Aprenda como gerenciar a agenda de pacientes de forma organizada

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
07 de janeiro de 2018
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Aprenda como gerenciar a agenda de pacientes de forma organizada

Saber como gerenciar a agenda de pacientes de forma organizada traz resultados positivos para um estabelecimento de saúde. Este exercício torna o serviço mais produtivo e gera maior satisfação dos pacientes, devido ao bom atendimento.

Mas como gerenciar a agenda de pacientes e tornar a organização mais fácil, trazendo melhorias para o desempenho de sua clínica, hospital, ou consultório médico?

Caso você ainda não saiba por onde começar, confira essas dicas infalíveis para gerenciar a agenda de pacientes!

Como gerenciar a agenda de pacientes de forma organizada?

Para que qualquer estabelecimento de saúde se torne uma referência em atendimento aos pacientes, é preciso colocar algumas ações em prática. Veja as principais:

# Estime um tempo aproximado de atendimento por paciente

Cada consulta leva um tempo diferente. Definir um tempo exato para cada uma é praticamente impossível. No entanto, tem como estipular um tempo aproximado para cada atendimento.

Caso o padrão de tempo das consultas seja em torno de 30 minutos, por exemplo, pode-se definir um intervalo de 15 minutos entre elas. Dessa forma, será possível estabelecer um tempo extra, caso haja algum imprevisto. Adotar esta medida faz com que a consulta do próximo paciente não seja prejudicada.

# Confirme consultas com antecedência

Pacientes faltantes, infelizmente, prejudicam o andamento das consultas. Por isso, é indicado sempre confirmar a consulta com um ou dois dias de antecedência.

Isso pode ajudar a diminuir as faltas por esquecimento ou organizar outros pacientes que podem vir a ser atendidos para preencher a lacuna dos faltantes. Mande lembretes via WhatsApp, ligue, ou, até mesmo, invista em um software de gestão de clínicas e consultórios para otimizar o processo de comunicação com os pacientes.

# Conte com a tecnologia

Deixe de lado os apontamentos, as agendas e as fichas em papel. Na era digital, esse tipo de controle está cada vez mais obsoleto, e, futuramente, este tipo de processo não deverá mais fazer parte de empresas de saúde.

Como a tecnologia está modificando todos os processos, apostar em novas ferramentas é fundamental para tornar o dia a dia da sua clínica mais eficaz. Ter um sistema de agendamento de consultas online é um atrativo para o paciente 3.0, como é conhecido o paciente atual.

Uma pessoa bem atendida é aquele que percebe que seus anseios foram acolhidos pelo médico. O profissional precisa dessa percepção. É com base em recomendações de terceiros que potenciais pacientes decidem onde marcar consultas ou fazer tratamentos em determinada clínica.

# Unifique compromissos

Saber como gerenciar a agenda de pacientes também diz respeito à eliminação de erros. Um grande equívoco que pode ocorrer em estabelecimentos de saúde é cada profissional cuidar da sua própria agenda, sem ter noção alguma do andamento dos compromissos dos seus colegas.

Com o passar do tempo, essas atitudes podem fazer com que haja uma perda de controle, sobrecarga de profissionais, subutilização de outros, gerando a perda de controle de seus pacientes.

Para evitar esta situação, é preciso que todas as agendas sejam unificadas, possibilitando um melhor controle e distribuição das consultas.

# Ofereça capacitações aos funcionários

Não importa qual o método que você escolheu para gerenciar a sua agenda. Seja com aplicativos, agendas digitais ou softwares de gestão, sua equipe vai precisar estar sempre bem instruída sobre como utilizar essas ferramentas. Assim, será possível lidar com imprevistos eficientemente e gerenciar o seu tempo da melhor forma possível.

Agora, mãos à obra!

Saber como gerenciar a agenda de pacientes serve para facilitar os processos de uma clínica, hospital ou consultório médico. Além disso, qualifica o atendimento aos pacientes. Graças à tecnologia, gerenciar a agenda de um estabelecimento de saúde já não é mais um problema. E buscar soluções modernas representa um investimento que vale a pena para seu consultório.

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CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
07 de janeiro de 2018
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