SEO para YouTube: tudo o que você precisa saber para otimizar seu canal

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
12 de maio de 2022
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SEO para YouTube: tudo o que você precisa saber para otimizar seu canal

Usar técnicas de SEO para YouTube, possibilita que mais pessoas encontrem seu canal e, consequentemente, aumenta as chances de atrair um possível paciente para seu consultório ou instituição de saúde. Afinal, tão importante quanto gravar bons vídeos para os seus pacientes é otimizá-los para os mecanismos de busca.

Caso você não saiba muito bem o que é SEO, nós explicamos: é o termo para Search Engine Optimization, que reúne um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o posicionamento do seu conteúdo após uma pesquisa.

Isso quer dizer que, quando essas estratégias são utilizadas adequadamente, o seu vídeo pode aparecer nos primeiros resultados, logo depois que o futuro paciente buscar sobre o assunto daquele material no YouTube.

Ficou interessado em fazer isso, mas não sabe como começar? Não se preocupe: continue lendo e confira a explicação que preparamos sobre SEO para YouTube.

Para começar, conheça seu público

Em qualquer estratégia de marketing, é essencial conhecer quem é seu público antes de produzir os materiais. Isso não é diferente no trabalho se SEO para YouTube e, portanto, faça uma pesquisa sobre o que os seus pacientes desejam e precisam conferir no seu canal.

Por exemplo: em uma clínica de cirurgia plástica, analise os procedimentos mais procurados, as dúvidas comuns e as queixas frequentes. Com isso, logo surgirão ideias de assuntos para gravar os vídeos conforme os interesses das pessoas que se interessam pelos cuidados que a instituição oferece.

Você pode aprender mais sobre a produção desses materiais no programa de podcast que preparamos a respeito do assunto. Clique aqui e confira.

Vale a pena investir no YouTube?

Você continua em dúvida se realmente precisa colocar o YouTube nas suas ações de divulgação? A resposta virá com a investigação sobre o perfil do seu público e se ele gosta de consumir conteúdos por essa plataforma.

Contudo, saiba que o YouTube possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos, segundo o ranking Alexa, um levantamento da plataforma Cuponation. O Brasil é o terceiro país que mais acessa essa rede de vídeos.

Melhores técnicas de SEO para YouTube

Assim como existem muitos critérios para melhorar o ranqueamento no Google, a mesma situação ocorre com o YouTube. Há diversas práticas que fazem com que o vídeo seja visto como mais relevante, aumentando as chances de ele aparecer nos primeiros resultados.

Veja a seguir quais são as principais técnicas que podem ser utilizadas e que farão toda a diferença na sua estratégia de marketing digital.

Use palavras-chave

O SEO para YouTube também envolve o uso de palavras-chave que devem ser escolhidas de forma estratégica. Uma maneira de fazer isso é por meio da própria sugestão automática do site. Ao digitar uma palavra ou mais na busca, o algoritmo sugere alguns termos que estão em alta.

Contudo, também existem outras ferramentas que podem ser utilizadas, como:

  • Google Trends: mostra as tendências nas pesquisas;
  • Ubersuggest: lista as principais palavras-chave em relação às buscas do Google;
  • Semrush: similar à citada acima.

Ao encontrar as palavras-chave ideais para o seu vídeo, você deve inseri-las no nome do arquivo, no título, na descrição e nas tags. Porém, tenha cuidado: o termo deve fazer sentido com o conteúdo e não comprometer a leitura.

Além disso, é importante encontrar palavras-chave para o seu próprio canal, que precisam ter relação com a sua atuação e com os conteúdos produzidos. Após encontrá-las, siga o passo a passo para a inserção:

  1. no canto direito superior, clique em “creator studio”;
  2. vá em “canal” e “avançado”;
  3. em “palavras-chave do canal”, adicione os termos relevantes.

