Artigo

Descubra os benefícios da humanização no atendimento

Publicado em 15.08.2017

Descubra os benefícios da humanização no atendimento

A humanização no atendimento é uma estratégia que melhora a experiência do paciente na clínica e resgata a figura do profissional de saúde preocupado com todas as nuances que interferem na efetividade do tratamento.

Desenvolver o lado humano vem para confrontar o desgaste das relações, devido à mecanização do atendimento e à construção de barreiras para evitar aproximações afetivas. Por isso, a seguir, abordaremos os benefícios e daremos algumas dicas de como implementar com sucesso essa prática na gestão da clínica, confira!

Em que consiste a humanização no atendimento?

A humanização é um conjunto de atividades que objetivam compreender todas as vertentes que influenciam o sucesso da terapia. Significa atender às necessidades existenciais do paciente e colocar-se no lugar dele. Nesse sentido, considera-se não somente a doença e suas complicações clínicas, mas também como a enfermidade impacta o paciente, tomando por base as questões psicológicas e ambientais envolvidas.

Ademais, nessa “nova” prática, considera-se o indivíduo como participante ativo das decisões sobre o tratamento. Dessa forma, ampliam-se as oportunidades para que ele exerça a sua autonomia perante a situação.

Casos clínicos graves, procedimentos invasivos sem garantias de melhorias, prolongamento da internação hospitalar, dentre outros cenários, devem ser discutidos sob a ótica da vontade do indivíduo e respeito às suas vontades. Esse processo garante a perspectiva positiva em relação ao médico e evita perdas de pacientes dentro da proposta da gestão da clínica.

Qual é a importância de implantação dessa prática?

Saber compreender o paciente nas dimensões biopsicossociais garante um tratamento holístico e conveniente. O profissional de saúde deve atender às demandas do paciente sem deixar de avaliar os aspectos terapêuticos. Além disso, o fato de oferecer um tratamento diferenciado fortalece a relação, facilitando, assim, a adesão medicamentosa e a inserção de condutas não farmacológicas que aperfeiçoam os resultados.

A manutenção do tratamento é entendida quando o paciente compreende as informações dos profissionais de saúde, sensibiliza-se com as orientações e toma atitudes positivas para atingir o objetivo clínico esperado.

Quais são os principais benefícios dessa estratégia?

A humanização no atendimento retoma a representação do antigo médico da família, aquele profissional que assistia todos os pacientes em um povoado e conhecia as histórias de saúde de todos que consultavam com ele.

Essa atitude foi perdida com a mecanização dos procedimentos. No entanto, algumas medidas têm sido desenvolvidas no sentido de investigar quais questões interferem na farmacoterapia do paciente. São apuradas a influência da religiosidade, das terapias alternativas e até mesmo da visão de vida dele.

A partir dessas vertentes, é possível conduzir uma estratégia terapêutica personalizada, adequada às condições socioeconômicas e emocionais do paciente e propor objetivos terapêuticos condizentes com a realidade clínica. A seguir, veja os três principais benefícios da implantação da humanização do atendimento na gestão da sua clínica.

1. Fidelização de pacientes

Todo mundo gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Principalmente, no que tange à área da saúde. A fidelização acontece no momento em que o paciente se sente seguro e bem recepcionado na instituição de saúde. Essa segurança começa desde uma simples confirmação da consulta, bom atendimento, ambiente bem estruturado, até o carinho e atenção que o médico concede ao seu paciente.

Com um paciente satisfeito, as chances de ele voltar à clínica são muito maiores, assim como será muito provável que ele indique os serviços prestados para os seus conhecidos. Isso gera resultados positivos para a clínica e para os médicos, pois, assim, percebe-se que a jornada de atendimento do paciente foi realizada com sucesso.

2. Equipe entusiasmada

No momento em que uma ação apresenta resultados positivos, todos ficam contentes, não é mesmo? O mesmo vale para a equipe da instituição de saúde, que se entusiasmam com os resultados e, direta ou indiretamente, passam a ser estimulados pelos demais colegas a evoluir cada vez mais, em busca de resultados de qualidade para os pacientes.

