Facebook Pixel Entenda a importância da consultoria hospitalar - E-saúde

Artigo

Entenda a importância da consultoria hospitalar

Publicado em 07.08.2018

Entenda a importância da consultoria hospitalar

A contratação de uma consultoria hospitalar pode ser a saída para melhorar processos dentro das unidades de saúde. Além de auxiliar na administração, pode se tornar essencial para a correta gestão de pacientes.

Antes de pensar em contratar o serviço, é preciso fazer uma análise minuciosa do que pode ser melhorado ou mudado dentro da instituição. No diagnóstico, soluções ligadas a TI, marketing, planejamento estratégico e gestão médica precisam ser consideradas.

Quando se escolhe uma boa empresa, o custo-benefício é compensatório e oferece resultados expressivos. Para isso, é preciso ter bem definido o que se espera da ação conjunta e envolver os colaboradores nos planos que forem propostos.

Além disso, ao contratar consultores independentes, as atividades ganham a imparcialidade de alguém de fora, que tem, também, experiência com situações semelhantes.

A demanda de contratação de um profissional que ofereça orientações estratégicas pode vir do desejo de crescimento da empresa ou de alguma fragilidade observada.

O consultor, primeiramente, faz um diagnóstico situacional, depois traça uma meta e aplica uma metodologia.

Quem presta uma consultoria hospitalar?

O profissional que trabalha com consultoria hospitalar precisa ter uma formação específica em sua área de atuação. É preciso, também, que ele conheça e tenha experiência no setor, para falar com propriedade das melhorias que podem ser implantadas.

Existem empresas de segmentos específicos que prestam esse serviço. A E-Saúde é uma delas. Especializada em marketing digital e comunicação para instituições de saúde, oferece toda a assessoria necessária para quem pretende melhorar o relacionamento com o usuário e atrair mais pacientes.

Outra empresa que também oferece o serviço é a CM Tecnologia. Com foco em soluções tecnológicas, realiza uma análise dos processos funcionais e faz o diagnóstico de quais inovações melhoram a rotina da entidade.

Os focos são diversos e específicos, sendo possível encontrar consultoria para as seguintes áreas:

  • liderança e gestão de pessoas;
  • qualidade e acreditação;
  • hotelaria hospitalar;
  • gestão de risco e segurança do paciente;
  • marketing;
  • auditoria;
  • finanças e custos;
  • empreendedorismo;
  • arquitetura clínica;
  • direito em saúde;
  • gestão ambiental e de resíduos;
  • tecnologia da informação;
  • gerenciamento de projetos;
  • economia.

Quem deseja crescer e se manter competitivo no mercado precisa dos serviços de um consultor. Seja de forma preventiva ou para apoiar mudanças, o importante é conseguir alcançar os objetivos. Assim, o trabalho se torna mais produtivo e satisfatório.

Quais são os benefícios de uma consultoria hospitalar?

Quando a instituição se adequa às demandas do mercado, consegue fidelizar usuários e aumentar a lucratividade.

A consultoria estuda detalhadamente o mercado e o público-alvo, criando um planejamento estratégico direcionado. Com isso, os principais benefícios são:

Visão estratégica

Com o auxílio de um profissional de fora, amplia-se a visão estratégica, aumentando, assim, as oportunidades. Desse modo, é possível ter maior compreensão do nicho de mercado e traçar metas compatíveis com a realidade.

Avaliação de cenários

Os consultores realizam a avaliação de cenários do negócio, uma ferramenta de gestão que possibilitam a determinação de estratégias. Para viabilizar ideias, identifica-se os fatores que podem impulsionar a empresa dentro de diferentes cenários.

Auxílio na tomada de decisões

Com uma visão mais ampla do processo, o consultor tem mais conhecimento das tendências de economia e acontecimentos recorrentes do setor. Assim, as decisões são tomadas com base em argumentos sólidos.

Experiência profissional

A consultoria envolve conhecimentos específicos, com profissionais que já atuaram em diversas instituições. Por isso, conta com ampla experiência, habilidade e sensibilidade ao realizar um diagnóstico.

Antes de contar com todos os benefícios de uma consultoria hospitalar, usar métricas é fundamental para garantir a boa gestão. Os benefícios refletem no dia a dia e irão auxiliar o trabalho do consultor, por isso, é primordial.

Como escolher uma agência de marketing para atender a sua clínica?

Artigo

Como escolher uma agência de marketing para atender a sua clínica?

Receba nosso conteúdo VIP