Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para saúde?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
15 de March de 2025
Compartilhar
marketing de conteúdo para saúde, marketing de conteúdo, marketing médico, blog, site, redes sociais, técnicas de SEO,

O marketing de conteúdo para saúde nunca foi tão importante nas estratégias digitais de clínicas, hospitais e outras instituições da área. Afinal, com o crescente número de pesquisas no Google, ser encontrado nos resultados de busca é o caminho inicial para transformar simples usuários em pacientes.

Vale ressaltar o resultado de um levantamento da consultoria Minuto Saudável, que diz que 94% dos brasileiros buscam informações de saúde na Internet. Portanto, publicar conteúdo para educar essas pessoas, tornar sua marca referência, dar boa reputação aos seus serviços e atrair novos pacientes são alguns dos grandes benefícios.

Por outro lado, caso você não invista no marketing de conteúdo, com certeza está perdendo oportunidades reais de otimizar os resultados de sua instituição de saúde, pois já diz o ditado: “em terra de marketing, o conteúdo é rei”.

Porém, como colocar em prática tais estratégias? O que levar em consideração? Como dar o passo inicial? Vamos explicar tudo neste material. Confira.

A importância do marketing de conteúdo para saúde

O marketing de conteúdo é caracterizado como as práticas que visam engajar a persona de um empreendimento, aumentando a rede de clientes, assim como fidelizando quem já conhece a marca.

Basicamente, essa tática na saúde possui a missão de atrair, converter, encantar e fidelizar os pacientes. Tudo isso só é possível através da criação de conteúdos com aplicabilidade das técnicas de SEO – para que você seja encontrado – e que sejam relevantes para o usuário – de maneira que suas informações possam fazer a diferença na vida dele de alguma forma.

Para entender melhor, veja a seguir algumas das vantagens de produzir conteúdo para sua empresa médica.

Autoridade

Quando você divulga conteúdo com frequência e de boa qualidade – isso inclui uma boa apresentação visual também – a tendência é ganhar mais autoridade, aumentando sua visibilidade online e fazendo com que os pacientes vejam sua instituição como uma referência em seu segmento de atuação.

Não se trata de uma relação consciente, mas é a associação direta que as pessoas fazem: bom conteúdo = bom profissional e boa instituição.

Confiança

Ao oferecer um marketing de conteúdo para saúde qualificado e relevante, os usuários se sentem mais dispostos a fornecer informações pessoais a você, como nome e e-mail, que podem ser utilizados para manter um relacionamento, por exemplo.

Isso é importante para que se construa uma relação de confiança e proximidade até que o paciente esteja preparado para se consultar. É o que chamamos de “jornada do paciente”, que envolve desde o conhecimento inicial da marca até o agendamento da consulta.

Baixo custo com o marketing de conteúdo para saúde

Custos de anúncios são bastante altos. No entanto, com o marketing de conteúdo para saúde você não necessita inserir essa despesa no seu orçamento. Isso porque ao utilizar corretamente as técnicas de SEO, seus conteúdos podem ser encontrados com mais facilidade nos resultados de pesquisa orgânica, ou seja, não é necessário pagar para ser visto.

Educar o paciente

A principal forma de divulgar sua marca de maneira ética e eficaz, sendo uma instituição da saúde, é por meio do marketing de conteúdo. A estratégia possui a função dupla de publicizar e educar, sendo esta última, um papel social da área da saúde.

Ao informar seu público, além de contribuir com a conscientização sobre os cuidados com o bem-estar, você aumenta as chances de encantar e fidelizar o paciente com muito mais facilidade.

Leia também: humanizando o marketing em saúde

Como utilizar o marketing de conteúdo de maneira assertiva?

Como todas as estratégias de marketing, a produção de conteúdo também precisa de alguns cuidados. Listamos abaixo no que é necessário ter atenção.

  • evite conteúdos de cunho publicitários: o Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que os materiais da área da saúde possuam somente a função de orientar e educar o paciente. Você pode entender mais sobre as diretrizes neste e-book que criamos;
  • aborde temas relevantes: os conteúdos devem girar em torno de dicas de prevenção de doenças, perguntas e respostas, explicações de procedimentos e tudo aquilo que seja de interesse de seu paciente;
  • comprove as informações: sempre que citar dados, coloque as referências utilizadas para comprovar que o que você está dizendo tem respaldo científico;
  • utilize meios distintos para disseminar a informação: vídeos, podcasts, posts para as redes sociais, banners no site e e-books são importantes formatos de conteúdo que você pode aplicar;
  • facilite o compartilhamento: botões de compartilhamento ampliam a distribuição e a credibilidade do seu material;
  • pense no seu público e escreva para ele: você pode aprender como contar histórias e inspirar os pacientes no episódio do F5 E-saúde, nosso podcast em que falamos sobre o Storytelling na área da saúde;
  • monte um calendário de datas comemorativas e de eventos: aproveite esses dias para criar conteúdo relevante. Por exemplo, planeje-se para material preventivo sobre o câncer de mama e divulgue durante a campanha ‘Outubro Rosa’ – mas claro, sempre conectado com as necessidades do seu paciente.

Onde é possível publicar o marketing de conteúdo para saúde?

Não faltam opções de plataformas para investir com o marketing de conteúdo para saúde. Mencionamos neste material o site, com o blog, que devem ser otimizados com as técnicas de SEO, ou seja, para que as pessoas encontrem esses materiais.

Porém, não se esqueça ainda das redes sociais, como Instagram, Youtube e TikTok, com postagens relevantes, de acordo com as necessidades da sua persona e que se adequem a cada ferramenta.

Também aposte no e-mail marketing, envio de e-books, podcasts, videocasts e outros formatos que você perceba que irão contribuir em seu relacionamento com o paciente.

Quer ter mais ideias? Venha conferir as dicas que sempre divulgamos em nossas redes. Estamos no Instagram, Youtube e Spotify.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
15 de March de 2025
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Storytelling para marketing em saúde: como usar essa ferramenta na sua estratégia

ver mais...

Estratégia de marketing para policlínicas: como lidar com as diversas especialidades?

ver mais...

6 Ferramentas de Marketing Digital para alavancar negócios na área de saúde

ver mais...

Falar com estrategista