3. Otimização dos serviços

Com os serviços otimizados, é possível alcançar os objetivos desejados de maneira muito mais rápida na jornada de atendimento do paciente: recepção/atendimento, diagnóstico, prognóstico e terapêutica. Organizando os serviços por etapas, é possível repassar aos colaboradores cada estágio que as diretrizes da clínica buscam no atendimento com os seus pacientes.

Como humanizar o atendimento na sua clínica?

Humanizar o atendimento de saúde não é uma tarefa muito fácil, requer um planejamento e, principalmente, treinamento e empatia. Mas, para ajudar você a tornar esse processo um pouco mais fácil, separamos algumas dicas. Confira a seguir:

1. Capacite a sua equipe de trabalho

Ter uma equipe bem formada, com metas, objetivos e desafios definidos é essencial para que o tratamento ao paciente seja feito da melhor maneira possível.

Muitos pacientes não conseguem se expressar facilmente, por exemplo. Diante disso, monte uma equipe que seja atenciosa, cordial e sempre prestativa. Até porque ninguém gosta de ser mal atendido.

Isso também é válido para os médicos, afinal, não adianta ter uma equipe de atendimento que preza pelos cuidados com o paciente se o médico não dá a devida atenção a eles. Há vários relatos de pacientes que ficam desapontados quando o profissional não demonstra total interesse no que ele está relatando. Por isso, é fundamental ouvir atentamente, olhar para o paciente e demonstrar atenção.

Inclusive, é imprescindível que médico e equipe estejam sempre alinhados com as mesmas atitudes e posicionamentos, para que a comunicação e o atendimento sigam a mesma linha, sejam efetivos e com bons resultados.

2. Tenha uma boa comunicação

Comunique-se de maneira aberta, clara e verdadeira com o paciente. Não use muito a linguagem técnica, pois, na maioria das vezes, isso foge da realidade dos pacientes. Já na hora de dar qualquer diagnóstico, seja verdadeiro, fale abertamente e explique como ele deverá proceder diante de tal resultado. Sobretudo, observe atentamente se o paciente está mesmo entendendo o assunto, e sempre deixe espaço aberto para perguntas e dúvidas.

3. Faça uso da tecnologia

Você já usa a tecnologia a seu favor? Saiba que muitos médicos optam pelo prontuário eletrônico, que permite que todas as informações do paciente fiquem registradas na nuvem. Isso implica um atendimento mais ágil, uma vez que não será necessário ficar procurando pelo prontuário de papel do paciente em um local que não esteja tão perto da mesa.

Além disso, com os prontuários eletrônicos, é possível cruzar dados, pesquisar histórico do paciente e, assim, dedicar uma atenção maior às suas reais necessidades médicas. Podem parecer pequenas ações, mas o uso da tecnologia no atendimento humanizado refere-se à forma como o indivíduo é tratado, ao considerar e compreender as suas necessidades reais, tornando-o único.

A humanização no atendimento é uma necessidade crescente nos dias atuais. Isso porque ela resgata a figura exemplar de um profissional de saúde preocupado em atender às necessidades do paciente — e não apenas descobrir o diagnóstico clínico.

Essa atividade busca uma atitude compartilhada, que respeita os limites éticos da profissão e aponta quais recursos tecnológicos podem aperfeiçoar o tratamento, mas jamais substitui uma relação pessoal pautada pela confiança mútua.

E você, o que acha de implantar condutas humanizadas no atendimento ao paciente? O que é preciso para que essa prática seja efetiva? Você tem conhecimentos suficientes sobre a humanização no atendimento? Talvez nosso e-book com 7 dicas para melhorar o atendimento de sua clínica ajude você a encontrar as respostas para essas perguntas: baixe gratuitamente. 😉

4 dicas para aprimorar o atendimento da sua clínica

Artigo

4 dicas para aprimorar o atendimento da sua clínica

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

E-book

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

Receba nosso conteúdo VIP