Como a Clínica Soma tornou-se referência em oncologia e em doenças autoimunes na internet
Aumento de 450% no tráfego orgânico da Clínica Soma
Publicado em 14/12/2020 - Atualizado 16/11/2021
Há 4 anos, a Clínica Soma, uma clínica de referência em oncologia e tratamento para doenças autoimunes, procurou a E-saúde para implementar uma estratégia de marketing e melhorar sua presença digital. Confira as estratégias que adotamos e os resultados de destaque!
Sobre a Clínica Soma
A Clínica Soma foi criada há 20 anos com o objetivo de oferecer os mais avançados recursos disponíveis para tratar o câncer.
Seu corpo clínico é reconhecido nacionalmente pelo compromisso com a inovação, tratamento humanizado, consciência social e experiência consolidada na área de Oncologia.
Mas, quando a Soma procurou os serviços da E-saúde em junho de 2016, ainda faltava uma coisa para a clínica alcançar seus objetivos: a presença na internet.
Através de sua presença digital, a Clínica Soma buscava entregar informações relevantes à população, sanando as dúvidas mais frequentes sobre o câncer, e auxiliar os pacientes e familiares a passarem pelo tratamento.
Em março de 2018, a Clínica Soma cresceu e passou a oferecer também o tratamento de doenças autoimunes com medicamentos imunobiológicos. O objetivo era proporcionar um local que oferecesse todo o suporte necessário aos tratamentos destinados às doenças autoimunes.
A E-saúde acompanhou a Clínica Soma nesse processo e, em março de 2018, nasceu a Soma Imuno.
Estratégias e ações que realizamos
Para ajudar a clínica a alcançar seus objetivos, as seguintes estratégias de marketing digital foram adotadas:
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Novo website
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Produção de vídeos para aumentar a autoridade
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Criação de artigos mensais para o blog, com conteúdos relevantes e de qualidade
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Produção de conteúdo para as redes sociais
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Relacionamento com a base através de e-mail marketing
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Ações de impulsionamento social, ampliando o alcance e engajamento dos conteúdos
Os resultados
Como resultados dessas estratégias, podemos destacar:
Usuários no site
Comparando o ano de 2021 com 2020, tivemos um incremento de mais de 447% no tráfego orgânico, através das estratégias de marketing de conteúdo para oncologia e imunoterapia, chegando a mais de 120 mil acessos mensais ao site.
Esses números correspondem ao equivalente a R$125 mil em investimento em mídia paga. Isso significa que a Clínica Soma economizou esse valor mensalmente, por ter uma estratégia de conteúdo que gerou essa visibilidade toda.
Termos rankeados
Além de dominar os termos de buscas locais para tratamento oncológico e para doenças autoimunes, a Clínica Soma ocupa a 1ª posição para a palavra-chave “tratamento com imunobiológicos” e também a 1ª posição “doenças autoimunes de pele”. Esta também como resultado do Featured Snippet. Alguns exemplos de posição destaque abaixo:
Na primeira página no Google, a Clínica Soma aparece como resultado de buscas por termos essenciais à sua estratégia em todas as etapas do funil, como, por exemplo:
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doença autoimune tem cura;
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doença autoimune o que é;
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doença autoimune manchas na pele;
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tratamento para doenças autoimunes;
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o que é adenocarcinoma;
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médico oncologista/oncologista o que faz;
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quando procurar um oncologista.
Em 2021, chegamos a mais de 404 termos nas três primeiras posições, e mais de 15 mil palavras rankeadas do Google!
Conversões
De janeiro a agosto de 2021, o site da Clínica Soma gerou mais de 2500 oportunidades (contatos e agendamentos), o que significa que o investimento feito está dando retorno à clínica.
Nos últimos 6 meses (fev-agosto/2021) a ficha do Google Meu Negócio gerou mais de 3.531 interações (ligações, mensagens, agendamentos, solicitações de rotas, cliques), entre elas 2.307 ligações.
Presença nas redes sociais
Quando iniciamos a parceria, a Clínica Soma ainda não tinha uma conta no Instagram. Hoje, com o nosso trabalho nas redes sociais, sua conta acumula mais de 5 mil seguidores (dado de set/2021).
Nas redes sociais, as equipes de Conteúdo e Design se unem para entregar posts sociais de qualidade, na periodicidade certa, atrativos, que geram engajamento e respondem às dúvidas e anseios dos pacientes. Assim, o crescimento orgânico é natural.
Vídeos para Youtube também tem gerado ótimos resultados, como o abaixo:
Mais do que saúde, sempre procuramos levar conhecimento às pessoas e para isso contamos com a E-Saúde que nos oferece um serviço personalizado e diferenciado.
Patrice Philippi Lourenço
Administradora Clínica Soma
A Clínica Soma continua sua parceria conosco após 4 anos porque sabe que as estratégias não podem ser interrompidas. A internet exige periodicidade e, para manter a visibilidade nas mídias sociais e o tráfego orgânico pelo Google, é preciso um trabalho contínuo.
Para saber mais sobre o marketing para clínicas de oncologia, acesse este artigo.
E, se você quer saber como podemos ajudar sua clínica de oncologia a melhorar sua presença on-line, converse com nossos consultores!
Cuidamos de nossos clientes com muita dedicação e estudo para que alcancem seus objetivos da melhor maneira.
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