Artigo

Como atrair pacientes de sua região por meio do marketing digital?


Publicado em 10/09/2020 - Atualizado 06/11/2020

Como atrair pacientes de sua região por meio do marketing digital?

Você sabe como atrair pacientes para a sua clínica? Mais do que isso, já ouviu falar no poder do geomarketing para te ajudar nessa tarefa? Com a  tecnologia do GPS e o crescente aumento do uso de smartphones, essa estratégia de marketing digital se tornou uma forte tendência devido, principalmente, às possibilidades de concentrar a sua campanha no público que está na sua região.

Essa é uma estratégia que pode – e deve – ser utilizada não apenas no sistema de mídia da maioria das redes sociais, mas também no mecanismo de links patrocinados do Google e em questões de SEO. Para contar com bons resultados, porém, é preciso elaborar uma estratégia de qualidade e aproveitar esses recursos ao máximo.

Como atrair pacientes com o geomarketing?

Você sabe exatamente como seus investimentos em marketing digital estão sendo realizados? Se você possui uma clínica em Florianópolis, por exemplo, mas seus anúncios estão segmentados para todo o Brasil, sua verba pode estar sendo mal utilizada, afinal dificilmente um paciente de outro estado irá agendar uma consulta com você, certo?

É por isso que é tão importante concentrar seus esforços no público certo e, mais do que isso, na região certa. Se você está se perguntando como atrair pacientes de sua região por meio dessa essa estratégia, continue a leitura e veja, quais são os principais pilares que você trabalhar para atingir esse objetivo. 

Social Ads

A maioria das redes sociais possui plataformas de publicação de anúncios que permitem atingir um número maior de pessoas por meio do investimento em mídia paga. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de criar anúncios focados em usuários de determinada localização.

O Facebook Ads e o Instagram Ads são grandes exemplos desse tipo de estratégia. Essas ferramentas permitem criar posts patrocinados direcionados para atingir o público de uma certa região, já que o sistema é inteligente o suficiente para detectar a localização do usuário.

Em todos os casos, você pode selecionar um raio de abrangência no entorno da sua clínica. Por isso, é importante levar em consideração o quão longe você pretende atrair o público.

Links patrocinados

O Google é o maior buscador do planeta, sendo a porta de entrada para a grande maioria do tráfego do site da sua clínica. Além de todo esse alcance, ele também sabe como atrair pacientes da sua região com anúncios geolocalizados.

Tudo isso pode ser devidamente configurado na sua campanha de Google AdWords. Ao patrocinar uma ou mais palavras-chave relacionadas ao seu segmento de atuação, o seu público verá o anúncio quando buscar por ela na localização determinada.

Trata-se de uma forma excelente de impactar quem realmente está precisando dos seus serviços. Afinal, se o público está buscando por clínicas, é porque está disposto a se tornar paciente.

SEO

Sua estratégia de marketing digital para atrair pacientes não deve se sustentar apenas com mídia paga. O seu site deve contar com a devida otimização para que seja indexado adequadamente pelo Google e demais sites de buscas, sendo encontrado com facilidade pelos usuários de sua região.

Se você possui uma clínica vascular em Florianópolis, por exemplo, procure utilizar a palavra-chave “clínica vascular em Florianópolis” nas páginas de seus sites e conteúdos de seu blog. Assim, você poderá ranquear com mais facilidade para esse termo e ser encontrado por pacientes que estão em Florianópolis buscando por uma clínica vascular.

Você também deve usar as meta tags corretas para incluir descrições em cada seção, de preferência, utilizando a palavra-chave mais estratégica para seus objetivos. Para garantir bons resultados, você pode usar uma ferramenta de busca de palavras-chave, que analisa a otimização do seu site e consegue apontar caminhos para você melhorá-la cada vez mais.

Redes Sociais

Além dos anúncios pagos, as redes sociais também podem te ajudar a impactar um número maior de usuários e atrair mais pacientes de maneira orgânica. A criação de conteúdo relevante, atual e direcionado para as dores, anseios e necessidades de seus pacientes é fundamental para aumentar seu engajamento. A iClinic elaborou um artigo com 5 passos que vão te ajudar a criar conteúdos de qualidade. 

Quanto maior o engajamento, maior o alcance orgânico. Ou seja, quanto mais pessoas interagirem com seus posts nas redes sociais, maior será o número de usuários impactados pelos seus conteúdos sem que você precise pagar por isso. 

Dessa forma, os conteúdos que você publica em suas redes sociais chegarão a mais pessoas de sua região, aumentando a visibilidade e relevância de sua instituição de saúde. E com isso, fica muito mais fácil atrair pacientes!

A tecnologia é uma grande aliada do marketing digital porque oferece possibilidades inéditas para influenciar de maneiras cada vez mais inovadoras. Use as vantagens do geomarketing para atingir as pessoas certas na sua região e maximize o potencial de sucesso para atrair novos pacientes!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e envie sua pergunta.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.


13 apps médicos que não podem faltar no seu celular

Artigo

13 apps médicos que não podem faltar no seu celular

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde

E-book

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde

Receba nosso conteúdo VIP