
Com 69 milhões de usuários no Brasil em 2019, não dá mais para ignorar o poder do Instagram para criar uma estratégia digital eficiente e assertiva. Empresas dos mais variados segmentos já estão apostando na rede social para otimizar seus resultados e aumentar as vendas. Com o marketing médico não é diferente: utilizar a ferramenta de maneira estratégica pode ser a chave para o sucesso da sua instituição de saúde!
Ouça este conteúdo:
Não é por nada que uma nova classe de médicos despontou na rede social com o crescimento do marketing de influência. Os “médicos blogueiros” reúnem centenas de milhares de seguidores e estão transformando a relação médico-paciente para além da sala de uma clínica ou consultório. No entanto, é preciso conhecer os limites da publicidade médica para não afetar a ética no exercício da profissão.
Mas afinal, por que o Instagram é tão importante? Como utilizá-lo como diferencial no marketing médico? Quais as melhores estratégias para colocar em prática na sua instituição de saúde? Continue a leitura e saiba mais!
Os benefícios do Instagram para o marketing médico
Muito mais do que apenas compartilhar fotos e vídeos, o Instagram é uma poderosa ferramenta para atingir seu público-alvo, aumentar o número de consultas, educar e fidelizar seus pacientes, etc. Confira por que vale a pena apostar nesta poderosa rede social!
Seu público está lá
Com quase 70 milhões de usuários, o Instagram é uma rede massivamente utilizada pelos brasileiros. Isso quer dizer que, muito provavelmente, seu paciente ideal possui uma conta no Instagram. Você só precisa utilizar as estratégias corretas para atingi-lo de maneira ética e certeira.
Engajamento
O Instagram possui o melhor engajamento dentre todas as redes sociais, ou seja, é a rede onde o público interage com maior frequência, seja por meio de curtidas, comentários, direct message ou follows, por exemplo. Tudo isso mostra que o Instagram é um ótimo canal para aumentar o potencial de interação e construir uma relação de confiança com seu público.
Apelo visual
O conteúdo visual é uma tendência crescente no marketing digital. Para se ter uma ideia, posts com imagens ganham aproximadamente 2,3 vezes mais engajamento no Facebook. Como o foco do Instagram é totalmente voltado ao compartilhamento de imagens e vídeos, a rede social tem um grande potencial de disseminação de conteúdo e engajamento.
Como utilizar o Instagram?
Antes de começar a utilizar a rede social é preciso definir quais são seus objetivos com o marketing médico: aumentar o número de consultas? Fidelizar pacientes atuais? Se posicionar como autoridade? Educar a sociedade? Enfim, a definição de objetivos é o que garante o correto direcionamento de suas estratégias na rede social.
Contudo, colocar algumas dicas essenciais em prática é fundamental para garantir o sucesso de qualquer estratégia, independente de qual seja seu objetivo. Saiba como você pode utilizar a rede social de maneira assertiva!
Planeje o conteúdo
O conteúdo, tanto visual quanto textual, precisa ser muito bem planejado. Aqui, a dica é sempre procurar por imagens e vídeos de alta qualidade que despertem a atenção no usuário e utilizar uma linguagem de fácil entendimento e próxima ao seu público-alvo. Em relação ao conteúdo textual, você pode publicar:
- informações relevantes sobre doenças, tratamentos, exames, etc;
- curiosidades sobre seu segmento de atuação;
- dicas de saúde e bem-estar;
- pesquisas e notícias de fontes confiáveis;
- novas descobertas comprovadas cientificamente na sua área;
- datas comemorativas relacionadas à sua especialidade.
Utilize todos os recursos do Instagram
A rede social possui recursos que vão muito além do post com imagem no feed. Stories, vídeos curtos e o IGTV, por exemplo, são ferramentas que você pode explorar para aumentar seu engajamento na rede. Além disso, permitem criar uma conexão emocional ou um vínculo mais direto com o público.
Interaja com seu público
Não basta apenas postar seu conteúdo e deixá-lo lá. Como o Instagram possui um alto índice de engajamento, seu público poderá comentar, fazer perguntas e mandar mensagens privadas. Não esqueça de dar atenção aos usuários que interagem com você. Essa é uma ótima forma de estreitar o relacionamento e aumentar a confiança com seu público.
Não esqueça das regras do CFM
Apesar de o Instagram ser uma importante ferramenta para o marketing médico, o CFM impõe alguns limites de publicidade que devem ser observados antes de fazer qualquer tipo de postagem na rede. Lembre-se que é proibido:
- publicar fotos de antes/depois;
- publicar selfies em ambientes de trabalho;
- promover equipamentos da clínica;
- promover técnicas exclusivas;
- veicular informações que causem intranquilidade;
- divulgar preços de consultas e procedimentos;
- utilizar expressões adjetivadas, como “o melhor”, “resultado garantido”, ou similares.
Quer saber como atingir todo seu potencial no Instagram? Entre em contato conosco e conte com um time de especialistas para colocar em prática as melhores estratégias de marketing médico para sua instituição de saúde.