Importância da palavra-chave em uma estratégia de marketing médico

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
11 de abril de 2016
Compartilhar
Importância da palavra-chave em uma estratégia de marketing médico

Se você está estudando marketing médico, mais especificamente SEO, já deve ter se perguntado sobre a importância da palavra-chave. Para entender melhor essa questão, precisamos compreender o funcionamento dos mecanismos de busca ou, mais precisamente, do Google, já que ele é o mais utilizado.

Basicamente, o algoritmo deste site consegue entender o que pesquisamos para organizar as informações relevantes para nos entregar.

Como o próprio Google diz, sua missão é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. Mas, para essa organização ser feita de forma eficiente, os sites também precisam estar preparados para oferecer a informação certa e relevante para os usuários.

Por isso, é tão importante manter seu site atualizado e disponibilizar, nele, conteúdos educativos que possam ser encontrados por seu público por meio de uma simples pesquisa na rede.

A dúvida agora é: como fazer isso? Um jeito simples e que ajuda bastante na otimização de sites é o uso de palavra-chave, a conhecida keyword.

Para falar sobre esse tema tão importante para o marketing médico, criamos este artigo. Continue lendo para saber mais e tire todas suas dúvidas.

Leia também: Por que o SEO local é importante para a sua clínica?

Qual a importância da palavra-chave?

Para entender a importância da palavra-chave, é necessário entender exatamente o que é esse conceito.

Dentro do marketing, ele é utilizado para falar sobre o termo ou termos que o usuário utiliza para buscar uma informação relacionada com ele na internet. Em outras palavras, é aquilo que você (e os outros) digita no campo de busca para encontrar o que deseja.

Funciona mais ou menos assim: digamos que você queira encontrar uma empresa de marketing médico em Florianópolis. Para achá-la, você abre o Google e digita na barra de pesquisa “agência de marketing médico em Florianópolis”, “marketing médico Floripa” ou “marketing para área da saúde Florianópolis”, certo?

Qualquer uma dessas combinações é uma possível palavra-chave que a empresa que pretende ser encontrada por você pode usar para ser achada.

Então basta criar páginas com esses termos repetidos várias vezes? Não, há uma forma correta de usar as keywords para que tragam resultados relevantes.

Para começar, elas devem estar em toda a otimização do site, assim como nos textos disponibilizados em suas páginas para que os mecanismos de busca entendam que o conteúdo que há nele é importante para o usuário.

Essa prática exige cuidado, já que você precisa escolher termos que realmente façam sentido para o seu site e tenham conteúdo relevante. Se você for a uma clínica especializada em cardiologia, por exemplo, não cabe otimizar todas as páginas para a keyword “o que é pressão alta”, já que não haverá informações sobre esse tema lá.

Para esses termos que envolvem dúvidas ou informações relacionadas com a sua área, o mais recomendado é criar artigos e publicar no seu blog, como esse aqui que você está lendo.

Nesses casos, lembre-se de criar conteúdos com uma linguagem acessível, como se fosse uma conversa com o seu paciente mesmo. Para ver outras dicas, confira o nosso vídeo sobre o tema.

Saiba mais em: Inbound marketing em saúde

Como saber qual palavra-chave usar?

Agora que você já sabe a importância da palavra-chave, deve estar se perguntando como escolher uma para usar. O primeiro passo para isso é um simples exercício de raciocínio: pense em qual é sua especialização médica e o que ela engloba, no perfil dos seus pacientes e qual é a principal necessidade deles quando te procuram.

Responda à pergunta: em quais situações você auxilia seus pacientes? Liste tudo isso e veja as palavras que mais aparecem.

Se você desejar, é possível utilizar esses termos mesmo, mas é possível aprofundar mais a estratégia de marketing. Para isso, você deve buscar termos que realmente são pesquisados no Google.

Para identificá-los, é necessário utilizar ferramentas pagas, como é o caso do Ubersuggest ou do SEMrush. Digite no campo de busca uma keyword que você acha que é pesquisada e veja diversas sugestões a partir dela.

O ideal é escolher um termo que tenha um alto volume de pesquisas e uma dificuldade baixa, o que aumenta suas chances de aparecer na primeira página do Google.

Além disso, é importante focar em outras estratégias de SEO. Veja a nossa live completa sobre o tema e saiba mais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing digital para a área da saúde.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
11 de abril de 2016
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Omnichannel na saúde: atenda bem em todos os canais digitais

ver mais...

Você conhece as regras para publicidade médica?

ver mais...

Como aplicar a IA no marketing em saúde

ver mais...

Falar com estrategista