CEPON inicia parceria de comunicação com a E-saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de maio de 2022
Compartilhar
CEPON inicia parceria de comunicação com a E-saúde

Um dos grandes desafios das entidades de saúde é levar informação de qualidade ao maior número possível de pessoas. Para conquistar esse alcance, o CEPON (Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge), de Santa Catarina, iniciou um trabalho para aprimorar e potencializar seus meios de comunicação.

A E-saúde foi a parceira escolhida para traçar um planejamento estratégico com o objetivo de aumentar o alcance do complexo oncológico e garantir orientações que ajudem na promoção da saúde e prevenção do câncer.

O trabalho do CEPON

O Centro de Pesquisas Oncológicas foi inaugurado em 2012 e é ligado ao SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Em pouco tempo, a entidade se tornou referência no atendimento ambulatorial e emergencial para pacientes com câncer.

Atualmente, com quase 600 funcionários e cerca de 110 médicos, atua em especialidades clínicas e cirúrgicas, além do apoio à diagnose e terapia de tratamento oncológico. O CEPON é responsável pela atenção a mais de 130 mil pacientes todos os anos.

Os atendimentos do Centro de Pesquisas Oncológicas estão segmentados por especialidades, como mostramos abaixo:

  • clínicas: oncológicas, Hospital Dia, e Unidades de Internação;
  • especialidades: Acupuntura, Anestesiologia, Urologia, Pediatria, Radioterapia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Ortopedia, Oncologia, Clínica Médica, Infectologia, Hematologia, Ginecologia e Obstetrícia,  Gastroenterologia, Dermatologia, Clínica Geral e Cancerologia Pediátrica;
  • especialidades cirúrgicas: Cabeça e Pescoço, Torácica, Aparelho Digestivo, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica e Ortopédica, e
  • apoio à diagnose e terapia: Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia e Ultrassonografia.

O objetivo da comunicação

O fator principal que rege a divulgação de informações pela entidade está diretamente ligado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Para chegar a essa meta, a equipe de planejamento da E-saúde realizou uma avaliação dos pontos fortes na comunicação do CEPON e criou um planejamento estratégico que passa a orientar todas as ações de comunicação da entidade.

Outro ponto importante para a organização é conseguir o engajamento da comunidade em geral para fortalecer não apenas as campanhas de conscientização como também as assistenciais, que objetivam a arrecadação de doações para ajudar na manutenção dos custos e dar apoio aos assistidos pelo complexo oncológico.

Para tanto, a E-saúde vai desenvolver materiais que reforcem a autoridade da instituição a nível local e estadual.

O planejamento

Para produzir materiais e produtos que levem a tais resultados com eficiência e no menor espaço de tempo possível, a equipe estratégica da e-saúde criou perfis detalhados do público-alvo — as chamadas personas — e encontrou o tom ideal de comunicação com cada uma dessas pessoas.

Foi elaborado um plano de ação para, ao longo dos próximos meses, introduzir a imagem da instituição de forma sustentável, com credibilidade e empatia. A intenção é fazer uma comunicação clara e objetiva para fazer com que o CEPON seja uma referência também na divulgação de informações precisas e confiáveis.

As ações de comunicação

Com estratégia focada em aumentar a visibilidade e o engajamento, a equipe da E-saúde começa sua atuação junto ao CEPON com as seguintes iniciativas, elencadas de acordo com alguns objetivos específicos:

Autoridade e visibilidade

A maior parte do conteúdo produzido está destinado a essa finalidade. Aqui, falamos de materiais que destacam a força da entidade e seus diferenciais. Para tanto, a equipe deve produzir conteúdos como:

  • notícias sobre a atuação do CEPON;
  • informações sobre campanhas de conscientização;
  • materiais educativos sobre promoção de saúde;
  • divulgação dos recursos oferecidos pela entidade, e
  • diferenciais do CEPON (serviço único no país referência em oncologia).

Captação de recursos e fortalecimento do voluntariado

Para este segmento, o time de comunicação vai preparar conteúdos para divulgação dos projetos voluntários parceiros da entidade e suas respectivas ações junto à comunidade de saúde e ao público em geral.

Além disso, serão desenvolvidos trabalhos direcionados à campanhas para captação de recursos para alcançar tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Os próximos passos rumo à consolidação da autoridade do CEPON estarão nas redes sociais da E-saúde e também nos canais de comunicação do Centro de Pesquisas Oncológicas. Basta seguir o perfil @cepon_pesquisas_oncologicas para acompanhar a consolidação dessa parceria.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
05 de maio de 2022
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

ver mais...

Redes sociais e marketing médico: entenda tudo sobre o assunto!

ver mais...

6 dicas para ampliar sua presença no mercado

ver mais...

Falar com estrategista