Apostamos que, quando precisa pesquisar algo, você clica logo nos primeiros links que aparecem. Só nas situações em que não encontra nada que você se aventura na segunda página de resultados das ferramentas de busca, não é mesmo? É por isso que várias empresas, que investem em marketing digital, buscam como aparecer no topo do Google.
Índice
Uma pesquisa da Backlink, instituição especializada em SEO, mostrou que o link do primeiro resultado da pesquisa atrai cerca de 27% do tráfego, ou seja, dos usuários. Já para o segundo link, essa taxa cai para 15%. Do sétimo em diante, é de apenas 4%.
Percebeu como é importante estar no topo? Quando uma sociedade médica se esforça para alcançar isso, ela pode atingir mais os médicos interessados na especialidade, divulgar melhor os eventos e serviços oferecidos pela sociedade, ou pela especialidade médica de maneira geral, além das chances de conquistar novos membros ou associados.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este material!
Como aparecer no topo do Google de acordo com as exigências da plataforma
Para aparecer no topo, é preciso se dedicar à sigla que mencionamos acima: SEO. Ela significa Search Engine Optimization ou “Otimização para os motores de busca”. Basicamente, são as técnicas que o Google utiliza para verificar qual site é relevante e merece ser o primeiro na lista após uma pesquisa.
O responsável por fazer isso é o Googlebot, um robô indexador que rastreia link por link, fazendo a avaliação dos bons hábitos de SEO empregados nas páginas. Como agradar esse robô? Vamos mostrar em seguida. Acompanhe!
Use palavras-chave
A resposta mais básica, quando a pergunta é como aparecer no topo do Google, é a necessidade de utilizar palavras-chave. Estamos falando dos termos que fazem sentido com o objetivo da estratégia de marketing da sua sociedade de especialidade médica.
Por exemplo: um paciente interessado em infectologia e que mora em São Paulo irá pesquisar na ferramenta de busca “infectologia São Paulo”. Então, essas são as palavras-chave a serem utilizadas no site e que irão promover maiores chances de que o Googlebot coloque a página no início dos resultados. Isso possibilita que você tenha no site da Sociedade, uma listagem com os membros associados, possibilitando a eles uma maior visibilidade pelos pacientes que buscam esse profissional.
Leia também: Estratégia de marketing digital em saúde – como lidar com as diversas especialidades?
O conteúdo precisa ser relevante
Não adianta usar excessivamente as palavras-chave e não produzir um conteúdo que irá interessar o público que você deseja atingir. O Google irá perceber isso e prejudicar no ranqueamento.
Portanto, dentro do site, tenha páginas com informações úteis, que expliquem o trabalho da sua sociedade médica, os membros, formas de se inscrever, missão, visão, valores, notícias, entre outros textos, vídeos, gráficos e materiais multimídia. Também é importante ter um blog associado ao site, a fim de produzir conteúdos mais extensos e com uso de diversas palavras-chave que se relacionem à atuação do grupo.
Ajude o leitor a “respirar”
A respeito da produção de conteúdo, precisamos deixar um alerta: tenha cuidado com textos muito técnicos e longos, como artigos científicos. O melhor é apostar em conteúdos com linguagem simples, pois o paciente quer ler algo de fácil entendimento.
Também coloque intertítulos, imagens e faça parágrafos pequenos para que o leitor consiga “respirar”. Ou seja, é essencial que a leitura não fique tensa e cansativa.
Não se esqueça ainda de colocar os links das fontes das informações. É nesse momento que você poderá linkar os artigos científicos.
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Trabalhar as imagens também é uma forma de como aparecer no topo do Google
As imagens também merecem atenção nas técnicas de SEO. Não basta apenas adicionar uma foto no meio do texto. Na verdade, ela precisa ter qualidade e uma legenda que use a palavra-chave. Além disso, é necessário que o nome do arquivo seja fácil de ler e que tenha um alt text, que é o pequeno texto que aparece quando passamos o cursor em cima da foto.
Outros bons hábitos de SEO
Uma boa estratégia de SEO é feita de pequenos detalhes, mas que são fundamentais. Por exemplo: é importante que os textos do blog sejam assinados. Isso promove maior autoridade e o Googlebot irá perceber.
Mais alguns itens são:
- coloque a palavra-chave na URL, o link de acesso ao material;
- adapte o site para ser visto em diversas telas, como no celular;
- trabalhe para que a página seja rápida de carregar;
- use links internos e externos nos conteúdos;
- no blog, não publique textos menores do que 500 palavras.
É possível atingir o topo!
Pode parecer muito difícil chegar ao topo do Google e receber uma alta quantidade de tráfego, mas não é. Na E-Saúde, contribuímos com muitos cases de sucesso nas estratégias de SEO!
Confira na seguinte live a história de uma sociedade médica que, em dois anos, recebeu mais de um milhão de visitas em seu site.
Conte com a ajuda de especialistas
Você percebeu que as estratégias de como aparecer no topo do Google são cheias de detalhes e requerem muita atenção. Isso porque nem mencionamos as partes técnicas de programação de sites!
Portanto, o melhor a se fazer é contar com o auxílio de especialistas em SEO e também que conheçam as diretrizes do marketing médico. Afinal, é preciso respeitar as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), assim como manter a página sempre atualizada.
Na E-Saúde, contamos com uma equipe capacitada para esse trabalho e, como o nosso próprio nome diz, somos focamos no mercado da saúde. Entre em contato se buscar resultados na sua estratégia.