COVID-19: novos rumos para o Marketing em saúde

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COVID-19: novos rumos para o Marketing em saúde

Atualizado 21/07/2021

A nova onda da pandemia causada pela Covid-19 colocou o Brasil em alerta novamente e provocou uma desaceleração nos investimentos em marketing digital em diversos setores empresariais. Afinal, diante de tantas dúvidas e incertezas, a tendência de paralisar e não arriscar em um cenário incerto parece ser um caminho seguro. Mas será que esse caminho também deve ser seguido pelas instituições de saúde?

Como estamos falando de um problema relacionado exclusivamente à área da saúde, a tendência é que as instituições médicas ganhem um destaque ainda mais importante e as buscas por assuntos relacionados à saúde aumentem cada vez mais. Então, como se adaptar a essa nova realidade e aumentar a competitividade da sua instituição em um momento como o que estamos vivendo?

Não dá para parar, é preciso se adaptar

Se o marketing em saúde já era importante antes de vivenciarmos a pandemia, ele passou a desempenhar um papel ainda mais estratégico neste novo contexto. O mundo já era digital antes da pandemia e, com o isolamento social e os novos hábitos criados por ela, o consumo digital se expandiu e o comportamento do consumidor se voltou ainda mais para pesquisas online.

Infelizmente, o que observamos é que muitas instituições estão desacelerando em um momento em que a área da saúde é o grande foco no mundo todo. Mais do que nunca, agora é o momento ideal para se diferenciar e buscar novas oportunidades para informar, educar e estar cada vez mais próximo de seus pacientes.

Se a sua audiência notar que você não está adotando uma nova postura, muito dificilmente eles se lembrarão de você quando precisarem ou quando a pandemia da Covid-19 acabar. Por outro lado, eles se lembrarão de seus concorrentes que não deixaram de demonstrar preocupação e cuidado com a saúde da população em um momento tão delicado como este.

Por isso, é um momento para inovar e se tornar cada vez mais presente, ajudando as pessoas a cuidarem da saúde, ao mesmo tempo, que você cuida da saúde do seu negócio. Tenha em mente que o espaço que se abre para aqueles que não paralisam suas estratégias de marketing é muito maior.

A chance de diminuir o número de pacientes e as entradas de receitas são reais, mas tudo depende do posicionamento da instituição e das estratégias adotadas. Portanto, não dá para parar, é preciso se adaptar!

Quais as melhores estratégias de marketing em saúde para o momento atual?

Antes de colocar em prática as estratégias de marketing em saúde, é preciso entender por que ele é tão importante para seu negócio em um momento como este. Basicamente, o principal papel do marketing na área da saúde é informar, conscientizar e educar a população em geral sobre a importância de cuidar da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Vamos ver como você pode colocar isso em prática? Confira algumas estratégias de marketing em saúde que são bastante efetivas no contexto atual!

Artigos

A produção de post para blog é uma estratégia de marketing em saúde que traz resultados a médio e longo prazo. Portanto, você deve continuar produzindo conteúdos úteis, relevantes e educativos para sua audiência, mas adaptando-os ao cenário atual. Se você possui uma clínica de cardiologia, por exemplo, pode produzir post relacionando a Covid-19 à saúde do coração.

Posts em redes sociais

Você deve ter notado que passou a ficar mais tempo nas redes sociais durante o isolamento social, certo? De fato, o consumo das mídias sociais aumentou significativamente. Para acompanhar esse crescimento, vale a pena intensificar suas ações nas redes sociais e adaptar os conteúdos ao momento atual. Publicações de conscientização, novidades e orientações são boas alternativas.

Lives e podcasts

As lives e os podcasts se tornaram formatos de conteúdo de grande destaque na pandemia. Em momentos de isolamento social, eles ajudam a aproximar a sua instituição da sua audiência de maneira muito mais humana e dinâmica, sem falar que são muito fáceis de serem consumidos. Nas lives e podcasts, você pode apostar em dicas, orientações e recomendações importantes para seu público, lembrando sempre de caprichar na apresentação dos conteúdos para que eles sejam atrativos.

Telemedicina

A telemedicina não é uma estratégia específica de marketing em saúde, mas vale a pena ressaltar como uma prática importante no contexto atual. Ela é uma grande aliada para continuar atendendo seus pacientes, mesmo a distância, e não interromper a realização de consultas. Ao notar o esforço e a preocupação com a saúde de seus pacientes, fica muito mais fácil construir uma relação duradoura e de confiança.

A importância de definir seus objetivos

As dicas de marketing em saúde citadas acima podem ser úteis para qualquer instituição de saúde, mas para obter o máximo de proveito o passo inicial é definir seus objetivos. Você deseja aumentar o número de consultas? Pretende se tornar uma autoridade em seu segmento de atuação? Quer melhorar o relacionamento com seus pacientes?

Analisar o seu cenário é o ponto de partida para entender quais objetivos você deve priorizar no momento. Se você prevê uma intensificação no volume de atendimentos, é preciso se preparar para atender essa maior demanda de maneira adequada e com qualidade.

Se o seu negócio está com pouco movimento, as estratégias de marketing em saúde vão ajudar a alcançar seus objetivos e conquistar novos pacientes. Enfim, as possibilidades que o marketing traz são enormes em termos de conscientização, informação, relacionamento e apoio aos objetivos do negócio.

Portanto, ter em mente quais são seus objetivos ajuda a traçar estratégias de marketing em saúde mais direcionadas, assertivas e eficientes E isso é fundamental para alcançar os resultados que você deseja atingir.

Quer saber mais sobre os rumos do marketing em tempos de Covid-19? Preparamos um podcast especial sobre o tema para você ouvir quando e onde quiser. E fique ligado: esse é só o nosso episódio inicial. Acesse o link e confira o conteúdo completo no Spotify. Para ouvir em outras plataformas clique aqui. E, caso você prefira versão em vídeo, publicamos em nosso Youtube o bate-papo que tivemos. Escolha o formato e a plataforma que mais te agrada e confira!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
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