Como atrair pacientes de sua região por meio do marketing digital?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de setembro de 2020
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Talvez você já tenha feito essa pergunta: como aumentar o número de pacientes em minha clínica? Mais do que isso: como atrair os pacientes certos? Pacientes com o perfil que eu quero e posso atender da melhor forma? Aqueles pacientes que terão muito mais chances de se tornarem pacientes felizes? A resposta pode estar no marketing em saúde!

Sendo mais preciso, em uma prática que está no contexto de ação do Inbound Marketing, uma das metodologias de marketing digital. (Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo Inbound marketing: O que é isso?).

Pensando em como aumentar o número de pacientes com o marketing em saúde, podemos separar as estratégias em 4 etapas fundamentais. Acompanhe!

Como utilizar o marketing em saúde para aumentar o número de pacientes

O marketing em saúde pode ser um grande aliado para atingir diferentes objetivos que as instituições médicas possuem, dentre eles aumentar o número de pacientes.  Veja como você pode fazer isso!

1. Defina as personas

Defina o perfil do “paciente perfeito”. Isso é o que se chama “buyer persona” na metodologia do Inbound Marketing, ou seja, uma representação semi-fictícia do seu paciente ideal. Ao definir a persona, você conhecerá melhor o perfil dos seus pacientes e poderá direcionar suas estratégias de acordo com a linguagem, necessidades e motivações do seu público.

E como definir a persona? O ideal é realizar uma pesquisa com seus pacientes atuais e observar tendências entre aqueles que você considera próximos do seu “paciente perfeito”. Perguntas como as listadas abaixo servem para entender melhor as dores, motivações e traçar o perfil da sua Persona:

  • Idade?

  • Estado civil?

  • Gênero?

  • Tem filhos?

  • Onde trabalha?

  • Qual é o cargo que ocupa?

  • Quais são os interesses dessa pessoa?

  • O que ela gosta de fazer?

  • Que tipos de serviço ela busca?

  • Quais são as maiores dificuldades desta pessoa, relacionadas ao que você tem a oferecer?

  • Por que ela escolhe o seu serviço ao invés de outros?

2. Estabeleça a jornada da persona

Uma vez definido o perfil do “paciente perfeito” ou a persona, é necessário definir as etapas pelas quais ela passa até a escolha da instituição de saúde que ela considera ideal para atender suas necessidades. Geralmente são três:

1) Conhecimento: na primeira etapa, a persona está identificando um problema. Por exemplo: “Tenho dor de garganta e estou com dor no corpo. O que há de errado?”. A persona, nesta etapa, vai procurar informações sobre suas dores, seus problemas.

2) Consideração: nesta etapa, a persona descobre que os sintomas possivelmente se tratam de “infecção de garganta”, por exemplo. Assim, ela começa a considerar procurar os tratamentos para a doença.

3) Decisão: a última etapa inicia quando ela resolve que precisa procurar um médico e vai em busca de uma alternativa para se consultar, seja em uma clínica, um hospital ou em seu médico. Após analisar diversas possibilidades, ela opta por aquela que considera ideal para seu atendimento e tratamento.

3. Crie conteúdo educacional para atrair

Quando pensamos em como aumentar o número de pacientes, a criação de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes. Cada persona precisa de um conteúdo específico para as etapas da Jornada de Compra. Portanto, seu site deve oferecer conteúdo relevante para cada momento da jornada. O importante, na área da saúde, é que o conteúdo seja ético e contenha bases científicas, evitando o sensacionalismo ao compartilhar a informação.

Publicar conteúdos aprofundados, relevantes e que dialoguem diretamente com as dores e necessidades da sua persona é fundamental para que ela tenha maior identificação com sua instituição. Além disso, os conteúdos precisam esclarecer dúvidas, trazer informações importantes e mostrar toda a sua expertise em seu segmento de atuação.

Ao fazer isso, você passa a criar mais autoridade e, com o tempo, pode se tornar uma importante referência para o público que você deseja atingir. Portanto, o conteúdo de atração é o primeiro passo para que suas personas descubram sua instituição e, a partir disso, passem a criar um relacionamento mais próximo que poderá se transformar em uma consulta no futuro.

Outro cuidado que exige atenção é não falar diretamente do seu serviço. Ao invés disso, busque manter seu conteúdo isento, educacional, para não despertar a rejeição do conteúdo no leitor.

4. Alavanque o conteúdo

De nada adianta produzir conteúdo se ele não for consumido, certo? Agora que você tem conteúdo para o seu “paciente perfeito” e para todas as etapas da Jornada de Compra da persona, é necessário impulsionar a distribuição desse conteúdo.

Dentro do marketing em saúde, existem diversos canais que podem ser utilizados para a distribuição dos conteúdos. Seja por meio do seu site, de um blog institucional, pelas redes sociais, landing pages, calls-to-action (chamadas para ação), pelo e-mail marketing, dentre outros.

Cada conteúdo deve ser adaptado para o canal em que ele será veiculado. Por exemplo, no blog você deve publicar conteúdos informativos seguindo as regras de SEO, nas redes sociais, vale publicar dicas, novidades, informações sobre tratamentos, assuntos relacionados ao seu segmento, etc. Enfim, é importante conhecer quais formatos, assuntos e estratégias funcionam melhor para cada canal.

Lembre-se: utilize o inbound marketing e as estratégias mais específicas para o marketing em saúde. Não distribua conteúdo de forma aleatória. Busque acertar o alvo. Para isso, abuse das segmentações, principalmente nas estratégias de e-mail marketing.

Depois disso, aguarde e se prepare para receber uma pessoa especial: o paciente perfeito está chegando!

Lembre-se: utilize o inbound marketing e as estratégias mais específicas para o marketing em saúde. Não distribua conteúdo de forma aleatória. Busque acertar o alvo. Para isso, abuse das segmentações, principalmente nas estratégias de e-mail marketing.

Depois disso, aguarde e se prepare para receber uma pessoa especial: o paciente perfeito está chegando!

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CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de setembro de 2020
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