Investir em marketing digital em medicina é uma ótima forma de conquistar mais pacientes, iniciar ou continuar a construção da sua imagem virtual e fortalecer o seu relacionamento com aqueles que já conhecem a sua clínica.
Índice
Mas é necessário conhecer as diversas estratégias existentes para poder escolher as que mais fazem sentido com a sua instituição de saúde atualmente. A partir disso, é possível criar um planejamento global, envolvendo diversas questões relevantes para o sucesso da sua empresa.
Para falar mais sobre uso de marketing digital em medicina, criamos este artigo. Continue lendo para tirar suas dúvidas e aprender a aplicar essa ferramenta para a gestão do seu negócio em saúde.
Qual a importância do marketing digital para instituições de saúde?
O marketing digital é um conjunto de estratégias com extrema importância para todos os negócios atualmente, inclusive para aqueles que trabalham na área da saúde, como clínicas, laboratórios e hospitais, por exemplo.
Isso se dá porque, cada vez mais, a jornada dos pacientes ocorre de forma digital. Quer dizer que, muitas vezes, o reconhecimento da necessidade de se consultar com um especialista, assim como a procura por uma clínica e até mesmo o agendamento, é feito de forma 100% virtual.
Uma pesquisa realizada pela empresa Minha Vida concluiu que 94% dos brasileiros se informam sobre a sua saúde por meio da internet. O segundo canal mais utilizado é a televisão, com uma porcentagem de 52%. Essa diferença mostra como os sites e redes sociais realmente são a preferência das pessoas, esses dados só frisam a importância de você ter uma presença virtual atualmente.
E se engana quem pensa que investir nas estratégias de marketing digital impactará apenas o número de agendamentos durante o mês. A partir de um bom planejamento, é possível fortalecer outros aspectos, como:
-
Fidelizar os pacientes antigos;
-
Ter uma relação forte com os seguidores da marca;
-
Construir uma reputação no mercado;
-
Fornecer conteúdos relevantes para todos e
-
Se tornar uma referência no segmento.
Assim, essas estratégias se tornam uma ferramenta de gestão, auxiliando a tomar as melhores decisões, a otimizar os processos atuais e ainda aumentando os resultados de forma geral.
Quer saber mais? Então, dê play no nosso vídeo abaixo!
Quais são as melhores estratégias de marketing digital em medicina?
Como falamos acima, há diversas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas na sua instituição de saúde. Saiba mais sobre cada uma delas e os seus benefícios:
Marketing pessoal
O marketing pessoal, assim como o nome já sugere, é aquele que foca na construção e fortalecimento da imagem de um profissional ou de uma empresa. Assim, é possível ser visto como uma autoridade e referência, aumentando as chances de um paciente escolher você ou sua clínica para realizar os seus exames, diagnóstico ou tratamento.
Por meio dessa estratégia, você será o primeiro nome que vêm a mente das pessoas quando pensam sobre sua área de atuação.
Para que isso se torne realidade, algumas práticas são necessárias, como:
-
Publicações institucionais nos canais digitais;
-
Compartilhamento de depoimentos de pacientes satisfeitos;
-
Posts frisando os seus diferenciais e
-
Parcerias fortes na região.
Dicas práticas de marketing pessoal para médicos
Marketing de conteúdo
Nós já falamos anteriormente que as pessoas procuram por informações sobre saúde nos canais digitais. O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que foca na criação de materiais relevantes para o seu público-alvo.
Saiba como criar uma estratégia de conteúdo aqui!
Isso pode ser feito em diversos canais, como:
-
Site;
-
Blog;
-
Plataformas de streamings e
Para ter uma boa estratégia de conteúdo, é preciso criar artigos, vídeos, podcasts, e-books, materiais com temas relevantes que realmente interessem o seu público-alvo. Se você tem uma clínica oncológica, por exemplo, pode falar sobre os diferentes exames que precisam ser realizados durante o tratamento, os tipos de terapias que podem ser utilizadas nesse processo e até mesmo a importância do acompanhamento multidisciplinar após o diagnóstico.
Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.
Marketing de relacionamento
Outra estratégia de marketing digital em medicina é aquela que foca no relacionamento com os pacientes, buscando fortalecer a relação existente. Dessa forma, é possível ter “incentivadores”, ou seja, pessoas que realmente gostam da clínica e do atendimento prestado que podem divulgar os benefícios por meio de mídias sociais ou o famoso “boca a boca”. Isso faz com que outras pessoas se interessem pela sua instituição de maneira natural, independente de verbas de publicidade.
Para isso, algumas práticas podem ser utilizadas, como:
-
Oferta de um bom atendimento;
-
Solicitação de feedback após atendimento;
-
Melhora contínua dos processos;
-
Atualização de todos os profissionais e
-
Programas de fidelidade.
Além disso, também é possível utilizar e-mail marketing para ficar mais próximo dos pacientes. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o marketing digital para instituição de saúde? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!