O conceito de valor em Saúde

Compartilhar
O conceito de valor em Saúde

Atualizado em: 15/12/2021 | Publicado em: 13/09/2021

A forma como os consumidores se relacionam com empresas vem mudando constantemente. No cenário médico não é diferente, afinal os pacientes estão cada vez mais exigentes e informados. Para dialogar com essa nova realidade, um conceito vem ganhando destaque e importância para as instituições médicas: o valor em saúde.

Se até pouco tempo atrás, os médicos eram detentores da informação e determinavam as decisões relacionadas à saúde do paciente, hoje são estes que querem participar das decisões e se sentirem importantes e ativos durante todo o processo. E é aqui que a saúde baseada em valor ganha sua importância!

Afinal, o que é valor em saúde?

Em um panorama geral, o “valor” pode ser definido como a importância que um indivíduo dá a determinado serviço, se é o modelo ideal para ele, se atende todas suas necessidades e expectativas.

Dentro da área da saúde, o valor assume um papel similar, demonstrando a importância de entregar o que mais importa para o paciente. Mas o conceito de valor em saúde vai ainda mais além: o valor é entregar o melhor resultado clínico ao menor custo.

Para isso, é preciso avaliar a qualidade dos desfechos clínicos em relação aos custos. O objetivo é sempre garantir um bom resultado, aliando redução de desperdício à excelência na experiência do paciente. Dessa forma, é possível oferecer maior cuidado para o paciente ao colocá-lo no centro da operação.

A importância do valor em saúde para instituições médicas

À medida que os pacientes ficam mais exigentes com serviços, as instituições e profissionais médicos devem buscar alternativas para fazer essa entrega. É preciso pensar de que maneira você pode melhorar essa entrega para cada paciente.

O valor em saúde vem, justamente, atender essas novas exigências e entregar o que o paciente atual procura e espera dos serviços médicos. Colocar esse conceito em prática é uma mudança disruptiva, inovadora e, o mais importante, necessária.

No cenário recente, poucas instituições e profissionais estão aderindo o valor em saúde nos serviços ofertados aos pacientes. Antes de mais nada, é necessário que haja um trabalho estruturado de métodos de gestão que consigam fazer com que essa mudança ocorra.

Hoje, hospitais, clínicas e consultórios não medem resultados, o que pode comprometer a competitividade a curto, médio e longo prazo. Quem ficar esperando para adotar esse modelo, vai acabar ficando para trás. Lembre-se que o maior vilão é a resistência à mudança!

Como aplicar na prática?

A implantação do conceito de saúde baseada em valor pode parecer complicada para profissionais que atuam com gestão em saúde. Para garantir o sucesso na prática, é recomendado começar aos poucos.

No início, o ideal é que você selecione apenas uma condição de saúde específica ou patologia a ser trabalhada. A partir daí, pode-se começar a gerar valor para ela. Lembre-se de ir com calma, é um grande erro achar que vai gerar valor para tudo.

O segundo passo é escolher o pilar que vai ser analisado. Mais uma vez: não é necessário implementar tudo ao mesmo tempo. Para começar, você pode analisar os resultados clínicos da instituição. Só tome cuidado para que a mensuração de custos não implique no corte de recursos e, assim, acabam interferindo nos resultados clínicos.

Essas são apenas as etapas iniciais. É possível mensurar 20 ou 30 indicadores, mas para ter maior controle você pode mensurar 3, por exemplo. Além disso, escolha ferramentas eficientes e tecnológicas para coletar e analisar os dados. Com essas informações, fica mais fácil obter insights, fazer melhoria em cima dos dados e tomar decisões assertivas.

E você, está preparado para aplicar o conceito de valor em saúde na sua instituição? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Aproveite, também, para nos seguir no Facebook e Instagram para acompanhar tudo sobre marketing médico, gestão em saúde e muito mais.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato