O que o marketing digital em saúde tem a ver com humanização e tecnologia?

O que o marketing digital em saúde tem a ver com humanização e tecnologia?

Atualizado em: 02/08/2023 | Publicado em: 23/08/2021

Em um primeiro olhar, marketing digital, humanização e tecnologia podem parecer universos completamente distintos e sem nenhuma relação. O que você pode não saber é que aliar essas três estratégias de maneira assertiva pode trazer diversas vantagens competitivas para sua instituição de saúde.

O marketing digital é um dos maiores aliados para atrair, encantar, converter e fidelizar pacientes. Quando você alia humanização e tecnologia em suas ações de marketing, fica muito mais fácil conectar-se com pacientes e potenciais pacientes de maneira aprofundada. E isso irá refletir nos resultados do seu negócio!

Marketing digital para área da saúde

Segundo Philip Kotler, o “papa do marketing”, o marketing digital envolve ações de comunicação que empresas e profissionais utilizam para divulgar e comercializar seus produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com os seus públicos, utilizando os meios digitais.

No campo da saúde, melhorar a imagem ou aumentar o fluxo de negócios de uma instituição requer estratégias diferentes daquelas utilizadas nas vendas da grande maioria das empresas de outros segmentos.

O marketing digital deve assumir um papel educador e informativo, afinal não estamos falando simplesmente de um produto, mas sim sobre saúde, nosso bem mais precioso. É preciso que haja responsabilidade sobre cada mensagem transmitida, escolha criteriosa dos meios e cuidados com os aspectos éticos de cada conteúdo.

Marketing digital humanizado?

O marketing na saúde precisa ser humanizado. Ou seja, precisa ter em vista o ser humano e suas necessidades por detrás das ações definidas. O foco deve ser prioritariamente o paciente, buscando compreender a fundo suas necessidades mais profundas, principalmente educacionais, para que ele consiga entender melhor sua condição de saúde.

Um dos principais elementos humanizantes é justamente a educação do paciente. A missão do marketing digital para a área da saúde deve ter como prioridade levar informação relevante e de qualidade para que cada paciente possa participar ativamente de todas as decisões relacionadas à sua própria saúde.

Marketing digital e as ferramentas tecnológicas

O marketing na saúde também precisa utilizar tecnologia. Precisamos conhecer as ferramentas atuais para chegar da melhor forma até o paciente. Para isso, é importante utilizar integrações, BI e ferramentas que possam otimizar processos e potencializar o relacionamento com o paciente de maneira adequada.

As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas para conhecer e se relacionar com os pacientes. No primeiro caso, os dados coletados por meio de ferramentas específicas fornecem importantes insights sobre seu paciente ideal, mapeando suas dores, valores, necessidades e outros aspectos relevantes.

No relacionamento, a tecnologia auxilia as instituições a se manterem sempre próximas e atuando de maneira personalizada com cada paciente, visando a construção de relações duradouras.

De maneira prática: ações que aliam marketing, humanização e tecnologia

Antes da consulta

Visibilidade: estratégias para ampliar a visibilidade e para entregar conteúdo relevante para a sociedade como um todo (Google, SEO, blog, mídias sociais, vídeos).

Relacionamento: materiais para download, testes online, vídeos/cursos rápidos para entender o interesse e depois se relacionar com o paciente, pré-agendamento online, contato via WhatsApp com ou sem chatbot (email, fluxos de nutrição, chatbot).

Pré-consulta

Vídeos e mensagens pré-consulta/exame com instruções, enviadas via email ou WhatsApp, campanhas temáticas.

Elementos mais tradicionais, como a qualificação do time de atendimento (recepção, saúde, etc), qualidade do ambiente.

Pós consulta

Nutrição de emails com base no atendimento, disponibilização de informações educacionais e canais de contato.

Pesquisa de satisfação, estímulo a avaliações positivas.

Se o marketing digital já é uma tendência, humanização e tecnologia na área da saúde são tão importantes quanto as estratégias digitais. Como vimos, cada área possui um papel de grande relevância para as instituições médicas. Quem não aliar os três elementos, deixa de dialogar com o paciente moderno e acaba ficando para trás no mercado.

 

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Autor:
É a CEO da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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