Artigo

Importância da palavra-chave em uma estratégia de marketing médico


Publicado em 11/04/2016 - Atualizado 13/03/2017

Importância da palavra-chave em uma estratégia de marketing médico

Quando você vai fazer uma pesquisa na internet, qual mecanismo de busca utiliza? Vamos supor que tenha respondido Google (só por ser o buscador mais utilizado). Por acaso você sabe como ele funciona? Basicamente, conseguimos encontrar de forma tão fácil o que pesquisamos porque ele organiza as informações para nos entregar o conteúdo mais relevante.

Como o próprio Google diz, sua missão é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. Mas, para essa organização ser feita de forma eficiente, os sites também precisam estar preparados para oferecer a informação certa e relevante para os usuários. Por isso, é tão importante manter seu site atualizado e disponibilizar, nele, conteúdos educativos que possam ser encontrados por seu público por meio de uma simples pesquisa na rede.

A dúvida agora é: como fazer isso? Um jeito simples e que ajuda bastante na otimização de sites é o uso de palavra-chave, a conhecida keyword.

Qual a importância da palavra-chave?

Em essência, a palavra-chave é o termo que os usuários utilizam quando buscam por alguma informação relacionada a ele na internet, ou seja, são os termos que eles inserem no mecanismo de busca para encontrar algo. Funciona mais ou menos assim: digamos que você quer encontrar uma empresa de marketing médico em Florianópolis. Para achá-la, você abre o Google e digita na barra de pesquisa “agência de marketing médico em Florianópolis”, “marketing médico floripa” ou “marketing para área da saúde florianopolis”. Qualquer uma dessas palavras é uma possível palavra-chave que a empresa que pretende ser encontrada por você pode usar para ser achada.

A grande questão é que há a forma certa de usar as keywords para que revertam em resultado relevante. Para começar, elas devem constar em toda a otimização do site e  nos textos disponibilizados em suas páginas para que os mecanismos de busca entendam que o conteúdo que há nele é importante para o usuário. Isso significa que quando uma palavra-chave é definida e utilizada, o Google interpreta que o seu conteúdo trata sobre o assunto do termo específico procurado.

Como saber qual palavra-chave usar?

Definir a palavra-chave exige que você faça um simples exercício de raciocínio: pense em qual é sua especialização médica e o que ela engloba, no perfil dos seus pacientes e qual é a principal necessidade deles quando te procuram. Responda à pergunta: em quais situações você auxilia seus pacientes?

Liste tudo isso e veja as palavras que mais aparecem. Essas serão sua palavra-chave. Agora é só utilizá-las e dar um up na otimização do seu site. E se precisar de uma ajuda, venha tomar um café conosco para conversarmos sobre seu negócio e pensar em uma estratégia para você. 🙂

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.

Afinal, como fazer uma estratégia no Instagram para clínica médica?

Artigo

Afinal, como fazer uma estratégia no Instagram para clínica médica?

Receba nosso conteúdo VIP