Adicione links no banner

Adicionar links no canal é uma boa técnica de SEO para YouTube, assim como é muito simples de fazer. Esses links aparecem no canto inferior direito da arte e devem direcionar para outra página, como o site da sua clínica ou as suas redes sociais. Para adicionar, é preciso seguir os passos:

  1. acessar o canal e clicar em “personalizar canal”;
  2. selecionar “sobre” no menu suspenso e “links”;
  3. clicar no ícone de lápis e colocar o endereço desejado.

Insira legendas

As legendas são valorizadas pelo algoritmo do YouTube. Por isso, é interessante inseri-las no seu vídeo, mas é indispensável garantir que realmente esteja no tempo correto e faça sentido.

Existem alguns aplicativos gratuitos e pagos que fazem essa leitura de maneira automática e podem gerar mais praticidade e rapidez para a edição. Caso decida utilizá-los, lembre-se de revisar tudo com atenção e corrigir os erros.

Organize o seu canal

Outra técnica de SEO para YouTube é a criação de playlists para organizar os conteúdos. Agrupe aqueles que falam sobre o mesmo tema ou se complementam. Use ainda palavras-chave no nome da playlist para aumentar as chances de destacá-la nos primeiros resultados. Para criar uma, siga os passos abaixo:

  1. encontre um vídeo que você deseja salvar na lista;
  2. clique em salvar e em “criar nova playlist”;
  3. insira um nome chamativo, usando uma palavra-chave;
  4. deixe a playlist aberta ao público e clique em criar;
  5. adicione mais vídeos que fazem sentido.

Analise as métricas de comportamento

O seu trabalho não termina ao publicar os vídeos e otimizá-los. É preciso fazer a análise das métricas de comportamento para buscar melhorias de forma contínua. Você deve se atentar especialmente a três:

  • tempo de exibição: mostra quanto tempo, em horas, os espectadores assistiram ao seu conteúdo;
  • taxa de cliques de impressões: aponta com qual frequência os usuários assistiram ao seu vídeo após verem a miniatura;
  • porcentagem assistida: mostra a parcela do vídeo que seus usuários visualizaram.

Por meio dessas métricas, você pode fazer mudanças para melhorar sua estratégia. Caso a taxa de cliques e de impressões seja muito baixa, por exemplo, é um sinal que sua thumbnail (capa do vídeo) precisa ser melhorada. Por outro lado, quando a porcentagem assistida for baixa, é um indício que o seu conteúdo é muito longo ou não está interessante.

Mude a rota do seu SEO para YouTube quando necessário

Percebeu que uma estratégia não está funcionando no SEO para YouTube? Procure alterar a rota o quanto antes, para evitar prejuízos. As ações de marketing não são “engessadas”, pois elas podem e devem sofrer mudanças quando há necessidade.

Caso precise de ajuda para encontrar soluções e implantar medidas assertivas, procure especialistas em marketing médico. Na E-Saúde, contamos com uma equipe que possui ampla experiência na área e estamos à disposição para auxiliar no que for preciso!

Outras dicas

Além de todas essas técnicas de SEO para YouTube, há outras simples que podem ser utilizadas:

  • permita a incorporação dos seus vídeos (compartilhar um conteúdo do YouTube em outra plataforma, como blogs);
  • crie thumbnails com cores chamativas, pouco texto e imagens de qualidade;
  • teste até encontrar a duração ideal dos vídeos para o seu público. Em média, os conteúdos têm 14 minutos e 50 segundos, mas isso não é uma regra;
  • durante a gravação, faça um lembrete para que os usuários se inscrevam no canal;
  • na tela final, recomende outros vídeos relacionados;
  • publique com frequência e periodicidade.

Aprenda mais sobre SEO para YouTube e outras estratégias

Gostou de conhecer essas orientações sobre SEO para YouTube que irão fazer com que seus vídeos sejam mais acessados? Nós estamos sempre estudando métodos para aprimorar as estratégias de marketing e publicamos as dicas em nossas redes sociais.

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CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
12 de maio de 2022
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