Atualmente, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a trazer mais clareza para o seu modelo de negócio e organizar as ideias para centralizar o que é importante para os processos e para a criação de campanhas de marketing. Hoje vamos te contar um pouco mais sobre o Business Model Canvas.
Índice
Essa linguagem serve para visualizar, descrever, avaliar e alterar modelos de negócios. Um método simples que pode trazer diversos benefícios para as instituições da área de saúde.
Continue lendo para saber mais e entenda como utilizar essa ferramenta para aumentar o número de pacientes, entender os seus diferenciais no mercado e ter em mãos todas as informações relevantes para a sua empresa.
O que é Business Model Canvas?
Business Model Canvas é uma ferramenta criada pelo suíço Alexander Osterwalder durante a sua tese de doutorado. O objetivo era criar um elemento gráfico que incentivasse a prototipação, a inovação e a criação colaborativa.
Ele aproveitou que as redes sociais estavam começando a crescer e inspirou-se nas interações entre os usuários para pedir contribuições para o seu trabalho. Dessa forma, essa ferramenta contou com colaborações de mais de 200 consultores de todo o mundo.
Assim, foi possível criar um modelo que permite a visualização de todos os pontos importantes de um negócio em apenas uma página, eliminando a necessidade de escrever ou ler um documento com diversas informações para entender como a empresa atua, seus diferenciais e mais características importantes.
Vale ressaltar que mais detalhes sobre a criação de Alexander Osterwalder podem ser encontrados no livro que o próprio autor escreveu: Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios.
Como utilizar o BMC em uma instituição de saúde?
A utilização do Business Model Canvas traz diversos benefícios para as instituições de saúde, os principais estão relacionados com:
-
Compreensão do posicionamento atual;
-
Identificação de novas possibilidades;
-
Melhora do modelo de gestão para trazer mais valor.
Quer saber como fazer o gerenciamento do seu negócio focando no valor em saúde? Dê play na nossa live e saiba mais sobre o assunto.
A utilização do Business Model Canvas é bem intuitiva, basta preencher os blocos na ordem correta. Confira nossas dicas para isso e veja como iniciar a implementação da estratégia.
Segmento de clientes
O primeiro bloco que deve ser preenchido no Canvas é o que fala sobre as pessoas que a sua instituição atende.
Aqui você deve falar sobre as características em comum entre essas pessoas, identificando as que fazem realmente sentido para o seu modelo.
Se você é uma clínica popular, por exemplo, o atendimento foca nas massas. Já no caso de profissionais com sub-especialidade, os pacientes serão mais específicos. Também há a possibilidade de ser um público misto, tudo depende dos serviços ofertados.
Proposta de valor
O que faz o seu paciente ir até a sua instituição? Qual é o valor que você cria dentro do seu segmento?
Se você não sabe exatamente qual é a resposta dessas perguntas, é fundamental que você questione seus pacientes e entenda qual o motivo os leva a escolher sua empresa. De forma geral, a resposta estará relacionada com um desses fatores:
-
preço cobrado;
-
técnica cirúrgica diferenciada;
-
equipamentos mais modernos;
-
indicação;
-
reputação e autoridade;
-
redução de risco;
-
localização e
-
qualidade do atendimento.
Canais
Liste neste bloco todos os canais utilizados pelo seu negócio para se comunicar com os seus pacientes, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Normalmente, envolverá telefone, redes sociais, site, WhatsApp, e-mail e outros canais digitais.
Relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente no Business Model Canvas fala sobre o tipo de relação que sua empresa tem com os seus pacientes. Na saúde, costuma ser mais próxima e pessoal, podendo ser apenas pontual ou por longos períodos, nos casos de doenças crônicas.
Fontes de receita
Avalie quais são os serviços que geram receita para o seu negócio, avalie também a real contribuição de cada um deles para o orçamento da sua instituição de saúde. Assim, você entenderá quais são os exames, procedimentos ou consultas que mais têm relevância para o seu orçamento.
Além disso, este bloco permite a análise da estratégia de precificação atual.
Recursos principais
Liste todos os recursos relevantes para o seu funcionamento do seu negócio, como os equipamentos, as pessoas, os parceiros e o local físico.
Atividades-chave
Esse bloco é uma versão mais refinada da fonte de renda, onde deve ser detalhado tudo que está relacionado com a solução dos problemas dos seus pacientes. Liste todas as ações tomadas que impactam no atendimento, no diagnóstico ou no tratamento.
Principais parcerias
Assim como o nome já sugere, as parcerias do Business Model Canvas devem centralizar todos os aliados do seu negócio, como os parceiros de indicação, seus fornecedores e possíveis competidores que atuam de forma conjunta a você.
Estrutura de custos
Assim como foi feito com a receita, liste os seus custos e analise o impacto que eles têm no orçamento. Dessa forma, você consegue identificar o que tem maior impacto no lucro e buscar maneiras de minimizar os custos desnecessários.
Agora que você já sabe tudo o que precisa, que tal implementar o Business Model Canva? Para isso, você pode imprimir um modelo pronto na Internet ou utilizar alguma ferramenta, como a do Sebrae ou do Endeavor.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.
Se você quiser conferir mais conteúdos para o seu negócio de saúde, nos siga no Facebook e no Instagram!