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O instagram está virando o jogo do marketing médico

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Publicado em 03/02/2020 - Atualizado 05/03/2020

O instagram está virando o jogo do marketing médico

Com 69 milhões de usuários no Brasil em 2019, não dá mais para ignorar o poder do Instagram para criar uma estratégia digital eficiente e assertiva. Empresas dos mais variados segmentos já estão apostando na rede social para otimizar seus resultados e aumentar as vendas. Com o marketing médico não é diferente: utilizar a ferramenta de maneira estratégica pode ser a chave para o sucesso da sua instituição de saúde!

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Não é por nada que uma nova classe de médicos despontou na rede social com o crescimento do marketing de influência. Os “médicos blogueiros” reúnem centenas de milhares de seguidores e estão transformando a relação médico-paciente para além da sala de uma clínica ou consultório. No entanto, é preciso conhecer os limites da publicidade médica para não afetar a ética no exercício da profissão. 

Mas afinal, por que o Instagram é tão importante? Como utilizá-lo como diferencial no marketing médico? Quais as melhores estratégias para colocar em prática na sua instituição de saúde? Continue a leitura e saiba mais!

Os benefícios do Instagram para o marketing médico

Muito mais do que apenas compartilhar fotos e vídeos, o Instagram é uma poderosa ferramenta para atingir seu público-alvo, aumentar o número de consultas, educar e fidelizar seus pacientes, etc. Confira por que vale a pena apostar nesta poderosa rede social!

Seu público está lá

Com quase 70 milhões de usuários, o Instagram é uma rede massivamente utilizada pelos brasileiros. Isso quer dizer que, muito provavelmente, seu paciente ideal possui uma conta no Instagram. Você só precisa utilizar as estratégias corretas para atingi-lo de maneira ética e certeira.

Engajamento

O Instagram possui o melhor engajamento dentre todas as redes sociais, ou seja, é a rede onde o público interage com maior frequência, seja por meio de curtidas, comentários, direct message ou follows, por exemplo. Tudo isso mostra que o Instagram é um ótimo canal para aumentar o potencial de interação e construir uma relação de confiança com seu público.

Apelo visual

O conteúdo visual é uma tendência crescente no marketing digital. Para se ter uma ideia, posts com imagens ganham aproximadamente 2,3 vezes mais engajamento no Facebook. Como o foco do Instagram é totalmente voltado ao compartilhamento de imagens e vídeos, a rede social tem um grande potencial de disseminação de conteúdo e engajamento.

Como utilizar o Instagram?

Antes de começar a utilizar a rede social é preciso definir quais são seus objetivos com o marketing médico: aumentar o número de consultas? Fidelizar pacientes atuais? Se posicionar como autoridade? Educar a sociedade? Enfim, a definição de objetivos é o que garante o correto direcionamento de suas estratégias na rede social.

Contudo, colocar algumas dicas essenciais em prática é fundamental para garantir o sucesso de qualquer estratégia, independente de qual seja seu objetivo. Saiba como você pode utilizar a rede social de maneira assertiva!

Planeje o conteúdo

O conteúdo, tanto visual quanto textual, precisa ser muito bem planejado. Aqui, a dica é sempre procurar por imagens e vídeos de alta qualidade que despertem a atenção no usuário e utilizar uma linguagem de fácil entendimento e próxima ao seu público-alvo. Em relação ao conteúdo textual, você pode publicar:

  • informações relevantes sobre doenças, tratamentos, exames, etc;
  • curiosidades sobre seu segmento de atuação;
  • dicas de saúde e bem-estar;
  • pesquisas e notícias de fontes confiáveis;
  • novas descobertas comprovadas cientificamente na sua área;
  • datas comemorativas relacionadas à sua especialidade.

Utilize todos os recursos do Instagram

A rede social possui recursos que vão muito além do post com imagem no feed. Stories, vídeos curtos e o IGTV, por exemplo, são ferramentas que você pode explorar para aumentar seu engajamento na rede. Além disso, permitem criar uma conexão emocional ou um vínculo mais direto com o público. 

Interaja com seu público

Não basta apenas postar seu conteúdo e deixá-lo lá. Como o Instagram possui um alto índice de engajamento, seu público poderá comentar, fazer perguntas e mandar mensagens privadas. Não esqueça de dar atenção aos usuários que interagem com você. Essa é uma ótima forma de estreitar o relacionamento e aumentar a confiança com seu público.

Não esqueça das regras do CFM

Apesar de o Instagram ser uma importante ferramenta para o marketing médico, o CFM impõe alguns limites de publicidade que devem ser observados antes de fazer qualquer tipo de postagem na rede. Lembre-se que é proibido:

  • publicar fotos de antes/depois;
  • publicar selfies em ambientes de trabalho;
  • promover equipamentos da clínica;
  • promover técnicas exclusivas;
  • veicular informações que causem intranquilidade;
  • divulgar preços de consultas e procedimentos;
  • utilizar expressões adjetivadas, como “o melhor”, “resultado garantido”, ou similares.

Quer saber como atingir todo seu potencial no Instagram? Entre em contato conosco e conte com um time de especialistas para colocar em prática as melhores estratégias de marketing médico para sua instituição de saúde.

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Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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