O que não pode faltar em um site para saúde?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
11 de abril de 2022
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O que não pode faltar em um site para saúde?

O que não pode faltar em sites de saúde?

Com a crescente busca de informações na internet antes de consumir produtos e serviços, acompanhar as novas tendências e necessidades do consumidor moderno é mais que uma obrigação para empresas dos mais variados portes e segmentos. Com a área médica não é diferente: os sites de saúde são uma estratégia essencial para se manter competitivo no mercado. 

Uma pesquisa publicada na Revista da Associação Médica Brasileira mostrou que cerca de 90% das mulheres buscam informações sobre a sua saúde na internet, sendo essa a principal fonte de informações sobre o tema para a maioria delas. Além disso, os conteúdos considerados com mais confiança são aqueles publicados por especialistas na área.

Essa pesquisa mostra a importância de todas as instituições investirem em sites de saúde para aumentar a sua presença digital e, consequentemente, aumentar a sua reputação e número de consultas. 

Mas, antes de colocar essa estratégia em prática, é importante lembrar que uma página focada na saúde não é um site qualquer. É preciso considerar a ética médica e seu principal objetivo: informar a sociedade. 

Além disso, ele deve ser profissional, bem construído, com ferramentas atuais e um design que espelhe sua identidade. É assim que desenvolvemos todos os projetos dos nossos clientes e queremos compartilhar esse conhecimento com você. Quer saber mais? Então, continue lendo e confira.

A importância dos sites de saúde para a estratégia digital

A premissa “quem não é visto não é lembrado” nunca fez tanto sentido como nos dias atuais. Com cada vez mais usuários pesquisando sobre informações de saúde na internet, estar onde seu público está é fundamental para você ser encontrado com mais facilidade e agilidade.

Nesse cenário, contar com um site de qualidade contribui para que sua instituição de saúde seja encontrada nos resultados de busca, aumentando sua visibilidade online e atingindo potenciais pacientes com muito mais eficácia, precisão e agilidade.

E mais: sua página pode funcionar como um canal de relacionamento com seus pacientes, por meio de conteúdos e informações relevantes.

Isso ajuda a construir a autoridade de seu site, contribuindo para um melhor ranqueamento. Também transmite a credibilidade e segurança necessárias para que o usuário realize o agendamento de uma consulta com você. Mas, como colocar tudo isso em prática? Explicaremos melhor no tópico abaixo!

Estratégias fundamentais para sites de saúde

Abaixo, você confere o que não pode faltar em um site de saúde para garantir os resultados que você deseja com essa estratégia tão importante.

Planejamento do site

Esse primeiro ponto é indispensável para qualquer projeto. Nos sites de saúde, deve existir um planejamento inicial, em que deverão ser definidos:

  • objetivo principal e secundários do site (o que você pretende obter com o site);

  • público a ser atingido;

  • conteúdo a ser divulgado;

  • imagem que deve ser transmitida da sua instituição;

  • qual será a periodicidade de atualização do mesmo;

  • quais outras estratégias digitais estarão envolvidas com o seu site.

Não se esqueça também de considerar no planejamento o código de ética que rege a publicidade da sua profissão. Faça o download do material aqui.

Produção do site

Agora que o planejamento foi feito, passa-se para a etapa de produção. Aqui, deverá ser criada a arquitetura da informação do site, o conteúdo de texto (lembre-se que ele deve ser curto e objetivo, além de otimizado, para a internet) e as imagens que serão usadas (fotos da instituição e de sua equipe).

De posse desses materiais, resta a criação do design e, finalmente, a programação e codificação do site. É importante lembrar-se de programar seu site em uma plataforma que permita edição fácil para você e sua equipe (recomendamos a plataforma do WordPress). Na etapa de programação do site, não esqueça de otimizá-lo para buscadores.

Na hora de criar a estrutura, recomendamos que você faça uma home bem chamativa, mas vá além. Tenha uma página para falar sobre a sua clínica, a história dela, a sua localização e colocar fotos do espaço.

Mais que isso, é essencial ter um espaço apenas para falar sobre os serviços oferecidos aos seus pacientes. Se é uma clínica com diversas especialidades, por exemplo, mostre quais são as áreas atendidas e, caso faça sentido, os exames realizados. Uma boa ideia é ter uma parte apenas para o corpo clínico, com o currículo dos profissionais, e outra com os exames realizados.

