Como o marketing médico pode ser alinhado ao software de prontuário?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
26 de novembro de 2020
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Como o marketing médico pode ser alinhado ao software de prontuário?

Diante das transformações digitais na área da saúde, o uso de um software de prontuário eletrônico e o investimento em marketing médico são práticas essenciais para que instituições médicas possam automatizar processos e otimizar a atração e fidelização de pacientes. Mas você já pensou em aliar as duas estratégias para melhorar ainda mais seus resultados?

Para obter o máximo proveito do seu software de prontuário é preciso ir muito além da simples função de armazenar dados de seus pacientes no sistema. Hoje, já existem ferramentas que oferecem muito mais do que o básico e podem se tornar verdadeiras aliadas das suas estratégias de marketing.

Neste artigo, nós vamos explicar melhor como o marketing médico pode ser alinhado ao software de prontuário para que você possa obter os melhores resultados com o sistema e com as estratégias de marketing. Acompanhe!

Software de prontuário: mais praticidade para médicos e pacientes

Os softwares de prontuários eletrônicos trouxeram uma verdadeira transformação no atendimento médico, promovendo benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde.

Para os médicos, a ferramenta permite a inserção de informações sobre cada paciente com total agilidade e praticidade. Em outras palavras, o software de prontuário funciona um registro digital que está em constante atualização, já que novas informações podem ser inseridas após cada novo encontro.

Com registros de histórico familiar, diagnóstico, tratamento, exames, prescrição de medicamentos e outras informações relevantes para que fornecer ao médico toda a assistência necessária no atendimento de cada paciente, o software contribui para prever diagnósticos, auxiliar na manutenção da saúde e permitir uma experiência do paciente mais otimizada do que antes.

Já para o paciente, o software funciona como um canal de comunicação e agendamento de consultas, otimizando seu primeiro contato com a instituição de saúde e aumentando a percepção de valor antes mesmo de chegar ao consultório.

Dessa forma, não é necessário que o paciente tenha contato com a recepcionista. Ele mesmo pode agendar sua consulta no dia e horário que mais se adequa às suas necessidades, podendo realizar o agendamento a qualquer momento, mesmo que o consultório esteja fora de expediente.

O software também permite o envio de lembretes sobre consultas e remarcações. Essa funcionalidade ajuda a reduzir a ausência de pacientes nas consulta causada por falhas de esquecimentos. Além disso, ao receber o lembrete, o paciente nota a atenção e preocupação da sua instituição em atendê-lo.

Marketing médico e software de prontuário: como alinhar as duas estratégias?

Se até agora você estava pensando que não é possível alinhar o marketing médico com o software de prontuário, é hora de começar a mudar de ideia. As duas práticas podem atuar como estratégias complementares e otimizar os resultados da sua instituição de saúde. Veja como!

Conhecimento sobre a persona

Com um software de prontuário eletrônico, é possível ter acesso aos dados de todos os seus pacientes de forma integrada e em um mesmo local. As ferramentas mais modernas permitem a geração de relatórios que mostram dados relevantes sobre seus pacientes para, assim, você possa conhecer melhor quem são suas personas.

Você pode, por exemplo, saber como cada paciente chegou até sua instituição, qual a média da faixa etária, principal gênero, localização, se possuem convênio, etc. Todos esses dados são de extrema importância para que você possa criar estratégias de marketing voltadas para os pacientes que você deseja atingir.

Fidelização de pacientes

A fidelização de pacientes é uma das melhores estratégias quando falamos no alinhamento entre software de prontuário e marketing médico. Como o relacionamento pós-atendimento é de fundamental importância para fidelizar pacientes, você pode utilizar o software para atingir esse objetivo.

As ferramentas mais modernas possuem um módulo de automação de e-mail marketing – uma estratégia muito útil para a fidelização – que podem otimizar o seu relacionamento com cada paciente. Após a criação da estratégia, o próprio software se encarrega de fazer o envio de e-mails de forma automática, respeitando o prazo de envio para cada usuário.

Os e-mails podem – e devem – ser personalizados, enviando conteúdos, como blog posts, felicitações por datas comemorativas, dicas e novidades sobre o tratamento que o paciente realizou, dentre vários outros assuntos.

Obtenção de métricas

Os relatórios emitidos pelo software de prontuário podem ir muito além do conhecimento sobre a persona. Com os dados fornecidos pelo sistema, você pode criar estratégias mais direcionadas, otimizando os pontos que precisam de mais atenção e investindo ainda mais nas ações que estão trazendo resultados positivos. Com isso, fica muito mais fácil para você atrair, captar, encantar e fidelizar pacientes.

Outra vantagem é que os softwares oferecem informações precisas e detalhadas, ou seja, todas as decisões que você tomar serão baseadas em dados reais, o que ajuda a garantir muito mais assertividade e eficácia na escolha das suas estratégias.

 Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e envie suas perguntas!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
26 de novembro de 2020
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