Comprar on-line já é um hábito que faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Se essa já era uma tendência em ascensão, o isolamento social causado pela pandemia potencializou ainda mais esse hábito. De olho nessa nova realidade, cada vez mais empresas estão disponibilizando produtos para compra on-line, o que aumenta a competitividade no setor. Nesse cenário, o inbound marketing para e-commerce pode ser o grande aliado para aumentar suas vendas!
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Engana-se quem acredita que a área da saúde fica atrás quando falamos em compras on-line. O segmento registrou um aumento de 124% durante os primeiros 15 dias de março, de acordo com dados da Abcomm e Compre&Confie compilados pelo Cuponation. Além do comércio eletrônico B2C, as vendas on-line na área da saúde para o segmento B2B também são uma tendência em crescimento.
Por que investir em inbound marketing para e-commerce de saúde?
Quando falamos em e-commerce, a tendência de investimento em estratégias digitais se volta, sobretudo, para links patrocinados, afinal o cliente já sabe o que procura e o que quer comprar, certo? Nem sempre! Não é porque estamos falando de produtos que você deve empurrá-los para cima dos possíveis clientes.
Nem todas as pessoas, que chegam até seu e-commerce, estão prontas para realizar uma compra. Segundo Chet Holmes, autor de The Ultimate Sales Machine, apenas 3% do público-alvo de uma empresa está buscando ativamente uma solução, e aproximadamente 7% estaria disposto a ouvir o que a empresa tem a dizer. Entre os outros 90%, temos uma grande parcela do público em que podemos focar esforços para escalar esta pirâmide.
Em muitos casos, o usuário ainda possui uma série de dúvidas sobre um determinado produto, quais seus benefícios, qual produto atende melhor suas necessidades, etc. É aí que o inbound marketing para e-commerce atua como um importante aliado para preparar o usuário para o momento da compra, conduzindo-o pela jornada do cliente de maneira estratégica e personalizada.
Como implementar as estratégias de inbound marketing para seu e-commerce?
Primeiro passo: atração
O primeiro passo é fazer com que seu e-commerce seja encontrado pelos usuários. Para aumentar sua visibilidade e atrair novos consumidores em potencial, é preciso criar conteúdo útil e relevante para suas personas.
Assim como para outros segmentos, os conteúdos de inbound marketing para e-commerce também devem englobar as quatro etapas do processo:
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Aprendizado e descoberta
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Reconhecimento do problema
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Consideração da solução
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Decisão
Por isso, não basta ter um site otimizado apenas com seus produtos. É preciso criar canais para a divulgação de seus conteúdos. Aqui, um blog com conteúdos otimizados para SEO é uma das estratégias mais poderosas que você pode – e deve – utilizar!
Segundo passo: conversão
Ok, você conseguiu gerar mais tráfego para seu site, mas isso não significa, necessariamente, que os visitantes irão realizar uma compra. Por isso, o próximo passo é convertê-los em lead para que você possa nutri-los e prepará-los para o momento da compra.
As landing pages são importantes aliadas para a obtenção de informações pessoais dos visitantes. Quando eles preenchem o formulário, deixam de ser apenas visitantes para se tornarem leads, ou seja, pessoas com potencial para realizar uma compra com você.
Mas para obter o contato, é preciso oferecer algo em troca: um e-book, infográfico, demonstrativo do produto, etc. Por isso, capriche no conteúdo e no copywriting da landing page para que os visitantes sintam-se atraídos a baixar o conteúdo ofertado. As campanhas de conversão no Facebook Ads e Google Ads também são uma importante estratégia.
Terceiro passo: relacionamento
Não é porque você conseguiu transformar um visitante em lead que você vai lotar sua caixa de e-mail com ofertas de seus produtos. No inbound marketing, é preciso construir um relacionamento próximo e conquistar a confiança do cliente para que ele sinta que você é a melhor opção do mercado.
Portanto, no inbound marketing para e-commerce, o relacionamento faz toda a diferença. O e-mail marketing é a estratégia mais eficiente para atingir esse objetivo, já que permite o envio de conteúdos personalizados e segmentados de acordo com as necessidades e o estágio de compra de cada lead.
Quarto passo: venda
Se as etapas anteriores forem realizadas de maneira estratégica, a venda é uma ação que tende a acontecer naturalmente. Mas nada impede que você dê aquele empurrãozinho para estimular essa ação nos seus leads.
Quando o lead estiver na etapa de decisão de compra, a dica é criar promoções exclusivas e ofertas personalizadas, oferecer cupons de desconto, enviar uma amostra do produto, etc. E não se esqueça que o relacionamento com seu cliente não termina após a venda. O ideal é sempre criar ações estratégicas de fidelização para que ele volte a comprar com você.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e envie sua pergunta. Quem sabe ela não vira tema para um próximo artigo!