5 estratégias de marketing essenciais para clínicas de oncologia

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
20 de agosto de 2020
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De que maneira você costuma conduzir as estratégias de marketing da sua clínica de oncologia? Uma das maiores características do marketing digital é a possibilidade de conseguir promover com eficiência qualquer tipo de trabalho.

Isso também vale para clínicas de oncologia: uma área da saúde que exige uma atenção bastante especial no cuidado com as pessoas — e que pode gerar retorno positivo com as estratégias adequadas para fortalecer sua imagem e aumentar o número de pacientes.

Um dos pontos mais importantes que precisa ser considerado é a abordagem: ela condiz com o perfil do paciente? De que maneira você irá conversar com essas pessoas? Lembre-se de que pacientes de oncologia passam por um momento bastante delicado e, portanto, a comunicação precisa ser mais do que cuidadosa.

Conheça 5 estratégias de marketing essenciais para clínicas de oncologia:

1. Conteúdo de qualidade

A área da saúde é uma das que mais desperta curiosidade no público. Procure adaptar essa premissa como aliada do marketing para clínica de oncologia. Que tal dar dicas de maquiagem para melhorar a autoestima dos pacientes? Ou desmistificar alguns termos relacionados ao câncer de maneira lúdica?

Experimente vários formatos de conteúdo até chegar naqueles que funcionam melhor para o seu público — que, acima de tudo, deve ser humanizado. O conteúdo pode ser distribuído nas redes sociais, e-mail marketing, site, mas, principalmente, em seu blog.

O blog é um canal de comunicação para você levar informação útil e relevante para sua audiência, esclarecendo as dores, necessidades e dúvidas do seu público-alvo. Mas para que possíveis pacientes leiam os seus conteúdos, você precisa, primeiramente, ser encontrado, certo?

Por isso, é indispensável trabalhar palavras-chave relevantes e colocar todas as estratégias de SEO em prática. Dessa forma, os conteúdos atuam como uma via de mão dupla: são fonte de informação para sua audiência e grandes aliados para aumentar a visibilidade, reputação e autoridade da sua clínica oncológica.

2. Presença nas redes sociais

Hoje em dia, as pessoas passam boa parte do dia, conectadas às redes sociais. Portanto, a sua clínica de oncologia tem muito a ganhar ao estar presente por lá, também. Aliás, a presença nas redes sociais é uma das estratégias de marketing essenciais para qualquer instituição de saúde.

Em 2020, o Facebook chegou à marca de 2,6 bilhões de usuários, enquanto o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo todo, ou seja, é muito provável que seus pacientes estejam presentes nas redes. Elas são ótimos canais para abordar temas diversos, trazendo dicas, curiosidades, orientações, novidades e assuntos mais relevantes sobre o seu segmento de atuação.

Para sua estratégia digital nas redes sociais, vale explorar todas as possibilidades que elas oferecem, principalmente no Instagram, que oferece uma maior quantidade de formatos para a publicação de conteúdos. Nesta rede, você e pode – e deve – trabalhar com todas as possibilidades possíveis:

  • post de feed;

  • stories;

  • vídeo;

  • IGTV;

  • live;

  • carrossel.

3. Envio de e-mail marketing

E-mail marketing em pleno 2020? Sim, essa estratégia digital ainda é muito efetiva para encantar, converter e, principalmente, fidelizar seus pacientes. O e-mail precisa fazer parte das estratégias de marketing para clínica de oncologia porque entrega uma comunicação altamente direcionada e demonstra um alto interesse daquele público de ter contato com a sua clínica.

Comece a captar os e-mails dos seus pacientes e não se deixe levar pela insatisfação ao ver uma lista pequena: ela deve ser construída com o tempo. O e-mail marketing deve impactar os usuários com conteúdo de qualidade, assim como suas publicações no seu blog, site e redes sociais, mas com uma diferença: a personalização.

O e-mail é muito mais direcionado para a etapa em que o paciente se encontra, oferecendo conteúdos desde as etapas iniciais até a pós-consulta. Dessa forma, é possível entregar o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa.

4. Atendimento de qualidade

Tanto as redes sociais como os contatos feitos por meio do seu site são ótimas oportunidades para a sua clínica oncológica oferecer um bom atendimento. É essencial lembrar-se, novamente, que pacientes dessa área passam por um momento delicado e precisam de uma atenção diferenciada ao entrarem em contato com a clínica.

E isso também precisa valer para os seus canais de marketing digital, como e-mail, redes sociais e um possível chat no site. Adote um discurso adequado para seus pacientes e nunca deixe ninguém esperando por uma resposta.

O atendimento de qualidade demonstra que você está preocupado em oferecer uma experiência positiva para o paciente e, como muitas vezes é o primeiro contato por meio de mensagem direta com o paciente, causar uma boa impressão inicial pode fazer toda a diferença para convencê-lo de que sua clínica é a melhor opção para ele. Portanto, seja sempre ágil, empático e eficiente!

5. Monitoramento de resultados

Tudo o que você implementar de estratégias de marketing digital para clínica de oncologia precisa ter os resultados devidamente acompanhados. Somente assim é possível ter certeza sobre quais abordagens foram corretas e quais necessitam de ajustes. Além disso, é desses números que você consegue aprender mais sobre os seus pacientes e suas preferências de conteúdo.

Uma clínica de oncologia pode se beneficiar bastante de estratégias de marketing em saúde. No entanto, é preciso se lembrar de ter uma abordagem sensível e delicada para que os pacientes se sintam acolhidos ao entrar em contato com uma clínica verdadeiramente humana, certo?

Como em qualquer outro tipo de planejamento, é essencial que você conheça bem o seu público e a imagem que sua clínica deseja projetar. Depois, fique de olho nos resultados para sempre encontrar formas de melhorar, afinal o bem-estar e a saúde dessas pessoas dependem de você.

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CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
20 de agosto de 2020
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