Saiba como educar e engajar pacientes

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de setembro de 2024
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Saiba como educar e engajar pacientes

Quando o assunto é marketing na área da saúde, pensamos imediatamente em formas de divulgar a clínica, hospital, laboratório ou consultório. Porém, também devemos nos lembrar sobre educar e engajar pacientes.

Afinal, as instituições devem ter o compromisso de promover informações e conteúdos que auxiliem nos cuidados de seus pacientes. Porém, vivemos em um cenário preocupante: 50% dos brasileiros já adotaram um hábito que impacta na saúde sem que a orientação tenha origem em profissionais da área, segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos.

Por isso, a sua empresa médica pode ser referência na oferta de materiais relevantes e seguros, que promovam a educação desejada e necessária aos pacientes. Vamos entender mais sobre isso?

Por que educar e engajar pacientes?

Antes de mostrar as formas de educar e engajar pacientes, precisamos conhecer o porquê de investir nessas ações. O motivo inicial é a visibilidade que a sua instituição irá ganhar quando começar a entregar os conteúdos.

Contudo, muitos outros benefícios se desdobram a partir disso. O seu público perceberá que você se importa com o bem-estar e saúde dele. Assim, essas pessoas se sentirão mais próximas e há maiores chances de se fidelizarem aos seus cuidados.

Além disso, irão notar os médicos e outros profissionais como aliados na busca por mais qualidade de vida. No entanto, os pacientes ainda terão a percepção de que são protagonistas das próprias escolhas em relação aos hábitos que implantam no dia a dia.

Dessa forma, cria-se um relacionamento humanizado, sem que haja a noção ultrapassada de hierarquia entre especialistas e pacientes. Todos fazem parte de um time que trabalha em prol da saúde, sempre com base na empatia e acolhimento.

Como colocar em prática?

Após conhecer os ganhos de educar e engajar pacientes, apostamos que você já quer iniciar as estratégias, certo? Existem várias delas e as essenciais são as seguintes.

Invista em conteúdos relevantes

Não podem faltar conteúdos relevantes com dicas de prevenção de doenças, cuidados com condições já existentes e orientações gerais para uma vida com mais bem-estar. Esses materiais podem ser publicados em blog, redes sociais e em outros canais, que são úteis para seu público.

Nesses materiais, aproveite para seguir a jornada do paciente, ou seja, as etapas da compreensão de um problema, conscientização até o agendamento da consulta de fato.

Por exemplo, em uma clínica de alergia, você pode produzir textos sobre os sinais de alerta de reação a alguma substância. Depois, mostrar que existem tratamentos para evitar crises. Em seguida, indicar bons hábitos para conviver sem grandes contratempos com essa condição de saúde.

Quer entender mais sobre essa jornada? Ouça o podcast que gravamos sobre o assunto. Clique aqui.

Não se esqueça das campanhas

Cada mês do ano possui uma cor, sendo que algumas campanhas são mais conhecidas do que outras, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Então, vale a pena verificar essas datas e aproveitar as que fazem sentido para sua área de atuação.

Vá até o paciente

Não precisa esperar que o paciente encontre os conteúdos que você produzir. É possível encaminhá-los para grupos de pessoas que se interessam por eles, como por meio de e-mails e mensagens.

Segmente os envios conforme as necessidades de cada paciente: alguns veem dicas sobre alergias respiratórias, enquanto outros aprendem a respeito de hipersensibilidade alimentar, por exemplo.

No entanto, certifique-se de que essas pessoas aceitaram receber as suas notificações, a fim de não ferir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Diversifique os formatos para educar e engajar os pacientes

Não precisa utilizar apenas textos para educar e engajar pacientes: as plataformas de redes sociais e sites permitem a criação de conteúdos de diversos formatos. Você pode iniciar lives, gravar vídeos, montar infográficos e muito mais.

Outras opções interessantes são webinars e cursos, que irão permitir que seu paciente se aprofunde ainda mais nos assuntos que o interessam.

Formule um clube de benefícios

Outra estratégia que tem o potencial de engajar os pacientes nos cuidados com a própria saúde é a oferta de clubes ou cartões de benefícios. Quem aderir a esse projeto, por exemplo, ganha descontos em consultas ou exames.

Assim, você pode estimular o seu público a manter uma rotina de check-ups, prevenindo complicações e também gerando fidelização aos seus atendimentos.

Dicas constantes para educar e engajar pacientes

Gostou de perceber que não faltam formas de educar e engajar pacientes? Em nossas redes sociais, sempre publicamos outras dicas para que você possa manter esse bom relacionamento com seu público. Então, venha seguir a E-Saúde no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de setembro de 2024
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