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Qual a importância do funil de vendas para sua clínica médica?

Publicado em 13.09.2016

Qual a importância do funil de vendas para sua clínica médica?

A informação é hoje um dos bens mais preciosos que podemos encontrar no mercado — e, com a era digital a todo vapor, cabe aos profissionais de vendas e marketing usar todas as ferramentas disponíveis para conquistar a confiança do usuário consumidor. O resultado desses esforços se traduz em estratégias de Inbound Marketing e, mais especificamente, no funil de vendas.

Mas o que vem a ser o funil de vendas? No caso específico de uma clínica médica, o funil de vendas é um processo altamente estratégico e tático, composto de etapas pelas quais o paciente passa até chegar no momento da decisão final, que é o agendamento de uma consulta ou procedimento.

Cada uma dessas etapas é um estágio no qual o paciente “descobre” alguma necessidade específica por meio de conteúdo relevante e material altamente informativo, o que o leva ao estágio seguinte em direção à solução de seu problema — geralmente algo relacionado à saúde. Dentre esses materiais, podemos citar blog posts, e-books, infográficos, webinars, dentre muitos outros formatos, que se adaptam a cada situação e estágio do funil.

Funil de vendas e clínica médica

Uma boa estratégia de funil de vendas pode ajudar você a conquistar, fidelizar e transformar pacientes em propagadores da sua clínica médica. Mas como isso é possível?

O “coração” do funil de vendas é o conteúdo rico e relevante para um determinado público — representado na forma de uma persona, que no caso seria um paciente “idealizado”. A persona geralmente é detalhada em um planejamento de marketing estratégico para a sua clínica médica.

Nesse sentido, o público (caracterizado aqui como a persona) geralmente tem necessidades, problemas e muitas dúvidas em relação à saúde e bem-estar de uma forma geral, e busca respostas e orientações na internet por meio de ferramentas como o Google. É nesse momento que entram em ação os conteúdos do primeiro estágio do funil, o de “atração” — que faz o usuário e futuro paciente estabelecer os primeiros contatos com a sua clínica médica.

A partir desse momento, cada estágio do funil de vendas tem a função de “elevar” seu paciente a um nível superior de conhecimento sobre os temas pesquisados, estabelecendo, assim, autoridade no assunto.

Por fim, o paciente se convence de que a sua clínica é o melhor lugar que ele poderia encontrar para resolver seus problemas e sanar necessidades, culminando no agendamento de uma consulta ou procedimento.

Que tal saber mais sobre esse tipo de estratégia baixando nosso e-book gratuito sobre Inbound aplicado à área da saúde?

Planejamento estratégico

Investir no funil de vendas ajuda não apenas a captar e fidelizar novos pacientes, mas também a definir melhor as segmentações de público e focar a aplicação de recursos. Tudo isso gera economia e maior eficiência em todo o processo.

Por fim, estratégias de funil de vendas, em geral, exigem paciência, planejamento e mensuração constante dos resultados, que podem e devem gerar alterações pontuais em cada uma das etapas.

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