Se você ainda não começou a fazer o planejamento estratégico de marketing para a sua instituição de saúde, chegou a hora de mudar isso! Apenas por meio da elaboração de um plano detalhado, a sua clínica poderá alcançar os resultados desejados e aumentar a reputação na sua área.
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Mas, para isso, é necessário entender quais são as melhores estratégias para a área da saúde, assim como ficar por dentro das tendências que irão revolucionar o mercado.
É exatamente esse o objetivo deste artigo. Nele, falamos sobre tudo que você precisa para fazer o planejamento estratégico de marketing para 2023 focando na sua instituição de saúde. Continue lendo e confira!
Como fazer um planejamento estratégico de marketing?
Para criar um bom planejamento estratégico de marketing para a sua instituição de saúde, o primeiro passo é entender realmente como está o seu negócio no momento. Quais são seus pontos fortes? O que ainda precisa ser melhorado? Como está sua relação com os pacientes? Quais são suas fontes de renda? Essas são apenas algumas das muitas perguntas que devem ser feitas.
Aqui, na e-Saúde, nós sempre recomendamos para os nossos clientes o uso do Business Model Canvas, uma ferramenta que permite a visualização de tudo que é mais relevante para a empresa.
Saiba mais: Business Model Canvas para seu negócio de saúde
Através dessa ferramenta você conseguirá entender quais são as ações mais relevantes para o seu negócio. Se você perceber que a sua comunicação com os seus pacientes está muito limitada, por exemplo, vale a pena se esforçar para estar em mais canais e otimizar isso. Já se notar que um serviço deveria ser uma fonte de renda maior, pode ser uma boa ideia focar nele para criar conteúdos.
Tudo dependerá diretamente do momento atual da sua instituição de saúde e, claro, dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Quais são as principais ações e tendências de planejamento estratégico de marketing?
Como mencionado acima, nem todas as instituições de saúde devem investir nas mesmas ações no seu planejamento estratégico. Essa decisão deve se basear em informações reais, após a devida análise do negócio.
Mas, de forma geral, há algumas estratégias utilizadas por grande parte das empresas e podem trazer ótimos resultados para você. Confira abaixo quais são elas.
Aproveite e assista também o episódio do F5-E-saúde em que falamos sobre as tendências do marketing digital na área da saúde em 2023:
Produção de artigos
Você sabia que, de acordo com o Minha Vida, empresa especializada em saúde, 94% dos brasileiros procura informações sobre saúde na internet? Isso quer dizer que milhares de pesquisas são realizadas diariamente no Google sobre sintomas, doenças, diagnósticos, exames, tratamentos e outros temas relacionados a sua atuação.
Isso abre muitas oportunidades para quem estiver disposto a criar artigos bem escritos, com informações relevantes e com as melhores práticas possíveis para alcançar a primeira página desse buscador. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre isso.
Redes sociais
As redes sociais cada vez mais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 159 milhões de pessoas usam esses canais diariamente no nosso país.
E o uso vai além de ver e engajar com os amigos, os usuários também utilizam esses aplicativos para buscar informações, ficarem atualizados e seguir marcas que se interessam, incluindo as instituições de saúde.
Por isso, uma boa ideia é estar presente nesses canais e produzir conteúdos que vão além do comercial. Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre isso.
Leia mais: Social media para instituições de saúde: tudo que você precisa saber!
Vídeos
Os vídeos são grandes tendências no planejamento estratégico de marketing e podem ser publicados em sites próprios para isso, como o YouTube, nas redes sociais, como TikTok e Instagram, e também incorporados em artigos, como fizemos acima.
De acordo com pesquisa realizada pela Wyzowl, empresa especializada em mascotes digitais, 66% das pessoas preferem ver um vídeo ao invés de consumir:
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artigos;
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palestras;
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webinares;
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infográficos e
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e-book.
Saiba mais sobre a importância dos vídeos e veja como utilizá-los na nossa live completa sobre o tema.
Além dessas ações, existem outras ações que são ótimas ideais para o seu planejamento estratégico de marketing. Essas tendências, por exemplo, elencadas pela HubSpot, plataforma de marketing, vendas e atendimento ao cliente, prometem trazer ótimos resultados em 2023:
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uso de chatbots para otimizar o atendimento;
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conteúdos interativos;
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parceria com influenciadores;
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podcasts e
Entenda o seu negócio e aproveite as nossas dicas para explorar ao máximo as estratégias de marketing e ter ótimos resultados em 2023.
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