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Descubra os benefícios da humanização no atendimento

Publicado em 15.08.2017

Descubra os benefícios da humanização no atendimento

A humanização no atendimento é uma estratégia que melhora a experiência do paciente na clínica e resgata a figura do profissional de saúde preocupado com todas as nuances que interferem na efetividade do tratamento.

Desenvolver o lado humano vem para confrontar o desgaste das relações, devido à mecanização do atendimento, e a construção de barreiras para evitar aproximações afetivas.

Por isso, falaremos sobre os benefícios dessa prática na gestão da clínica em nosso post de hoje. Boa leitura!

Em que consiste a humanização no atendimento?

A humanização é um conjunto de atividades que objetivam compreender todas as vertentes que influenciam no sucesso da terapia. Significa atender as necessidades existenciais do paciente e colocar-se no lugar do doente.

Nesse sentido, considera-se não somente a doença e suas complicações clínicas. A enfermidade impacta no paciente, tomando por base as questões psicológicas e ambientais envolvidas.

Ademais, nessa “nova” prática, considera-se o indivíduo como participante ativo das decisões sobre o tratamento. Dessa forma, ampliam-se as oportunidades para que ele exerça a sua autonomia perante a situação.

Casos clínicos graves, procedimentos invasivos sem garantias de melhorias, prolongamento da internação hospitalar, dentre outros cenários, devem ser discutidos sob a ótica da vontade do indivíduo e respeito às suas vontades.

Esse processo garante a perspectiva positiva em relação ao médico e evita perdas de pacientes dentro da proposta da gestão da clínica.

Qual é a importância de implantação dessa prática?

Saber compreender o paciente nas dimensões biopsicossociais garante um tratamento holístico e conveniente. O profissional de saúde deve atender as demandas do paciente, sem deixar de avaliar os aspectos terapêuticos.

Além disso, o fato de oferecer um tratamento diferenciado fortalece a relação, facilitando, assim, a adesão medicamentosa e a inserção de condutas não farmacológicas que aperfeiçoam os resultados.

A manutenção do tratamento é entendida quando o paciente compreende as informações dos profissionais de saúde, sensibiliza-se com as orientações e toma atitudes positivas para atingir o objetivo clínico esperado.

Quais são os principais benefícios dessa estratégia?

A humanização no atendimento retoma a representação do antigo médico da família, profissional que assistia todos os pacientes em um povoado e conhecia as histórias de saúde de todos que consultavam com ele.

Essa atitude foi perdida com a mecanização dos procedimentos. No entanto, algumas medidas tem sido desenvolvidas no sentido de investigar quais questões interferem na farmacoterapia do paciente. São apuradas a influência da religiosidade, das terapias alternativas e até mesmo da visão de vida dele.

A partir dessas vertentes, é possível conduzir uma estratégia terapêutica personalizada, adequada às condições socioeconômicas e emocionais do paciente e propor objetivos terapêuticos condizentes com a realidade clínica.

A humanização no atendimento é uma necessidade crescente nos dias atuais. Isso porque ela resgata a figura exemplar de um profissional de saúde preocupado em atender as necessidades do paciente — e não apenas descobrir o diagnóstico clínico.

Essa atividade visa uma atitude compartilhada, que respeita os limites éticos da profissão e aponta quais recursos tecnológicos podem aperfeiçoar o tratamento, mas jamais substitui uma relação pessoal pautada na confiança mútua.

E você, o que acha de implantar condutas humanizadas no atendimento ao paciente? O que é preciso para que essa prática seja efetiva? Você tem conhecimentos suficientes para isso? Talvez nosso e-book 7 dicas para melhorar o atendimento de sua clínica te ajude a encontrar as respostas para estas perguntas. 🙂

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