A nova onda da pandemia causada pela Covid-19 colocou o Brasil em alerta novamente e provocou uma desaceleração nos investimentos em marketing digital em diversos setores empresariais. Afinal, diante de tantas dúvidas e incertezas, a tendência de paralisar e não arriscar em um cenário incerto parece ser um caminho seguro. Mas será que esse caminho também deve ser seguido pelas instituições de saúde?
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Como estamos falando de um problema relacionado exclusivamente à área da saúde, a tendência é que as instituições médicas ganhem um destaque ainda mais importante e as buscas por assuntos relacionados à saúde aumentem cada vez mais. Então, como se adaptar a essa nova realidade e aumentar a competitividade da sua instituição em um momento como o que estamos vivendo?
Não dá para parar, é preciso se adaptar
Se o marketing em saúde já era importante antes de vivenciarmos a pandemia, ele passou a desempenhar um papel ainda mais estratégico neste novo contexto. O mundo já era digital antes da pandemia e, com o isolamento social e os novos hábitos criados por ela, o consumo digital se expandiu e o comportamento do consumidor se voltou ainda mais para pesquisas online.
Infelizmente, o que observamos é que muitas instituições estão desacelerando em um momento em que a área da saúde é o grande foco no mundo todo. Mais do que nunca, agora é o momento ideal para se diferenciar e buscar novas oportunidades para informar, educar e estar cada vez mais próximo de seus pacientes.
Se a sua audiência notar que você não está adotando uma nova postura, muito dificilmente eles se lembrarão de você quando precisarem ou quando a pandemia da Covid-19 acabar. Por outro lado, eles se lembrarão de seus concorrentes que não deixaram de demonstrar preocupação e cuidado com a saúde da população em um momento tão delicado como este.
Por isso, é um momento para inovar e se tornar cada vez mais presente, ajudando as pessoas a cuidarem da saúde, ao mesmo tempo, que você cuida da saúde do seu negócio. Tenha em mente que o espaço que se abre para aqueles que não paralisam suas estratégias de marketing é muito maior.
A chance de diminuir o número de pacientes e as entradas de receitas são reais, mas tudo depende do posicionamento da instituição e das estratégias adotadas. Portanto, não dá para parar, é preciso se adaptar!
Quais as melhores estratégias de marketing em saúde para o momento atual?
Antes de colocar em prática as estratégias de marketing em saúde, é preciso entender por que ele é tão importante para seu negócio em um momento como este. Basicamente, o principal papel do marketing na área da saúde é informar, conscientizar e educar a população em geral sobre a importância de cuidar da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Vamos ver como você pode colocar isso em prática? Confira algumas estratégias de marketing em saúde que são bastante efetivas no contexto atual!
Artigos
A produção de post para blog é uma estratégia de marketing em saúde que traz resultados a médio e longo prazo. Portanto, você deve continuar produzindo conteúdos úteis, relevantes e educativos para sua audiência, mas adaptando-os ao cenário atual. Se você possui uma clínica de cardiologia, por exemplo, pode produzir post relacionando a Covid-19 à saúde do coração.
Posts em redes sociais
Você deve ter notado que passou a ficar mais tempo nas redes sociais durante o isolamento social, certo? De fato, o consumo das mídias sociais aumentou significativamente. Para acompanhar esse crescimento, vale a pena intensificar suas ações nas redes sociais e adaptar os conteúdos ao momento atual. Publicações de conscientização, novidades e orientações são boas alternativas.
Lives e podcasts
As lives e os podcasts se tornaram formatos de conteúdo de grande destaque na pandemia. Em momentos de isolamento social, eles ajudam a aproximar a sua instituição da sua audiência de maneira muito mais humana e dinâmica, sem falar que são muito fáceis de serem consumidos. Nas lives e podcasts, você pode apostar em dicas, orientações e recomendações importantes para seu público, lembrando sempre de caprichar na apresentação dos conteúdos para que eles sejam atrativos.
Telemedicina
A telemedicina não é uma estratégia específica de marketing em saúde, mas vale a pena ressaltar como uma prática importante no contexto atual. Ela é uma grande aliada para continuar atendendo seus pacientes, mesmo a distância, e não interromper a realização de consultas. Ao notar o esforço e a preocupação com a saúde de seus pacientes, fica muito mais fácil construir uma relação duradoura e de confiança.
A importância de definir seus objetivos
As dicas de marketing em saúde citadas acima podem ser úteis para qualquer instituição de saúde, mas para obter o máximo de proveito o passo inicial é definir seus objetivos. Você deseja aumentar o número de consultas? Pretende se tornar uma autoridade em seu segmento de atuação? Quer melhorar o relacionamento com seus pacientes?
Analisar o seu cenário é o ponto de partida para entender quais objetivos você deve priorizar no momento. Se você prevê uma intensificação no volume de atendimentos, é preciso se preparar para atender essa maior demanda de maneira adequada e com qualidade.
Se o seu negócio está com pouco movimento, as estratégias de marketing em saúde vão ajudar a alcançar seus objetivos e conquistar novos pacientes. Enfim, as possibilidades que o marketing traz são enormes em termos de conscientização, informação, relacionamento e apoio aos objetivos do negócio.
Portanto, ter em mente quais são seus objetivos ajuda a traçar estratégias de marketing em saúde mais direcionadas, assertivas e eficientes E isso é fundamental para alcançar os resultados que você deseja atingir.
Quer saber mais sobre os rumos do marketing em tempos de Covid-19? Preparamos um podcast especial sobre o tema para você ouvir quando e onde quiser. E fique ligado: esse é só o nosso episódio inicial. Acesse o link e confira o conteúdo completo no Spotify. Para ouvir em outras plataformas clique aqui. E, caso você prefira versão em vídeo, publicamos em nosso Youtube o bate-papo que tivemos. Escolha o formato e a plataforma que mais te agrada e confira!