5 dicas de como gravar vídeos para sua clínica!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
17 de maio de 2022
Compartilhar
5 dicas de como gravar vídeos para sua clínica!

Saber como gravar vídeos é indispensável para quem deseja investir em vídeo marketing para a sua clínica. Mas sabemos que isso não é tão simples assim. Afinal, a maioria das pessoas, só de ver uma câmera na frente, já fica com os joelhos bambos e aquele frio na barriga.

Realmente, agir com naturalidade na frente da câmera pode ser difícil, principalmente nas primeiras vezes. Mas, com o devido planejamento e experiência, você poderá deixar essa insegurança para trás e gravará conteúdos incríveis para divulgar a sua clínica e criar conexões verdadeiras com os seus possíveis pacientes.

E claro que nós estamos aqui para ajudar nessa jornada. Pensando em tornar esse momento mais leve e fácil, selecionamos dicas de como gravar vídeos. Continue lendo e confira.

Dicas de como gravar vídeos para sua clínica

Para saber como gravar vídeos para sua clínica é preciso entender mais sobre imagem, som e comportamento. Veja nossas dicas para cada um desses tópicos.

Crie um roteiro

O primeiro passo para gravar vídeos para sua clínica é saber exatamente qual será o tema. Por isso, defina o que será falado, considerando o tempo de gravação. Se você quer gravar um vídeo de 1 minuto, por exemplo, é impossível falar sobre um tipo de câncer, por exemplo, seus possíveis tratamentos e sintomas.

Definindo exatamente o que será dito, escreva em um papel os principais pontos para lembrar de falar tudo. Não é necessário fazer um roteiro com detalhes de cada fala. Apenas os tópicos principais é mais que suficiente.

Se você está com dificuldades para pensar em algum conteúdo, seguem nossas sugestões:

  • mitos e verdades sobre uma doença;

  • dicas gerais para ter mais saúde;

  • tirar as dúvidas mais comuns sobre alguma doença ou tratamento;

  • mostrar o seu consultório ou a sua clínica e

  • falar sobre a prevenção de alguma doença.

Encontre o local ideal para gravar

Para saber como gravar vídeos, é preciso ir além do roteiro e encontrar um ambiente para a gravação. Tente achar um local que não seja muito poluído visualmente e tenha cuidado com a iluminação.

Caso você esteja virado para uma janela ou para o sol, isso fará com que a luz fique estourada e você se torne apenas uma sombra. Uma boa ideia para definir o ambiente é testar. Pegue sua câmera e faça pequenos vídeos de teste para compará-los e ver a melhor posição.

Na hora de gravar, é importante ter cuidado com a posição da câmera. Se você for gravar apenas stories, deixe o celular na posição vertical. Já se for para vídeos maiores, como para o YouTube, posicione o celular na horizontal.

Se o vídeo for horizontal, evite ficar exatamente no meio da tela, o que dá um visual estranho. Nós recomendamos você dividir sua tela em um jogo da velha, posicionando-se no encontro de duas linhas.

Cuidado com o áudio!

Todas, ou ao menos a maioria, das informações do seu vídeo serão ditas por você. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a qualidade do áudio. Evite gravar em um ambiente onde há muita conversa, batidas ou outros ruídos, uma vez que isso diminuirá a qualidade do seu conteúdo.

Foque em locais mais silenciosos e, se possível, compre um microfone de lapela — aquele que pode ser fixado na roupa para captar o som com mais precisão. Esse item não é muito caro e aumentará a qualidade do áudio de forma considerável.

Seja você mesmo

Com o roteiro feito, o ambiente escolhido e o microfone comprado, é hora de aprender a como gravar vídeos na prática. Mas, antes de clicar em gravar, prepare-se para agir naturalmente na frente da câmera, para evitar aquela “dureza” que pode ser vista em alguns conteúdos.

Pense que você está conversando com um paciente, como se fosse uma teleconsulta. Fale com calma, de forma clara e bem didática. Nada de correr com o conteúdo para terminar logo!

Respire entre as frases e mostre a sua personalidade. Isso quer dizer que se você for mais sério, tudo bem. Já se for mais descontraído, aproveite isso.

Teste e treine até se sentir bem

Vamos para a última dica de como gravar vídeos para sua clínica: teste, treine e repita quantas vezes forem necessárias. É muito normal no início ficar sem saber o que fazer com as mãos ou fazer expressões estranhas que não seriam feitas normalmente. Se filme, veja o vídeo, analise o que pode ser melhorado e repita o processo até gravar um que você se sinta a vontade de publicar.

Uma ótima ideia é começar de forma gradual, fazendo conteúdos menores, como para os stories. Com o passar do tempo, você terá mais confiança e se sentirá pronto para vídeos maiores.

Curtiu as dicas? Então, recapitule todas elas com o nosso vídeo no YouTube e veja na prática tudo que você precisa fazer.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
17 de maio de 2022
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Business Model Canvas: exemplos para negócios de saúde

ver mais...

Redes sociais e marketing médico: entenda tudo sobre o assunto!

ver mais...

6 dicas para ampliar sua presença no mercado

ver mais...

Falar com estrategista