Business Model Canvas para seu negócio de saúde

Business Model Canvas para seu negócio de saúde

Atualizado em: 20/07/2023 | Publicado em: 27/10/2022

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a trazer mais clareza para o seu modelo de negócio e organizar as ideias para centralizar o que é importante para os processos e para a criação de campanhas de marketing. Hoje vamos te contar um pouco mais sobre o Business Model Canvas.

Essa linguagem serve para visualizar, descrever, avaliar e alterar modelos de negócios. Um método simples que pode trazer diversos benefícios para as instituições da área de saúde.

Continue lendo para saber mais e entenda como utilizar essa ferramenta para aumentar o número de pacientes, entender os seus diferenciais no mercado e ter em mãos todas as informações relevantes para a sua empresa.

O que é Business Model Canvas?

Business Model Canvas é uma ferramenta criada pelo suíço Alexander Osterwalder durante a sua tese de doutorado. O objetivo era criar um elemento gráfico que incentivasse a prototipação, a inovação e a criação colaborativa.

Ele aproveitou que as redes sociais estavam começando a crescer e inspirou-se nas interações entre os usuários para pedir contribuições para o seu trabalho. Dessa forma, essa ferramenta contou com colaborações de mais de 200 consultores de todo o mundo.

Assim, foi possível criar um modelo que permite a visualização de todos os pontos importantes de um negócio em apenas uma página, eliminando a necessidade de escrever ou ler um documento com diversas informações para entender como a empresa atua, seus diferenciais e mais características importantes.

Vale ressaltar que mais detalhes sobre a criação de Alexander Osterwalder podem ser encontrados no livro que o próprio autor escreveu: Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios.

Como utilizar o BMC em uma instituição de saúde?

A utilização do Business Model Canvas traz diversos benefícios para as instituições de saúde, os principais estão relacionados com:

  • Compreensão do posicionamento atual;

  • Identificação de novas possibilidades;

  • Melhora do modelo de gestão para trazer mais valor.

Quer saber como fazer o gerenciamento do seu negócio focando no valor em saúde? Dê play na nossa live e saiba mais sobre o assunto.

A utilização do Business Model Canvas é bem intuitiva, basta preencher os blocos na ordem correta. Confira nossas dicas para isso e veja como iniciar a implementação da estratégia.

Segmento de clientes

O primeiro bloco que deve ser preenchido no Canvas é o que fala sobre as pessoas que a sua instituição atende.

Aqui você deve falar sobre as características em comum entre essas pessoas, identificando as que fazem realmente sentido para o seu modelo.

Se você é uma clínica popular, por exemplo, o atendimento foca nas massas. Já no caso de profissionais com sub-especialidade, os pacientes serão mais específicos. Também há a possibilidade de ser um público misto, tudo depende dos serviços ofertados.

Proposta de valor

O que faz o seu paciente ir até a sua instituição? Qual é o valor que você cria dentro do seu segmento?

Se você não sabe exatamente qual é a resposta dessas perguntas, é fundamental que você questione seus pacientes e entenda qual o motivo os leva a escolher sua empresa. De forma geral, a resposta estará relacionada com um desses fatores:

  • preço cobrado;

  • técnica cirúrgica diferenciada;

  • equipamentos mais modernos;

  • indicação;

  • reputação e autoridade;

  • redução de risco;

  • localização e

  • qualidade do atendimento.

Canais

Liste neste bloco todos os canais utilizados pelo seu negócio para se comunicar com os seus pacientes, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Normalmente, envolverá telefone, redes sociais, site, WhatsApp, e-mail e outros canais digitais.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente no Business Model Canvas fala sobre o tipo de relação que sua empresa tem com os seus pacientes. Na saúde, costuma ser mais próxima e pessoal, podendo ser apenas pontual ou por longos períodos, nos casos de doenças crônicas.

Fontes de receita

Avalie quais são os serviços que geram receita para o seu negócio, avalie também a real contribuição de cada um deles para o orçamento da sua instituição de saúde. Assim, você entenderá quais são os exames, procedimentos ou consultas que mais têm relevância para o seu orçamento.

Além disso, este bloco permite a análise da estratégia de precificação atual.

Recursos principais

Liste todos os recursos relevantes para o seu funcionamento do seu negócio, como os equipamentos, as pessoas, os parceiros e o local físico.

Atividades-chave

Esse bloco é uma versão mais refinada da fonte de renda, onde deve ser detalhado tudo que está relacionado com a solução dos problemas dos seus pacientes. Liste todas as ações tomadas que impactam no atendimento, no diagnóstico ou no tratamento.

Principais parcerias

Assim como o nome já sugere, as parcerias do Business Model Canvas devem centralizar todos os aliados do seu negócio, como os parceiros de indicação, seus fornecedores e possíveis competidores que atuam de forma conjunta a você.

Estrutura de custos

Assim como foi feito com a receita, liste os seus custos e analise o impacto que eles têm no orçamento. Dessa forma, você consegue identificar o que tem maior impacto no lucro e buscar maneiras de minimizar os custos desnecessários.

Agora que você já sabe tudo o que precisa, que tal implementar o Business Model Canva? Para isso, você pode imprimir um modelo pronto na Internet ou utilizar alguma ferramenta, como a do Sebrae ou do Endeavor.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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