Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
21 de agosto de 2024
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Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

Na E-Saúde, sempre falamos sobre a importância do planejamento e a necessidade de conhecer a fundo seu negócio para traçar as estratégias de marketing. Uma ferramenta que auxilia nesse estudo é o Business Model Canvas (BMC).

Para explicar a respeito dessa metodologia, saiba que “canvas” significa “quadro”. Então, trata-se de colocar na tela (seja virtual ou física) as principais informações sobre a sua instituição. O objetivo é ter uma visão geral dos variados aspectos da gestão e que são importantes para apoiar o crescimento.

Vamos entender mais? Preparamos este material para explicar tudo sobre o BMC. No final, você ainda poderá conferir exemplos para se inspirar.

Os benefícios do Business Model Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta que, quando aplicada de forma correta, pode trazer diversos benefícios para a sua instituição de saúde. Por exemplo:

    • visualizar todo o negócio de forma rápida;
    • analisar pontos que podem ser melhorados;
    • identificar novas oportunidades;
    • verificar o que deve ser alterado;
    • centralizar informações relevantes para os colaboradores;
    • ter uma gestão mais eficiente.

Outro grande ponto positivo é a flexibilidade. Isso quer dizer que, sempre que houver alguma mudança relevante, será mais fácil e simples atualizá-la, sem a necessidade de reescrever diversas páginas ou passar horas na atualização de um arquivo.

O que colocar no BMC?

O Business Model Canvas tem como pilares a prototipação, inovação e criação colaborativa. Assim, vários membros estratégicos da equipe podem contribuir com as informações a serem inseridas no quadro. Os principais campos para preenchimento são:

  1. segmento de clientes: tipo de público que a sua instituição de saúde atende;
  2. proposta de valor: relativo ao diferencial da sua empresa no mercado;
  3. canais: todos os canais de comunicação entre o negócio e os seus pacientes;
  4. relacionamento com o cliente: detalha a relação que a empresa tem com os seus pacientes, mais próxima ou distante, por exemplo;
  5. fontes de receita: avaliação do impacto de cada serviço oferecido no orçamento;
  6. recursos principais: listagem de recursos relevantes para o funcionamento;
  7. atividades-chave: detalhamento das ações que são tomadas e impactam no atendimento, diagnóstico ou tratamento dos pacientes;
  8. parcerias principais: centraliza todos os aliados do seu negócio;
  9. estrutura de custos: aborda os custos que impactam no lucro.

Vale ressaltar que essa descrição está resumida e outros itens podem ser acrescentados conforme as necessidades da sua instituição. Aprofunde-se ainda mais sobre o BMC na live que realizamos a respeito da metodologia. Assista abaixo.

Business Model Canvas: exemplos para o seu negócio

Para auxiliar você a implementar essa ferramenta, criamos alguns exemplos de Business Model Canvas com instituições de saúde fictícias. Reforçamos que as informações serão mais simples e diretas ao ponto, focando primeiramente no entendimento de cada campo.

Confira a seguir:

Clínica de cardiologia

O primeiro exemplo de BMC será de uma clínica focada em cardiologia, que realiza exames, pequenos procedimentos e consultas — apenas dentro dessa especialidade. Veja:

Loja de equipamentos médicos

Os negócios ligados à saúde não se limitam apenas aos hospitais, clínicas e laboratórios. Há diversas outras empresas que trabalham no segmento, como instituições que realizam a comercialização de produtos médicos, seja para um tratamento específico ou para o cotidiano dos atendimentos.

Confira outro exemplo de Business Model Canvas, que traz uma empresa que vende produtos diretamente para outras clínicas e laboratórios.

O Business Model Canvas serve apenas para novas empresas?

Uma das dúvidas que costumam surgir quando se fala em BMC é a possibilidade de realizá-lo apenas durante a abertura de um negócio ou se empresas já estruturadas também podem aderir à metodologia.

Saiba que, não importa quantos anos a sua instituição de saúde tenha, sempre é possível fazer o estudo no Canvas para analisar a gestão. Dessa forma, você poderá visualizar os pontos que estão funcionando e quais são os causadores dos atritos que dificultam o dia a dia, a fim de alterá-los.

Também é interessante utilizar a ferramenta quando for colocar algum novo projeto em prática. Com a visualização geral do negócio, você saberá como estruturar o serviço, de acordo com seu público, condições econômicas, valores, atividades e os demais itens que mencionamos anteriormente.

Leia também: Como gerenciar tempo e energia sendo médico e gestor de clínica

Revise seu BMC periodicamente

Como mencionamos acima, um dos benefícios do Business Model Canvas é a possibilidade de atualizar os dados de forma simples. Portanto, não deixe de revisar esse estudo periodicamente. Afinal, as estratégias, parceiros e outros dados da empresa costumam mudar de tempos em tempos.

Essas análises são essenciais para verificar os resultados das ações de gestão e, caso necessário, mudar a “rota” para focar no caminho do crescimento da sua empresa.

Lembre-se que o empreendedorismo na saúde é assim mesmo, cheio de desafios! Porém, é possível enfrentá-los. Também é interessante conhecer as experiências de outros empreendedores. Por isso, em um episódio do nosso podcast, conversamos sobre o assunto com o Dr. Davi Voller, da Urologia Vida. Ouça aqui.

Faça o seu próprio Business Model Canvas

Agora que você já conferiu esses exemplos de Business Model Canvas, chegou a hora de implementar essa ferramenta. Para auxiliar, nós desenvolvemos um modelo totalmente gratuito para preenchimento!

Baixe gratuitamente o modelo de BMC

Caso você precise de ajuda para a análise, saiba que nossa equipe está à disposição para auxiliar. Entre em contato e mande a sua mensagem.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
21 de agosto de 2024
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