Marketing para laboratórios: como utilizar essa estratégia?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
12 de julho de 2022
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Marketing para laboratórios: como utilizar essa estratégia?

Se você deseja aumentar os números de pacientes, ter mais autoridade na sua cidade e tornar-se uma referência na sua área, precisa começar a investir em marketing para laboratórios. Essa estratégia tem como objetivo divulgar a sua marca e fará toda a diferença para o seu negócio.

E isso pode envolver diversas campanhas em vários canais, tanto virtuais quanto offline. Mas, em tempos de crescimento do uso da internet para conhecer e se relacionar com as marcas, o marketing digital se torna uma grande tendência para todos os tipos de empresa.

Para ter uma noção, de acordo com o SPC Brasil, 9 a cada 10 brasileiros têm costume de pesquisar na internet antes de fazer uma compra. Apesar da pesquisa mostrar o comportamento dos consumidores de forma geral, essa também é uma tendência forte para as instituições de saúde, como clínicas, hospitais e, claro, laboratórios.

Se você deseja saber mais sobre marketing para laboratórios e ver quais são as principais estratégias que devem ser utilizadas, continue lendo esse artigo!

Como utilizar marketing para laboratórios?

A seguir, listamos as principais estratégias de marketing para laboratórios e veja qual mais combina com a sua marca. Vale ressaltar que não é necessário investir em todas elas em um primeiro momento. É possível dar vida à sua presença digital de forma gradativa.

É muito mais importante existir consistência do que apenas a presença. Ou seja: de nada adianta você se colocar em todos os canais possíveis e não atualizá-los com uma certa frequência. Por esse motivo, avalie bem o que cabe para o momento da sua marca e foque nelas.

Site

Os sites são as páginas oficiais da empresa, onde os internautas vão para buscar mais informações sobre o seu laboratório, como:

  • estrutura;

  • exames realizados;

  • orientações para os procedimentos;

  • equipe e

  • método de contato.

Para garantir que o potencial paciente tenha uma boa percepção do seu negócio, é importante ter páginas bonitas, rápidas e com informações realmente relevantes e bem escritas.

Blog

O blog faz parte do site e tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os visitantes por meio de artigos, como este que você está lendo.

Essa página deve ser atualizada de forma frequente e precisa ter uma estratégia de marketing para laboratórios focada em conteúdo. Dessa forma, será possível criar conteúdos que sejam relevantes e fiquem nos primeiros resultados de uma busca do Google.

Já pensou alguém pesquisar “exame de sangue em Florianópolis” ou “jejum para exames de sangue”, por exemplo, e ver o seu site nos primeiros resultados? Isso é uma possibilidade a partir de uma técnica chamada SEO (Search Engine Optimization).

Ficou interessado em saber mais? Então dê play no vídeo abaixo e veja quais critérios são utilizados pelos buscadores para avaliar e listar os resultados de páginas relacionadas a saúde.

Se preferir, leia no nosso blog: SEO: saiba como melhorar o posicionamento do seu site no Google

Redes sociais

As redes sociais também podem fazer parte da sua estratégia de marketing para laboratórios. Esses canais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros para engajar com os amigos, se distrair e buscar conhecimento.

Uma pesquisa realizada durante a pandemia pela Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, mostrou que 81% dos brasileiros estavam cuidando da saúde com base em informações que leram nas redes sociais.

Isso mostra o real impacto que esses canais têm e frisa a conexão entre os usuários e a presença digital de instituições de saúde.

Para ter uma boa estratégia para as redes, recomendamos:

  • ter um perfil profissional;

  • criar conteúdos sobre seus serviços;

  • dar dicas para cuidar da saúde de forma geral;

  • trazer informações relevantes sobre doenças, como prevenção, tratamento e controle e

  • tirar as dúvidas sobre a realização dos exames.

Confira mais dicas para atrair e fidelizar os seus pacientes no Instagram no vídeo abaixo.

YouTube

Os vídeos são uma tendência de marketing para laboratórios, assim como para todas as outras áreas. Uma pesquisa realizada pela Wyzowl, empresa especializada em mascotes digitais, mostrou que 66% das pessoas preferem ver vídeos para se informar ao invés de lerem artigos, participarem de uma palestra, baixarem um e-book ou verem um infográfico.

Além disso, o YouTube é, segundo o SemRush, o site mais acessado do Brasil.

Dessa forma, criar vídeos informativos é uma ótima forma de conquistar novos pacientes e aumentar a sua reputação no mercado. Os conteúdos criados podem ser similares às ideias dadas para as redes sociais, falando sobre a preparação para os exames, doenças e dicas de saúde de forma geral.

Mas, assim como na criação de artigos para ranqueamento no Google, é preciso seguir algumas regrinhas de SEO para o YouTube. Saiba mais sobre o uso de vídeos na sua estratégia na nossa live completa sobre o tema.

Conte com uma agência especializada

Para garantir sucesso e um bom planejamento nas estratégias de marketing para laboratórios, conte com uma agência especializada em saúde, como a E-saúde Marketing. Assim, você poderá continuar focado no crescimento do seu negócio e ainda terá toda a ajuda que precisa para divulgar a sua marca.

Nós temos ampla experiência na criação de estratégias de marketing digital para laboratórios, clínicas e hospitais. Também atuamos na criação de sites, planejamento e produção de artigos, posts para redes sociais e vídeos.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o tema, converse com um de nossos especialistas e dê o primeiro passo para ter uma boa presença digital.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
12 de julho de 2022
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