Entenda a importância da consultoria hospitalar

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Publicado em: 25/09/2020

A contratação de uma consultoria hospitalar pode ser a saída para melhorar processos dentro das unidades de saúde. Além de auxiliar na administração, pode se tornar essencial para a correta gestão de pacientes.

Antes de pensar em contratar o serviço, é preciso fazer uma análise minuciosa do que pode ser melhorado ou mudado dentro da instituição. No diagnóstico, soluções ligadas a TI, marketing, planejamento estratégico e gestão médica precisam ser consideradas.

Quando se escolhe uma boa empresa, o custo-benefício é compensatório e oferece resultados expressivos. Para isso, é preciso ter bem definido o que se espera da ação conjunta e envolver os colaboradores nos planos que forem propostos.

A demanda de contratação de um profissional que ofereça orientações estratégicas pode vir do desejo de crescimento da empresa ou de alguma fragilidade observada. O consultor, primeiramente, faz um diagnóstico situacional, depois traça uma meta e aplica uma metodologia.

Quem presta consultoria hospitalar?

O profissional que trabalha com consultoria hospitalar precisa ter uma formação específica em sua área de atuação. É preciso, também, que ele conheça e tenha experiência no setor, para falar com propriedade das melhorias que podem ser implantadas.

Existem empresas de segmentos específicos que prestam esse serviço. A E-Saúde é uma delas. Especializada em marketing digital e comunicação para instituições de saúde, oferece toda a assessoria necessária para quem pretende melhorar o relacionamento com o usuário e atrair mais pacientes.

Outra empresa que também oferece o serviço é a CM Tecnologia. Com foco em soluções tecnológicas, realiza uma análise dos processos funcionais e faz o diagnóstico de quais inovações podem melhorar a rotina da entidade.

Os focos são diversos e específicos, sendo possível encontrar consultoria para as seguintes áreas:

A necessidade de uma consultoria em marketing médico

Não dá para negar que o marketing médico se tornou indispensável para a sobrevivência e crescimento de instituições de saúde dos mais variados portes e segmentos de atuação.

Apesar de sua importância, são poucos os profissionais de saúde que conhecem as estratégias e sabem qual o melhor caminho que devem seguir para atingir os resultados esperados. Por esse motivo, dentre as diversas áreas da consultoria hospitalar, o marketing merece uma atenção especial.

O universo digital oferece inúmeras possibilidades que podem ser usadas a seu favor, mas é preciso conhecê-las a fundo e saber quais delas se adequam às suas necessidades. Nesse sentido, uma consultoria em marketing médico pode oferecer uma grande ajuda para sua clínica.

Entenda melhor como ela pode te ajudar!

Diagnóstico de problemas

Com uma consultoria especializada, é possível diagnosticar os principais problemas que estão impedindo sua instituição de atingir os objetivos que você deseja e garantir um crescimento contínuo.

Os consultores de marketing realizam uma análise completa da sua instituição e do mercado em que ela está inserida, identificando os pontos de melhoria que podem ser otimizados por meio do marketing médico.

Elaboração de planejamento

Após o estudo aprofundado sobre a situação atual da sua instituição, a consultoria em marketing elabora um planejamento que servirá como um guia ou um passo a passo que deve orientar sobre o melhor caminho a ser seguido utilizando o marketing médico.

Além da análise de mercado e da própria instituição, o planejamento considera os objetivos da empresa, metas a serem cumpridas, orçamento disponível, dentre outros.

Ao considerar todos esses fatores, o planejamento deve trazer as ações e estratégias de marketing médico que podem ser colocadas em práticas, visando atingir os objetivos e metas almejados pela instituição de saúde.

Atuação ética

O marketing médico possui uma série de proibições e particularidades impostas pelo Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina. Para evitar que você cometa erros ou infrações de publicidade médica, a consultoria também pode ser uma grande aliada.

Profissionais que atuam com marketing médico conhecem os limites das estratégias de marketing na área da saúde e podem te orientar melhor sobre o que você pode ou não fazer. Dessa forma, fica muito mais fácil atuar de maneira ética e responsável.

Quais são os benefícios de uma consultora hospitalar?

Quem deseja crescer e se manter competitivo no mercado precisa dos serviços de um consultor. Seja de forma preventiva ou para apoiar mudanças, o importante é conseguir alcançar os objetivos. Assim, o trabalho se torna mais produtivo e satisfatório.

Quando a instituição se adequa às demandas do mercado, consegue fidelizar usuários e aumentar a lucratividade. A consultoria estuda detalhadamente o mercado e o público-alvo, criando um planejamento estratégico direcionado. Com isso, os principais benefícios são:

Visão estratégica

Com o auxílio de um profissional de fora, amplia-se a visão estratégica, aumentando, assim, as oportunidades. Desse modo, é possível ter maior compreensão do nicho de mercado e traçar metas compatíveis com a realidade.

Avaliação de cenários

Os consultores realizam a avaliação de cenários do negócio, uma ferramenta de gestão que possibilitam a determinação de estratégias. Para viabilizar ideias, identificar os fatores que podem impulsionar a empresa dentro de diferentes cenários.

Auxílio na tomada de decisões

Com uma visão mais ampla do processo, o consultor tem mais conhecimento das tendências de economia e acontecimentos recorrentes do setor. Assim, as decisões são tomadas com base em argumentos sólidos.

Experiência profissional

A consultoria envolve conhecimentos específicos, com profissionais que já atuaram em diversas instituições. Por isso, conta com ampla experiência, habilidade e sensibilidade ao realizar um diagnóstico.

 Antes de contar com todos os benefícios de uma consultoria hospitalar, usar métricas é fundamental para garantir a boa gestão. Os benefícios refletem no dia a dia e irão auxiliar o trabalho do consultor, por isso, é primordial.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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