A importância do e-mail marketing estratégico para seu negócio de saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
25 de julho de 2024
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A importância do e-mail marketing estratégico para seu negócio de saúde

Quando falamos em ações de divulgação no ramo da saúde, citamos as redes sociais, anúncios, Youtube e site. Porém, não podemos nos esquecer de algo essencial: o e-mail marketing estratégico.

Afinal, esse é um meio de comunicação extremamente difundido. Segundo dados da plataforma Statista, em todo o mundo, 4,26 bilhões de pessoas usam e-mail, em referência ao ano de 2022. Até 2026, a estimativa é que o número aumente para 4,73 bilhões.

Ainda de acordo com a Statista, o comércio gerado por essa ferramenta, em 2023, gerou receitas de US$ 8,3 bilhões. Para 2028, espera-se que o valor evolua para US$ 18,9 bilhões.

Com levantamentos assim, não podemos deixar de considerar o e-mail marketing estratégico, não é mesmo? Então, preparamos este material para explicar sobre esse recurso. Continue lendo e confira!

Quais os benefícios de investir em e-mail marketing estratégico?

Pelo mesmo fato do e-mail ser bastante utilizado, surge o benefício de poder atingir diretamente com a mensagem elaborada o seu paciente ou o público que você gostaria que conhecesse a sua instituição de saúde.

Nas redes sociais, por exemplo, especialmente nos conteúdos orgânicos, não é possível saber com certeza que tipo de pessoa irá ver as publicações. Já por e-mail, você possui uma lista de quem recebeu as informações encaminhadas.

Além disso, há a possibilidade de se aprofundar mais no assunto que quer abordar, utilizando textos, imagens, gifs e links. Isso permite criar um relacionamento mais próximo com seus pacientes. Essas pessoas também irão dedicar maior atenção ao conteúdo que você enviou. Enquanto nas redes elas “rolam” o feed com agilidade e podem nem perceber o seu post, no e-mail, as chances de abrir e ler o conteúdo são maiores.

Algumas precauções

É tentador saber que é possível atingir o público-alvo da clínica ou hospital de forma tão certeira. Porém, para que o e-mail marketing estratégico seja realmente eficaz, também é preciso ter bom senso e não ser invasivo.

Estamos falando de mandar mensagens que sejam realmente úteis para seus pacientes. Então, é essencial conhecê-los bem e fazer uma organização dos contatos. Por exemplo, em uma clínica de cardiologia, não adianta mandar dicas de como controlar a diabetes para aquele grupo que faz tratamento contra hipertensão.

Tenha cuidado ainda no momento de solicitar os e-mails dos pacientes. Pergunte a cada um se está de acordo em conceder esse dado e se aceita receber mensagens. Isso é de grande importância para não ferir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O que enviar no e-mail marketing estratégico?

Após conhecer as precauções que irão promover maior qualidade ao envio do seu e-mail marketing estratégico, chegou o momento de definir o conteúdo da mensagem. Confira as nossas sugestões abaixo.

Dicas de saúde

Com o e-mail, você pode reforçar a lembrança da sua instituição na mente do paciente e mostrar a sua preocupação com o bem-estar dele. Para isso, conteúdos com dicas de saúde são recomendados.

Como mencionamos anteriormente, vale separar as pessoas em grupos de acordo com cada necessidade. Assim, você enviará mensagens que se adequem aos interesses dos pacientes.

Você estará ajudando a manter os cuidados rotineiros e, quando precisarem de um novo atendimento, eles se lembrarão da sua instituição.

Avisos de retorno

É interessante utilizar o e-mail marketing estratégico para facilitar o dia a dia do paciente, com avisos das consultas de retorno, datas para refazer exames periódicos e cuidados sazonais, como vacina contra a gripe no inverno, por exemplo.

São ações simples, mas que irão reforçar o seu posicionamento de figura aliada e autoridade nos cuidados com a saúde. Você pode aprender mais a respeito desse encantamento e fidelização de pacientes no podcast que preparamos sobre o assunto. Clique aqui e ouça.

Datas comemorativas

Não podemos nos esquecer das datas comemorativas. Afinal, quem não gosta de receber uma mensagem legal nesses momentos? Por isso, aproveite para enviar felicitações nos aniversários ou celebrar dias importantes, como Natal e Ano Novo.

Use o e-mail marketing estratégico para divulgar novidades

Chegou um especialista novo para compor a equipe? Foi feito um investimento em um equipamento importante? A instituição passou por reformas? Conte as novidades aos seus pacientes por e-mail e mostre que a empresa está em constante evolução!

Seja atrativo

Após conhecer as ideias de conteúdo, vale ressaltar que, não importa qual seja o tema, é necessário criar um e-mail atrativo. Portanto, pense em um título que chame a atenção, use textos mesclados com imagens e uma identidade visual correspondente aos outros materiais da sua instituição.

O objetivo é claro: fazer com que a pessoa abra a mensagem e leia, absorvendo o que você quer transmitir. E-mails que são descartados rapidamente se tornam apenas prejuízo para os profissionais e um incômodo a quem recebe.

Tenho que encaminhar cada e-mail?

Um dos empecilhos que costuma surgir na mente dos gestores de instituições de saúde envolve o trabalho que seria enviar mensagem por mensagem. Porém, não é preciso fazer isso! Há a possibilidade de automatizar os envios.

Existem ferramentas que fazem essa automação, em que você pode definir qual conteúdo será enviado para os diferentes grupos de pacientes, em quais dias e horários. Também é possível analisar as métricas, como a taxa de abertura e cliques nos links adicionados.

Dessa forma, você terá dados para verificar a eficácia do seu e-mail marketing estratégico e poderá fazer as mudanças necessárias para tornar essa ação mais assertiva, de acordo com seus objetivos.

Precisa de ajuda com o e-mail marketing estratégico?

Você gostou de descobrir como o e-mail marketing estratégico contribui com a divulgação dos serviços de saúde? Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, venha conversar com o time de especialistas da E-Saúde. Entre em contato e iremos ajudar no que for preciso!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
25 de julho de 2024
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