 13 apps médicos que não podem faltar no seu celular - E-saúde

Artigo

13 apps médicos que não podem faltar no seu celular

Publicado em 20.04.2017

13 apps médicos que não podem faltar no seu celular

Com o aprimoramento dos aparatos tecnológicos em todas as áreas profissionais, o segmento de saúde também não poderia ficar de fora. Pelo, contrário, foi um dos mais beneficiados com os apps médicos. Cada vez mais os avanços da tecnologia beneficiam a medicina em diversos aspectos, seja em exames, laudos, agendas, atendimento e contato com os pacientes, gestão financeira e de equipe em saúde, dentre muitos outros.

Estas tecnologias, muitas vezes, estão presentes na forma de apps médicos, que facilitam o dia a dia destes profissionais. Continue lendo este artigo e conheça os principais deles!

13 Apps médicos que não podem faltar no celular

A tecnologia, definitivamente, facilita muito a vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. É praticamente impossível, hoje, enxergar-se sem a instantaneidade do WhatsApp, as conexões do Facebook, ou, ainda, vivendo em um mundo sem as respostas imediatamente fornecidas pelo Google, a cada pequena dúvida que temos. E por que não aproveitar essa facilidade para aprimorar um serviço? Para médicos e gestores de clínicas, vale (e muito) experimentar aplicativos da área.

Neste sentido, selecionamos os melhores apps médicos, para você começar a utilizar o quanto antes em sua clínica!

1. Medscape

O Medscape é um aplicativo que todos os médicos deveriam ter em seu smartphone. Além de conter informações sobre todas as doenças conhecidas, com diagnósticos, tratamentos, exames, dentre outras informações, há, ainda, uma seção com notícias sempre atualizadas do mundo da medicina.

Este app já contabiliza mais de cinco milhões de usuários no mundo todo, e é reconhecido pelo FDA (Food and Drugs Administration), o órgão americano que controla medicamentos e alimentos.

2. Whitebook Clinical Decision

Outro app fantástico para o dia a dia dos médicos é o Whitebook. Atualmente, mais de 100 mil usuários cadastrados em todo o Brasil possuem uma infinidade de informações extremamente úteis, tanto para suporte clínico quanto terapêutico. O banco de dados é offline e pode ser baixado tanto em celulares Android quanto em sistemas IOS.

3. Evernote

Esse é um aplicativo que não foi pensado especificamente para a área médica. Mas ele atende muito bem às necessidades cotidianas dos profissionais de saúde. Nele, é possível organizar notas, apresentações, imagens, fluxogramas e muitas outras informações da maneira que o usuário desejar. Todo o conteúdo fica disponível offline. O app é compatível com desktop, IOS e Android.

4. Epocrates

O Epocrates é um app médico que tem um grande acervo de informações importantes. Apenas uma parte delas está disponível para download gratuito e, para ter acesso ao banco de dados completo, é necessário pagar. Além dos dados relativos aos medicamentos, a ferramenta também auxilia em funções como cálculo do IMC, LDL, anion gap e osmolaridade sérica, dentre outras funções.

5. World Health Organization WHO

O app da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) é bastante recomendado para os profissionais que desejam estar por dentro das principais novidades da área da saúde, em âmbito mundial. Atualizações sobre pandemias, medicações e pesquisas estão disponíveis (mas apenas em inglês!) nas plataformas IOS e Android.

6. Genéricos BR

Esse é um dos aplicativos médicos mais baixados no Brasil. O grande número de fabricantes e possibilidades de medicações pode confundir até o mais experiente dos médicos. Com o intuito de agilizar a vida dos profissionais, esse aplicativo lista as opções de genéricos com base nos nomes populares das medicações. Disponível para Android e IOS.

7. Figure 1

Figure 1 é um aplicativo de mídia social, similar ao Instagram. Já conta com mais de um milhão de usuários, em nível mundial. O objetivo do app é a troca de informações sobre casos clínicos, com envio de fotos e exames, feitos de forma ética, com responsabilidade e privacidade. Há uma equipe do próprio app que faz uma seleção de casos, excluindo todos os dados que possam identificar o paciente antes de ir ao ar.

8. Doctoralia

Esse app é bastante utilizado por médicos e pacientes. Os pacientes podem utilizar o Doctoralia para lembrar as datas e horários de consultas e retornos. Já o profissional pode usá-lo como agenda diária, o que facilita o dia a dia de trabalho. Ele é em português e tem integração com outro app muito popular na área médica, o iClinic. Possui versão para Android e iOS.

9. Dr. Cuco

O Dr. Cuco é um dos apps médicos de lembrete de medicamentos que conta com conceitos de gamification e inteligência artificial. O objetivo do app é melhorar a experiência de tratamentos médicos na vida de pacientes.

Com Dr. Cuco, o médico pode prescrever um tratamento e o aplicativo faz a conversão da prescrição em lembretes úteis para que o paciente seja estimulado a segui-lo até o final. Pode ser usado em smartphones e possui também plataforma para a web.

10. Clinicalc

A CliniCalc é uma calculadora médica que possui uma grande variedade de utilidades muito bem organizadas. Com ela, é possível fazer cálculo de déficit hídrico, manejo de infusão, verificar a taxa de produção urinária, variação no sódio, dentre outras necessidades. Possui, também, a escala de coma de Glasgow, tanto a clássica quanto a pediátrica, bem como o cálculo da área corporal.

11. Touch Surgery

O passo a passo das cirurgias podem ser seguidos neste app. Sua qualidade gráfica é destaque e representa uma ajuda excelente para acadêmicos e residentes de cirurgia. Apendicectomia, colecistectomia, implante de próteses mamárias, colectomia e vários outros procedimentos podem ser aprendidos no app.

12. Prognosis

O Prognosis é um jogo que avalia o desempenho do médico frente a um caso clínico. Com muitas informações, o app é totalmente gratuito. Há mais de trezentos casos de praticamente todas as especialidades médicas. A discussão é muito boa e é colaborativa, tendo um fórum para cada um dos casos. Vale lembrar que o app é todo em inglês.

13. Calculate by QxMD

O Calculate by QxMD disponibiliza os melhores conteúdos científicos na área da medicina de maneira simplificada, para acessos rápidos. O app está disponível em inglês para IOS, Android e Windows 10, e reúne informações de áreas como cardiologia, nefrologia, neurologia, cirurgia geral, dentre muitos outros.

Gostou desta matéria sobre apps médicos e quer indicar este conteúdo para os seus colegas? Ou tem algum que não está aqui e considera útil? Compartilhe com a gente através do Facebook, Instagram ou aqui pelo site, na aba contato. 🙂

As tendências do design para 2014

Artigo

As tendências do design para 2014

Como utilizar o Instagram profissionalmente na área da saúde

E-book

Como utilizar o Instagram profissionalmente na área da saúde

Receba nosso conteúdo VIP