Também não esqueça de facilitar o contato. Acrescente o telefone, o e-mail para contato ou um formulário para que o visitante não precise ficar navegando até encontrar, o que aumenta as chances dele sair do site e ir para outro.

Mas cuidado! Na hora de criar as páginas, lembre-se de manter a simplicidade para facilitar a navegação. Ninguém gosta de ter que clicar em cinco locais diferentes para finalmente encontrar se uma clínica realiza um exame ou não. Tenha títulos que fazem sentido e evite inserir informações desnecessárias.

Integrações digitais

Em um contexto cada vez mais digital, algumas integrações são importantes. O que isso significa? Significa que o seu site deverá ser integrado a sistemas de e-mail marketing (em que a pessoa que visita seu site possa se cadastrar para receber informativos periódicos) e a outras ferramentas sociais, tais como o Facebook, Youtube, Instagram, Google Meu Negócio, Google Maps, Twitter (dependendo dos seus objetivos não precisam ser todas elas).

Cadastros importantes

É importante que sua equipe e sua instituição possuam cadastros em diretórios da internet, tais como o Doctoralia, Hagah, Procuramed, Apontador, entre outros. O cadastro no Google Meu Negócio é cada vez mais importante. Isso ajuda sua instituição a ser encontrada com mais facilidade pelos usuários da sua região.

Indicação do responsável técnico

A fim de atender aspectos relacionados à ética na área da saúde, algumas informações não podem faltar. Por exemplo, os dados do responsável técnico devem constar em todas as páginas do site. Além disso, todos os conteúdos publicados nos sites de saúde devem ser assinados por um profissional da área. Esses conteúdos devem ser embasados e respaldados por pesquisas científicas oficiais.

Aqui vale lembrar que existem regras próprias do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o que pode ou não pode ser divulgado. Por isso, busque se informar para evitar qualquer infração que possa gerar uma multa ou ainda a cassação. Entre as principais ações que sua clínica não deve fazer, estão:

  • publicar conteúdos com antes e depois;

  • divulgar técnicas “exclusivas” ou garantir o sucesso de um exame, ou de um procedimento;

  • usar termos como “o melhor”, “o mais completo” ou outros envolvendo autopromoção e

  • divulgar preços de consultas ou exames.

Você pode conhecer mais sobre algumas orientações gerais conhecendo as guidelines do HonCode, bem como as recomendações do próprio Google.

Alimentação do seu site

O próximo passo para a criação de sites de saúde é alimentá-lo com conteúdos que sejam relevantes para o seu público, sempre focando no SEO para atrair mais visitas. Para isso, é preciso entender o que os seus pacientes desejam saber e procurar por palavras-chave de alta pesquisa com baixa concorrência.

Você pode falar sobre doenças, tratamentos, diagnósticos, exames ou dar dicas sobre a sua área de atuação. Se sua clínica foca em cardiologia, por exemplo, é uma boa ideia falar sobre a saúde da mulher, a prevenção de infarto e alimentos bons para o coração.

Além de otimizar seu ranqueamento, o conteúdo ajuda a construir sua autoridade na rede e fazer com que o paciente opte por realizar uma consulta em sua instituição de saúde e não na do concorrente, por exemplo.

Monitore os resultados

Finalmente, os sites de saúde devem estar em constante aprimoramento. Para isso, vincule sua página ao Google Analytics, uma ferramenta do Google que permite que você visualize uma série de informações sobre quem acessa o seu site, as páginas mais acessadas e uma série de estatísticas importantes. Se desejar, configure as metas que deseja alcançar pelo Google Tag Manager. Ambas as ferramentas são gratuitas e farão toda a diferença nos seus resultados.

Quer saber como otimizar ainda mais os sites de saúde? Confira nosso e-book “8 elementos que o site da sua clínica não pode deixar de ter”!

E se você curtiu esse artigo e quer conferir mais conteúdos focados no marketing para clínicas e instituições de saúde, não deixe de nos seguir no Instagram.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
11 de abril de 2022
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