SEO em saúde: saiba mais sobre essa técnica e a sua importância

É a CEO da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
24 de abril de 2016
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SEO em saúde: saiba mais sobre essa técnica e a sua importância

Está pensando em melhorar seu site para atrair mais visitantes pelas pesquisas nos buscadores, em especial, no Google? Então este material que preparamos vai ajudar, e muito. Nele, você vai entender o que é e como funciona o SEO em saúde.

O termo SEO é derivado do inglês, Search Engine Optimization, e significa, em tradução literal, “Otimização para Buscadores”. Por meio dessa técnica, é possível melhorar o posicionamento dos conteúdos criados e aumentar as visitas orgânicas.

O SEO em saúde é essencial para a metodologia Inbound Marketing, que foca em fazer o paciente chegar até sua empresa por meio da criação de conteúdos exclusivos e relevantes para o público-alvo.

Quer saber mais sobre essa técnica e ver alguns passos para colocá-la em prática? Então continue lendo esse artigo e confira.

Entendendo o SEO em saúde

O SEO em saúde se baseia em costumes e hábitos que as pessoas têm na hora de buscar por uma clínica na sua região ou pela busca por mais informações sobre sintomas, doenças, exames e tratamentos.

No primeiro caso, é comum que todos nós façamos uma pesquisa no Google com os termos relevantes relacionados ao serviço de saúde. Para você entender melhor a situação, vamos supor que um homem precisa consultar um urologista em sua cidade e não conhece nenhuma clínica com essa especialidade.

Provavelmente, ele irá em um buscador, como o Google, e pesquisará “urologista em Florianópolis”. A partir dos resultados, ele saberá quais são os profissionais que oferecem esse serviço perto da sua casa e optará por um deles.

Outra possibilidade é esse homem buscar por tratamentos e diagnósticos para sua condição de saúde na web. Se ela pesquisar “dor ao urinar”, “tratamento para dor ao urinar” ou “infecção urinária”, por exemplo, o Google fornecerá uma lista de sites com informações sobre o assunto.

Em ambos os casos, os buscadores devem sugerir à pessoa os sites mais relevantes, confiáveis e úteis para a pesquisa realizada. Para isso, utilizam uma tecnologia que “vasculha” todos os sites na internet. De acordo com critérios que os ajudam a classificar as melhores páginas, os buscadores então definem o ranking e hierarquizam todos os sites e resultados de busca na internet para cada termo pesquisado.

As sugestões que constam nas primeiras posições, em geral, são os anúncios (no Google você pode ver uma etiqueta em amarelo ao lado da descrição da página que os identifica). Logo em seguida estão os resultados da busca, os chamados resultados orgânicos. Considerando estas duas opções: qual é mais importante, demonstra mais credibilidade e é mais barata? Obviamente, aparecer nos resultados orgânicos, mas isso leva tempo e exige um trabalho estruturado.

Vale ressaltar ainda que cerca de 95% de todos os cliques que ocorrem no Google acontecem na primeira página. Por isso, estar nela é realmente muito importante para qualquer estratégia de marketing digital.

Quais são as principais técnicas de SEO em saúde?

Posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas é praticamente uma ciência. Exige uma série de ajustes técnicos. Antes, porém, requer um estudo e detalhamento de quem é o seu paciente ou público-alvo. Saber com quem você quer se comunicar potencializa a utilização das técnicas de otimização para buscadores.

A partir desse passo, deve-se colocar em prática as técnicas de SEO em saúde, como:

Definição das palavras-chave

Palavras-chave são os termos utilizados pelas pessoas para fazer as buscas da internet. Você deve saber o que seus potenciais pacientes estão procurando. Pense nas palavras-chave que eles podem usar para encontrar sua clínica e quais são as perguntas mais comuns que fazem.

O ideal é listar esses termos para conseguir definir palavras-chave para cada etapa da jornada de compra desse paciente: ele está avaliando sintomas, buscando já um tratamento, ou querendo marcar uma consulta? Para cada uma dessas etapas, existem palavras-chave diferentes.

É importante ressaltar que muitas palavras-chave podem ser levantadas de cabeça, mas não quer dizer que elas sejam a melhor opção para sua clínica, uma vez que são achismos. É importante encontrar termos que são relevantes e tenham baixa competitividade. Uma boa forma de fazer isso é por meio de ferramentas que sugerem palavras-chave e analisam o nível de competição, como é o caso do Ubersuggest e do Semrush.

Organize seu site

Ter um site bonito, moderno, organizado e responsivo é indispensável para o SEO em saúde. Por isso, veja como suas páginas podem ser melhoradas, evite excesso de texto nas partes iniciais e crie um design que realmente seja convidativo e atrativo.

Uma boa ideia é criar uma página para trazer mais informações sobre os profissionais que trabalham na sua clínica. Insira uma foto deles e detalhes sobre a sua formação para mostrar a sua reputação para os visitantes.

Crie conteúdos

Uma das estratégias mais relevantes para o posicionamento do seu site nos buscadores é desenvolver um blog e postar conteúdos com base nas palavras-chave e nos temas que você selecionou. Escreva artigos detalhados sobre doenças, tratamentos, exames e, até mesmo, sobre como é uma consulta com um especialista da sua clínica.

O importante é você entender o que o seu paciente quer saber e criar materiais que sejam relevantes para ele. Por isso, nada de escrever tudo com termos médicos e complicados! Explique de forma simples para que todos possam entender.

Não se esqueça de sempre seguir a risca as orientações do Conselho Federal de Medicina para a publicidade.

Otimize as páginas

Essa dica de SEO em saúde vale tanto para as páginas regulares do site quanto para os conteúdos postados no blog. Para realizar os ajustes técnicos das suas páginas, você precisará:

  • adicionar a palavra-chave ao URL e page title;

  • adicionar a palavra-chave ao body, headers e image alt-text;

  • adicionar a palavra-chave à meta description;

  • colocar links relevantes na sua página, tanto para o próprio site quanto para outros domínios;

  • otimizar seu website para dispositivos móveis (site responsivo).

Promova e divulgue

Uma vez que você criou e otimizou seu site ou um conteúdo, não esqueça de promovê-lo. Para isso, você pode usar as redes sociais da clínica, enviar um e-mail para os seus pacientes atuais e antigos e, claro, enviar para seus amigos e familiares.

Uma vez que você criou e otimizou seu site ou um conteúdo, não esqueça de promovê-lo. Para isso, você pode usar as redes sociais da clínica, enviar um e-mail para os seus pacientes atuais e antigos e, claro, enviar para seus amigos e familiares.

Quanto mais pessoas virem, compartilharem e interagirem, mais popular o seu site se tornará. Como consequência, haverá mais credibilidade nos buscadores, o que aumenta as chances dos seus conteúdos aparecerem nas primeiras posições do Google.

Ainda há outras ações que são recomendadas para SEO em saúde, como:

Conte conosco!

Se você precisa de ajuda para iniciar sua estratégia de SEO em saúde, conte conosco. Somos uma agência de marketing focada em instituições de saúde e temos ampla experiência na criação de sites e conteúdos otimizados para todos as áreas da saúde.

Veja os nossos cases de sucesso para conhecer o nosso trabalho e entre em contato conosco para conversar com um de nossos consultores. Juntos, podemos aumentar suas visitas orgânicas e tornar sua clínica uma referência.

É a CEO da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
24 de abril de 2016
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