Como implementar a metodologia lean em sua instituição de saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de mar�o de 2021
Compartilhar
como-implementar-a-metodologia-lean-em-sua-instituição-de-saúde

Buscar melhorias nos processos de gestão deve ser um objetivo contínuo de qualquer instituição de saúde. Acompanhando as necessidades e tendências do mercado, a metodologia lean desponta como uma importante aliada para a otimização de processos internos, garantindo mais competitividade e qualidade aos serviços oferecidos por clínicas, laboratórios, consultórios e hospitais.

Muitas vezes, a dificuldade para crescer e conquistar mais relevância em seu segmento de atuação pode estar ligada ao desperdício de recursos ou uso desnecessário de itens não essenciais. E é justamente que isso a metodologia lean – ou lean healthcare, especificamente para empresas da área da saúde – procura combater. Continue a leitura e saiba mais sobre o método!

O que é metodologia lean?

Em tradução para o português, o termo lean quer dizer “enxuto, reduzido”. Assim, a metodologia lean tem como objetivo evitar desperdícios e focar somente no essencial para o correto funcionamento de uma instituição. Para isso, o conceito propõe o aproveitamento máximo dos recursos já disponíveis, visando a melhoria gradativa da gestão de processos e a busca por resultados cada vez mais eficientes.

Aplicada à gestão de negócios, a metodologia lean contribui para a redução de processos que podem afetar negativamente a produtividade, uso de recursos, tempo das tarefas, dentre outras demandas. Dessa forma, é possível obter diversos benefícios significativos para a gestão da organização. Dentre eles, podemos destacar:

  • eliminação de falhas e retrabalhos;

  • redução de despesas operacionais;

  • padronização de processos;

  • redução no tempo de espera do paciente;

  • aumento na segurança e controle de riscos;

  • maior eficácia no gerenciamento de recursos;

  • otimização da gestão de estoque.

Metodologia lean aplicada à área da saúde

A metodologia lean pode ser aplicada em empresas dos mais variados portes e segmentos. Na área da saúde, especificamente, além de otimizar a gestão, a metodologia se mostra importante à medida que melhora o atendimento prestado aos pacientes, contribuindo para experiências cada vez mais transformadoras e visando sempre a saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

O método vem sendo utilizado em grandes hospitais e institutos federais por todo o país. No Rio de Janeiro, o Projeto Lean, iniciativa do Ministério da Saúde, já foi implementado em 9 grandes instituições, contribuindo para a redução da superlotação dos leitos, diminuição no tempo de espera e permanência do paciente e aumento do acesso a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como implementar a metodologia em sua instituição?

A implementação do lean deve partir de uma mudança organizacional e administrativa por parte dos líderes e gestores. Veja quais são os passos essenciais para implementar a metodologia em sua instituição médica:

Identifique os problemas

O primeiro passo de todo o processo é estudar seu negócio a fundo e identificar problemas pontuais em cada departamento. Você pode começar pela área que possui mais desperdícios ou falhas de gestão e classificar cada problema pelo grau de urgência de correção. Além de um olhar apurado para os departamentos, também é válido conversar com colaboradores e pacientes, a fim de identificar desperdícios, retrabalhos e processos prejudiciais.

Envolva a equipe

Você até pode identificar os gargalos sozinho, mas as melhorias só irão ocorrer quando toda a equipe estiver comprometida. Para que o método apresente resultado, todo o time deve entendê-lo perfeitamente e atuar como agentes de mudança para promover a melhoria contínua dos processos internos.

Estruture cadeias de valor

As cadeias de valor são um conjunto de ações realizadas para criar valor para os pacientes. Ao estruturar e mapear a cadeia de valor, é possível acompanhar a jornada e a experiência do paciente em sua instituição. Com o mapeamento dos processos, o gestor pode identificar falhas e encontrar o momento em que isso acontece. Dessa forma, fica mais fácil propor melhorias a fim de oferecer um atendimento de qualidade e uma experiência mais satisfatória.

Monitores os recursos e insumos

O desperdício de materiais pode causar sérios prejuízos financeiros às instituições de saúde, sobretudo para as de pequeno porte. Para que isso não aconteça, o ideal é otimizar os processos relacionados à entrada e saída de insumos. Faça um balanço durante três meses, por exemplo, e sincronize a compra de materiais com a demanda dos pacientes e da organização. Claro que nunca será possível obter um número exato, mas esse cálculo ajuda a trazer mais precisão a esse processo.

Determine metas

Por fim, é necessário determinar metas para saber se a metodologia lean realmente está sendo utilizada de maneira proveitosa. Quanto tempo você quer reduzir a espera dos pacientes? Qual porcentagem você deseja reduzir no custo de compra de insumos? Quais retrabalhos você quer eliminar? Enfim, trace metas e determine indicadores de desempenho para saber se você está no caminho certo.

Quer conferir mais conteúdos sobre gestão para área da saúde? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para acompanhar nossas dicas!

Fontes: https://rockcontent.com/br/blog/metodologia-lean/,  https://medicinasa.com.br/metodo-lean-planisa/, https://secad.artmed.com.br/blog/enfermagem/metodologia-lean-saude/, https://www.fm2s.com.br/o-que-e-lean-healthcare/, https://terzoni.com.br/leanblog/aplicacao-do-lean-health/#:~:text=O%20Lean%20Health%20%C3%A9%20uma,em%20processos%20diversos%20na%20institui%C3%A7%C3%A3o., https://blog.morhena.com.br/como-aplicar-o-lean-healthcare-em-hospitais/.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
10 de mar�o de 2021
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Omnichannel na saúde: atenda bem em todos os canais digitais

ver mais...

Você conhece as regras para publicidade médica?

ver mais...

Como aplicar a IA no marketing em saúde

ver mais...

Falar com estrategista